O que a Bíblia fala sobre o silêncio de Deus?

Perguntado por: efarias . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.3 / 5 7 votos

O silêncio de Deus tem provocado pane na fé de muitas pessoas. A Bíblia insiste em dizer que Deus é amor, mas por vezes Ele permanece quieto quando precisamos de uma resposta, uma orientação, um conforto. Em meio a tanta quietude nos resta questionar: Deus está em silêncio ou nós é que estamos surdos?

Eclesiastes 3:7
Tempo de rasgar e tempo de costurar, tempo de calar e tempo de falar.

Os 400 anos do Período Interbíblico caracterizam-se pela cessação da revelação bíblica, pelo silêncio profundo em que Deus permaneceu em relação ao seu povo, pois durante esse tempo nenhum profeta se levantou em nome de Deus.

A importância do silêncio
Diz respeito a alimentarmos a nossa mente com aquilo que o Espírito Santo deseja. Quando alimentamos o nosso espírito, aumentamos a nossa capacidade de discernirmos nossa vida espiritualmente. Ou seja, nos tornamos mais sensíveis à voz de Deus, a sermos guiados por Ele e por Sua vontade.

“Esse retiro é uma oportunidade para nos retirarmos do tráfego tumultuado de nossas vidas e nos ocuparmos de nosso mundo interior. Silêncio é uma linguagem sutil. O método de nos comunicarmos com nossa essência divina e com Deus, seja lá qual a concepção que tivermos Dele. É mais do que simplesmente não falar.

1- Não ignore o silêncio
Quando parecia que Deus não estava fazendo nada na minha vida. Fique muito perto de Deus e espere confiantemente em Jesus Cristo para, eventualmente, exibir seu poder. As coisas acontecem no tempo do Senhor.

Para ela, o silêncio é como uma arte, tão importante quanto a criatividade, porque é durante esse tempo que encaixamos todas as informações que recebemos e guardamos nas nossas “gavetas internas”, criando o nosso próprio conhecimento.

O silêncio traz paz interior, que, por sua vez, é capaz de incentivar a criatividade, auto satisfação e bem-estar, tão importantes para a manutenção da saúde e da qualidade de vida. Além disso, produz a sensação de relaxamento e diminui o estresse.

Muitas vezes até o silêncio de Deus é uma resposta. O silêncio de Deus é uma clara mensagem a todo sábio coração que humildemente lhe discerne! "Não há quem será isento do silêncio de Deus, só esse silêncio nos dá o grande mérito de ouvir com clareza e ver com ternura a vontade de Deus.

O silêncio é ainda um tempo expressivo de respostas, de encontros e de metanoia, pois o silêncio nos transforma, capacitando-nos para a Verdade, o Bem e a vida plena. O silêncio nunca é um vazio interior. Ao contrário, o silêncio é a plenitude da fé que orienta as nossas ações e pensamentos.

[Teologia] O período entre o Velho e o Novo Testamento é chamado de "intertestamentário".

Moisés é salvo pela filha do faraó e condicionado aos conhecimentos do povo egípcio durante 40 anos.

C., o império grego, que, então, abrangia a Grécia, o Egito e todo o Oriente Próximo, foi dividido entre quatro principais generais. A Ptolomeu, coube o Egito, fundando, assim, a dinastia Ptolemaida.

Blasfêmia é uma ofensa a uma divindade. É um insulto a uma religião ou a tudo que é considerado sagrado. É a difamação do nome de um Deus. Blasfêmia é também uma palavra ou ato injurioso contra qualquer pessoa ou coisa respeitável.

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.” Eclesiastes 3:1.

Quando o homem cala, Deus fala; Quando o homem fala, Deus cala; No silêncio Deus trabalha; E quando brada é pra dar a vitória ao fiel.

Ela diz respeito à ação interior, desinteressada, que não visa reconhecimento, gratidão ou sequer ser notada. Aqui o silêncio não é mutismo, mas um estado interno em que a consciência penetra uma essência impalpável, inacessível aos pensamentos.

Sábio é aquele que, em silêncio, desenvolve um estado mental que o ensina a ser prudente e coerente com o que vai dizer. Neste silêncio, pode parecer óbvio, mas quanto mais pensamos, menos vamos falar. Falar mais é pensar sempre menos.