O que a Bíblia fala sobre os santos da Igreja Católica?

Perguntado por: lcortes . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Os Santos agem como intercessores no caminho ao encontro de Jesus. “Recorrer a Nossa Senhora e aos Santos não é idolatria, uma vez que os veneramos e respeitamos como amigos de Deus. São nossos intercessores na comunhão”, escreveu o Padre no livro “20 passos para a paz interior”.

A Bíblia diz que imagens são coisas mortas que não devemos adorar. Imagens estão muitas vezes associadas a idolatria (adoração de coisas que não são Deus). O 2º Mandamento deixa claro que é errado fazer imagens para adorar, ou prostrar-se diante de imagens ( Êxodo 20:4-5 ).

Celebramos, hoje, o dia de Nossa Senhora de Guadalupe.

As primeiras comunidades cristãs representaram Jesus com imagens de Bom Pastor; mais adiante, apareceram as de Cordeiro Pascal e outros ícones representando a vida de Cristo. As imagens têm sido sempre um meio para dar a conhecer e transmitir a fé em Cristo e a veneração e amor à Santíssima Virgem e aos santos.

Os que fazem imagens não prestam, e os seus deuses, que eles tanto amam, não valem nada. Os que adoram imagens são tolos e cegos e por isso serão humilhados. É uma grande tolice fazer uma imagem para ser adorada como se fosse um deus.

Para o cristianismo, ela tem papel fundamental: tornou-se a mãe de Jesus Cristo. Chamada de virgem por dois dos evangelistas, Mateus e Lucas, acredita-se que ela tinha cerca de 15 anos quando ficou grávida — pela doutrina cristã, por obra do Espírito Santo, ou seja, sem ter tido relações sexuais com homem algum.

Orar é subir com asas de águia acima das nuvens e chegar ao céu claro, habitado por Deus. É entrar na casa do tesouro do Senhor e fartar-se de uma fonte inesgotável.” – (Charles Spurgeon). A oração é um dos pilares mais importantes na vida cristã.

Orar é fazer uma oração de maneira espontânea, improvisando as falas. Rezar é fazer uma oração já existente, repetindo uma prece pronta. Importante: existe a oração do Pai Nosso, mas a pessoa reza o Pai Nosso.

Em resposta, o papa Gregório Magno endereçou a ele uma carta, por volta do ano 600, em que destacava três funções principais das imagens: contribuir para o melhor entendimento das passagens bíblicas, especialmente para os iletrados que não têm acesso à palavra de Deus através da Bíblia Sagrada; trazer à memória a ...

Recorrer a Nossa Senhora e aos Santos não é idolatria, uma vez que os veneramos e respeitamos como amigos de Deus.

Ao velar o crucifixo, até a Sexta-feira Santa, e as imagens dos santos, até a Vigília Pascal, a Igreja antecipa o luto pela morte de seu Senhor, incutindo nos fiéis uma mortificação à sua visão.

A devoção à Maria, nossa Boa Mãe se concretiza quando depositamos nossas esperanças em sua intercessão junto a Jesus. Confira o que é essa intercessão de Maria e exemplos de invocar a ajuda e proteção. A confiança na intercessão de Maria é algo que faz parte da identidade dos cristãos de confissão católica.

"Tanto protestantes como católicos romanos aceitam o artigo do credo apostólico de que Jesus nasceu da virgem Maria. Isso é ponto pacífico e se baseia nas escrituras que dizem que ela é måe de nosso Senhor, bendita entre as mulheres", afirma Moraes.

Essa única ocorrência está no Primeiro Livro das Crônicas -- e mesmo assim o contexto deixa claro que as pessoas em questão não são irmãs, mas primas.

Apropriando-se da maneira de cultuar adotada pelos nativos, estes foram, aos poucos doutrinando-os através das concepções religiosas características do Catolicismo. A idolatria esteve quase que exclusivamente atrelada, no período medieval e das chamadas Grandes Navegações, a um contexto religioso.

15 Maldito o homem que fizer imagem de escultura, ou de fundição, abominação ao Senhor, obra da mão do artífice, e a puser em um lugar escondido. E todo o povo, respondendo, dirá: Amém.