O que a Bíblia fala sobre padrinhos de batismo?

Perguntado por: lgalvao . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.4 / 5 14 votos

Padrinhos de batismo ou de crisma têm a missão de colocar os afilhados nas mãos de Deus, que lhe dará todas as graças necessárias para acompanhá-los no caminho da fé que o Senhor convidou a trilhar.

Toda criança tem direito ao sacramento do batismo. Os padrinhos de batismo devem ser casados? A exigência é que sejam católicos, crismados e vivam segundo os valores da fé. Consequentemente, se for um casal, devem ter recebido o Sacramento do Matrimônio (casados na Igreja).

Você pode recusar o convite para ser padrinho ou madrinha de casamento, se não se sentir confortável com isso.. Existem muitos motivos para isso (fator financeiro, data incompatível ou até mesmo falta de afinidade com o casal de noivos).

É uma honra, um privilégio, sermos escolhidos para padrinhos, uma confiança fora do comum. Os padrinhos que escolhi para os meus filhos são pessoas muito importantes na minha vida e, se alguém me escolher, será por essa razão. Não poderia recusar."

Ajudar na formação religiosa do afilhado: Ajudar a criança a viver o amor a Deus, contribuindo com os pais no ensinamento das orações e no acompanhamento da participação ativa nos sacramentos da Igreja. Os padrinhos devem ter a consciência de que devem ser luz e fermento na vida cristã do afilhado.

Muito provavelmente, a origem de padrinhos de Batismo remonta aos primeiros tempos da Igreja, quando os pagãos se convertiam e recebiam o Batismo, e, com ele, a vida espiritual. Ora, essas pessoas tinham pais naturais que lhes haviam transmitido a vida física.

Seja casado de acordo com o catolicismo
Padrinhos ou madrinhas que sejam casados apenas no civil, que sejam separados ou divorciados, ou que não sejam casados, mas vivem juntos, não podem apadrinhar na igreja católica.

Padrinhos precisa ser um casal (homem e mulher) ou pode-se chamar 2 pessoas do mesmo sexo, como duas irmãs, por exemplo? Habitualmente, a escolha recai sobre um padrinho e uma madrinha – casados entre si ou não. No entanto, também se admite apenas um padrinho ou apenas uma madrinha (cân. 873).

É fundamental que os padrinhos sejam católicos. Eles podem ser casados na Igreja Católica ou solteiros e participantes da vida da Igreja. Normalmente, escolhe-se um padrinho e uma madrinha, mas é permitido que seja apenas um dos dois.

O padre Costa disse que a igreja não veta mãe ou pai solteiro para batizar criança, “salvo nos casos em que a pessoa não tenha condições de encaminhar a criança na fé cristã”.

Sejam eles laços de sangue, sejam eles laços de coração. Padrinhos são pessoas que os pais escolheram para ajudá-los na difícil tarefa que é educar filhos. Com padrinho a criança pode – e deve – ter relação de parceria, amizade, amor, cumplicidade. As crianças que têm padrinhos têm tudo, o pacote completo!

No Brasil, é bastante popular chamar as madrinhas por alguns apelidos como “dinda”, “dindinha” ou “mãezinha”. A palavra dinda, visto como a mais comum, é um apelido no diminutivo para a palavra madrinha. No ambiente religioso, a relação entre madrinha e afilhado é comum.

Os padrinhos devem ser católicos, terem no mínimo 16 anos e que tenham recebido os sacramentos da iniciação cristã: Batismo, Crisma e Eucaristia. Os casais que vivem juntos sem o sacramento do matrimônio não podem ser padrinhos nem juntos, nem com outras pessoas.

Conclusão. A madrinha de consagração é tão importante quanto a madrinha de batismo e precisa estar presente de forma ativa na vida espiritual da criança.

Não há uma idade determinada para o batismo. A Igreja Católica recomenda que seja feito o quanto antes, poucos dias ou meses após o nascimento do bebê. Alguns padres desaconselham esperar até que a criança tenha mais que 1 ano, porque ela se movimenta muito e pode atrapalhar a cerimônia.

Geralmente, se escolhe uma madrinha e um padrinho que podem, ou não, ser casados entre si. No entanto, em alguns casos, a pessoa deseja escolher duas madrinhas ou dois padrinhos.

Fazer parte do dia a dia da criança, procurar ouvi-la, passar um tempo com ela, dedicando atenção e carinho. Acompanhar as pequenas conquistas, mesmo que seja necessário às vezes, ser por telefone ou internet. Shutterstock. Os padrinhos assumem no batismo a missão de rezar pelo seu afilhado todos os dias.

Tomamos sobre nós o nome de Jesus Cristo e nos tornamos membros de Sua Igreja. A partir de então, ao tomarmos o sacramento todas as semanas, prometemos lembrar-nos de Jesus e guardar Seus mandamentos.

O vestido branco é usado durante o Batismo como símbolo da nova vida, da nova dignidade de que a pessoa batizada se reveste. Nos tempos antigos, os que eram batizados deviam usar uma roupa nova e branca antes de se unirem aos outros fiéis na Igreja.

Quem é o Padrinho e quem é a Madrinha
O Padrinho e a Madrinha do Batismo são as figuras que acompanham o afilhado ou afilhada ao altar e assumem a responsabilidade de acompanhá-los no seu crescimento humano e cristão.