Pode ter 5 padrinhos de batismo?

Perguntado por: emartins . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.2 / 5 14 votos

Quantos padrinhos podemos convidar? Habitualmente, a escolha recai sobre um padrinho e uma madrinha – casados entre si ou não. No entanto, também se admite apenas um padrinho ou apenas uma madrinha (cân.

De acordo com o Código de Direito Canônico, admite-se “apenas um padrinho ou uma só madrinha, ou também um padrinho e uma madrinha” (Cânon 873). Ou seja, os pais devem escolher um homem e uma mulher para a função. Se preferirem, podem optar por apenas um deles, padrinho ou madrinha.

Cabe também a ele ajudar que o batizado leve uma vida de acordo com o batismo e cumpra com fidelidade as obrigações inerentes”. Cânon 873 – Admite-se apenas um padrinho ou uma só madrinha, ou também um padrinho e uma madrinha.

Habitualmente, a escolha recai sobre um padrinho e uma madrinha – casados entre si ou não. No entanto, também se admite apenas um padrinho ou apenas uma madrinha (cân. 873).

Quantos padrinhos de casamento você pode ter:
Agora sim! Vamos falar sobre o número ideal de padrinhos para o seu casamento. A etiqueta de um casamento tradicional sugere que sejam 5 casais para cada lado, no entanto, não existe um limite para o seu casamento, afinal quem faz as regras dele é você.

Podes ter quantos quiseres mas no livro só podem assinar 1 padrinho e uma madrinha.

No batismo, pode haver um único Padrinho ou uma única Madrinha ou um Padrinho e uma Madrinha juntos. Dois Padrinhos ou duas Madrinhas não são permitidos.

Não é muito comum, nem muito necessário. Mas, é indicado, para que, quanto mais pessoas participarem da educação espiritual da criança, melhor! Mas, um adendo deve ser feito, você poderá escolher a mesma pessoa para ser madrinha de consagração e batismo.

Habitualmente, a escolha recai sobre um padrinho e uma madrinha; podendo-se também admitir apenas um padrinho ou uma madrinha (cân. 873). A escolha do padrinho ou madrinha deve ser feita pelos pais ou responsáveis pela criança. Se for adulto, cabe ao batizando a escolha.

Não existe um protocolo ou uma regra sobre a quantidade de padrinhos e madrinhas de casamento, e escolher um número adequado (e confortável) pode ser um dilema para os casais.

Sim, desde que não sejam os próprios pais é possível até mesmo chamar irmãos, tios, primos, cunhados e etc para apadrinharem a criança.

Conclusão. A madrinha de consagração é tão importante quanto a madrinha de batismo e precisa estar presente de forma ativa na vida espiritual da criança.

Padrinhos de consagração são aqueles que assumem durante a consagração da criança à Nossa Senhora ou à Deus, rezar por esta criança, estar ao seu lado espiritualmente, ser, como Nossa Senhora, uma espécie de “outra mãe” só que espiritual.

Além dos padrinhos de Apresentação, de Vela e de Batismo, há ainda três outros tipos a serem aqui mencionados. São eles os Padrinhos Santos, os Padrinhos de Crisma e os Padrinhos de Fogueira.

A função dos padrinhos é colaborar com os pais na formação cristã do(a) afilhado(a). É fundamental que os padrinhos sejam católicos. Eles podem ser casados na Igreja Católica ou solteiros e participantes da vida da Igreja. Normalmente, escolhe-se um padrinho e uma madrinha, mas é permitido que seja apenas um dos dois.

Geralmente quem paga a roupa de batismo (ou batizado), sapatinho, roupa interior, as lembrancinhas e o kit batismo são os padrinhos. Quem escolhe a roupa são os pais, os padrinhos poderão acompanhar no dia da compra e efetuar o pagamento. Porém isso não é regra, tudo pode ser conversado.

A Catedral prevê o batismo particular em R$ 82,00. Pela tabela da Arquidiocese, a taxa comunitária é R$ 30,00.