Que fala sobre silêncio?

Perguntado por: asilveira . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

O silêncio pode acalmar, ferir, amparar ou violentar. Em algumas ocasiões pode trazer paz, em outras, tempestades. O silêncio também pode corresponder à reflexão, a um turbilhão de pensamentos pulsando dentro de nós. Às vezes, o silêncio é solidão, vazio, dor e tristeza.

Ao passo que aprendemos a dominar a arte do silêncio, podemos desenvolver os outros sentidos do nosso corpo, aprimorando nossa visão, fortalecendo nosso tato e aguçando a nossa percepção da realidade, que muitas vezes pode ser comprometida pela nossa ansiedade de provarmos que sabemos de algo.

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.” Eclesiastes 3:1.

Se fazer silêncio te incomoda, te irrita, te dá mais ansiedade, é um mal sinal. Este comportamento mostra que você não está confortável consigo mesmo(a), e revela verdades ocultas… Algumas pessoas precisam do SILÊNCIO por motivos emocionais em desiquilíbrio, se calam para não se expressar.

“Esse retiro é uma oportunidade para nos retirarmos do tráfego tumultuado de nossas vidas e nos ocuparmos de nosso mundo interior. Silêncio é uma linguagem sutil. O método de nos comunicarmos com nossa essência divina e com Deus, seja lá qual a concepção que tivermos Dele. É mais do que simplesmente não falar.

Sábio é aquele que, em silêncio, desenvolve um estado mental que o ensina a ser prudente e coerente com o que vai dizer. Neste silêncio, pode parecer óbvio, mas quanto mais pensamos, menos vamos falar. Falar mais é pensar sempre menos.

Em muitas ocasiões, o silêncio é a mais poderosa das respostas. Além disso, saber ouvir é ferramenta importante de comunicação por denotar respeito por quem está falando. Silêncio bem utilizado mostra maturidade, humildade, poder sobre si mesma e força interior.

O silêncio é, comumente, associado à ausência da fala. Ao senso comum, enquanto a fala é presença de comunicação clara e óbvia, o silêncio é compreendido à falta da fala, a falta da linguagem — ou à pausa. Essa compreensão, porém, não poderia estar mais distante da realidade.

Na lista de benefícios, o silêncio é responsável por desacelerar, acalmar, melhorar a concentração, o foco e a memória, além de ajudar o indivíduo a se entender melhor.

Não demonstre raiva; não aja de modo passivo-agressivo, a fim de tentar fazer o outro voltar a falar com você; e não crie discussão. Apenas dê um tempo para que os dois consigam se acalmar. Quando estiver perto de alguém que esteja dando um gelo em você, mantenha-se relaxado e positivo.

O silêncio nos tira da zona de conforto, abala nossas estruturas, nos deixa vulneráveis e mais sensíveis àquilo que antes estava oculto; ele tem a capacidade de iluminar nossa consciência para as realidades mais confusas, ajuda no processo de compreensão e esclarece nosso entendimento.

22 O menor virá a ser mil, e o mínimo, um povo grandíssimo. Eu, o SENHOR, a seu tempo o farei prontamente.

5 Volta, e dize a Ezequias, chefe do meu povo: Assim diz o Senhor Deus de teu pai Davi: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; eis que eu te asararei; ao terceiro dia subirás à casa do Senhor.

“Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.” Essas palavras consoladoras podem se aplicar a todos nós ao buscarmos viver uma vida boa e vencer nossos próprios desafios distintos.

E o silêncio? Nós entendemos por silêncio a ausência de sons, mas na verdade, são os sons que nosso ouvido não percebe. Se nós temos contato com os mesmos sons e condicionamos nossa escuta ao mesmo conjunto de vibrações, passamos automaticamente a ignorar os demais sons que existem em nosso entorno.

Quando você conhece uma pessoa não sente falta de assunto por muito tempo. Em começo de namoro, então, vocês sentem que poderiam conversar 24 horas por dia por toda a vida. E parece que não há nada melhor do que isso até que o silêncio se torna algo confortável. Vocês não se sentem mal em não falar.

Amizade: quando o silêncio a dois não se torna incômodo. Amor: quando o silêncio a dois se torna cômodo.