O que a Bíblia fala sobre o leão?

Perguntado por: desteves . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

Segundo a interpretação bíblica dos versículos, o Leão de Judá seria o Messias salvador, que governaria e unificaria todas as nações sob o nome de Deus. Genericamente, a figura do "leão" é compreendida como "o rei", "o poder" ou "o que governa sobre os outros".

Juízes 14. Sansão mata um leão novo com as próprias mãos — Ele se casa com uma mulher filisteia, propõe um enigma, é enganado por sua mulher e mata trinta filisteus.

O Leão também pode ser o símbolo das forças divinas. Com efeito na iconografia medieval a cabeça e a parte anterior do Leão simbolizam a natureza divina de Cristo. Pelo contrário a parte posterior, que contrasta pela sua relativa fraqueza, simboliza a natureza humana.

Segundo a interpretação bíblica dos versículos, o Leão de Judá seria o Messias salvador, que governaria e unificaria todas as nações sob o nome de Deus. Genericamente, a figura do "leão" é compreendida como "o rei", "o poder" ou "o que governa sobre os outros".

O leão é chamado de “rei da selva” por causa de seu porte imponente, majestoso e do rugido feroz, que dá medo, assim como sua juba real. Este animal impressionante tem uma grande capacidade para dominar o grupo e, além disso, é o maior predador da cadeia alimentar.

Se o profeta se calar e não clamar anunciando a vontade de Deus, então os leões abrem a boca para devorar vidas (I Pedro 5.8). Muitas vezes o inimigo se levanta conta nós sem nenhuma misericórdia como um leão faminto pronto a despedaçar a presa (Salmos 22.13).

Quem quer vencer um obstáculo deve armar-se da força do leão e da prudência da serpente.

Bradar, gritar (de dor, desespero, cólera, exaltação etc.):: O selvagem atacou bramando como um leão.

“Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.” Essas palavras consoladoras podem se aplicar a todos nós ao buscarmos viver uma vida boa e vencer nossos próprios desafios distintos.

Sheshi

Sheshi lança flechas e enfrenta leão na coroação - Gênesis.

A justiça e o direito são as bases de teu trono; amor e fidelidade precedem a tua passagem.

Maahes (também chamado de Mihos, Miysis, Mios, Maihes, e Mahes) foi uma antiga divindade egípcia da guerra, que possuía uma cabeça de leão, cujo nome significa "aquele que é verdadeiro ao lado dela".

A ira do rei é como o rugido de um leão enfurecido, entretanto sua bondade é como o orvalho que desce suave sobre a relva. O rugido deles é como o do leão; rugem como leões jovens e ferozes; rosnam enquanto se apoderam da presa e a desmantelam e não há quem consiga livrá-la deles.

Leão – Apolo era o deus-Sol. Deus da beleza e da juventude, deus da luz e da verdade. A expressão “beleza apolínea” vem de Apolo, considerado o mais belo de todos.

Rei dos animais, traduz sabedoria, poder e justiça, mas também orgulho, domínio e segurança. Nas várias culturas religiosas do mundo, o leão está também associado à figura do pai, do mestre, do chefe ou do imperador, que pode ser protetor ou tirano.

O rugido do leão é tão poderoso que pode ser ouvido a 8 km de distância. Esse som pode ter vários sentidos: comunicação, demarcação de território e busca, e competição por cópulas.

Você já ouviu a expressão luz do mundo? Ela está diretamente associada à vida de Jesus, que enquanto esteve na terra foi a luz para uma sociedade que estava em trevas. Assim como Ele, os cristãos de hoje também devem fazer a diferença onde estão inseridos, agindo de modo diferenciado com as pessoas que os rodeiam.

No confronto um a um o tigre leva vantagem, mas quando a disputa é maior os resultados se invertem. A conclusão é de que no embate um contra um, o tigre vence. Na natureza, é possível que o leão dê mais trabalho para o felino.

Apesar de não possuírem predadores quando adultos, leões e hienas são concorrentes por ocuparem o mesmo nicho ecológico. Leões podem roubar a presa das hienas para se alimentarem, causando brigas entre as duas espécies mesmo sem que haja alimentos próximos.

A onça-pintada (Panthera onça) é o maior felino das Américas e o mais forte do mundo. Sua mandíbula pode abater grandes presas, como crocodilos e jacarés.