Quantos são os santos da Igreja Católica?

Perguntado por: amarinho . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 5 votos

Alguns especialistas apontam que há entre mil e 8 mil santos reconhecidos oficialmente pela Igreja, salientando que o grande número de pessoas canonizadas nas últimas décadas pode não estar incluído nessa estimativa. Outros estudiosos apontam que, entre santos e beatos, a Igreja Católica possui mais de 20 mil nomes.

Santo Ulrico

O primeiro, para se ter uma ideia, aconteceu em 993 e foi atribuído a Santo Ulrico. Santo Ulrico era um bispo de Augsburg, na atual Baviera, Alemanha. Ele nasceu em 890 e faleceu em 973 (ou seja, entre sua morte e canonização passaram apenas 20 anos).

Santo Expedito

Santo Expedito (19 de abril)
Se você precisa de um milagre para ontem, este é o santo. Combatente do império romano no século 1, converteu-se de uma hora para outra e consagrou-se como santo das causas urgentes.

Os Santos agem como intercessores no caminho ao encontro de Jesus. “Recorrer a Nossa Senhora e aos Santos não é idolatria, uma vez que os veneramos e respeitamos como amigos de Deus. São nossos intercessores na comunhão”, escreveu o Padre no livro “20 passos para a paz interior”.

São Ulrich de Augsburg

No entanto, o primeiro santo a ser canonizado oficialmente por um papa — o Papa João XV – foi São Ulrich de Augsburg. Ulrich serviu como bispo de Augsburg por quase 50 anos, construindo igrejas, revitalizando o clero e ajudando os residentes a resistir ao cerco dos invasores.

Nossa Senhora Aparecida

No Brasil, os santos que mais têm devotos são Nossa Senhora Aparecida (padroeira do país), seguida por Santo Antônio e Nossa Senhora da Conceição. Durante sua vida na Terra, muitos santos também tiveram um intercessor no céu.

No sincretismo religioso - associação entre a cultura religiosa africana e os ritos católicos realizados no Brasil - Iemanjá corresponde a Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Piedade e Virgem Maria.

10 Santos foram canonizados pelo Papa Francisco no Vaticano.

Santa Teresinha, como ficou conhecida, foi canonizada em 17 de maio de 1925. Em 1997, João Paulo II proclamou-a Doutora da Igreja.

Antônio de Sant'Anna Galvão

Em 11 de maio de 2007, durante missa presidida pelo papa Bento 16 no Campo de Marte, na zona norte de São Paulo, o Brasil oficialmente ganhou seu primeiro santo: o frade franciscano Antônio de Sant'Anna Galvão (1739-1822), mais conhecido como Frei Galvão.

Para o cristão, Exu é o demônio pela crença de que há um bem e um mal.

Você pode ter no quarto imagens de santos, santas, anjos, arcanjos, gnomos, duendes, buda, crucifico, orixás, ou seja, pode colocar as imagens que representam sua religião ou crença sem nenhum problema.

Universo Simbólico dos Pretos-Velhos
Segundo o pesquisador, a influência católica é tão presente sobre os pretos-velhos, que eles, muitas vezes, se revelam como uma espécie de metáfora afro-brasileira do próprio Jesus Cristo, bastião do catolicismo.

Trata-se de Irmã Dulce, a Santa Dulce dos Pobres. Canonizada pelo papa Francisco em 13 de outubro de 2019, a religiosa baiana foi a última pessoa do Brasil a ganhar o título de santa na Igreja Católica. No total, o país tem 37 santos e santas.

Se você imaginou que a santa que teria o maior número de devotos no Brasil seria Nossa Senhora Aparecida, acertou em cheio. A Santa, cuja imagem foi encontrada pela primeira vez em 1717, no Rio Paraíba, tornou-se a padroeira do Brasil em 1929 e, desde então, só ganhou mais e mais devotos.

Santo Onofre

Santo Onofre ficou conhecido por abrigar eremitas durante a perseguição do Império Romano aos cristãos. Ele é reconhecido como o protetor do alcoólatras, da fartura e dos que precisam de resultados financeiros. A oração do santo para atrair dinheiro deve ser feita durante 9 dias.

São Camilo de Lellis (1550- 1614) é o santo padroeiro dos doentes, dos hospitais e dos profissionais da saúde. Ficou célebre seu grito, junto aos profissionais da saúde de sua época (século XVI), que ainda hoje, não perdeu a atualidade "mais coração nas mãos, irmão".

São Camilo de Lellis, padroeiro dos enfermos, hospitais e profissionais de saúde, rogai por nós!

S. Martinho de Porres

Martinho de Porres, padroeiro dos barbeiros e cabeleireiros, mestiço que se tornou «homem dos milagres» A Igreja católica evoca a 3 de novembro S. Martinho de Porres, nascido em 1579 e registado como «filho de pai desconhecido» na igreja de S.

São João de Deus é o santo padroeiro da doença cardíaca.

São José

Rio - São José foi escolhido por Deus para ser o protetor da Sagrada Família. Foi um homem trabalhador de origem simples, conhecido por sua dedicação como pai terreno de Jesus.