O que a creatina faz no cérebro?

Perguntado por: oassis . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

Devido ao seu papel fundamental no equilíbrio de energia, a suplementação com creatina pode melhorar a performance cerebral e atuar como neuroprotetora, uma vez que diminui a demanda cerebral por oxigênio e reduz a fadiga mental.

A creatina é um composto de aminoácidos presente principalmente nas fibras musculares e no cérebro, extremamente importante no fornecimento de energia para a ressíntese de adenosina trifosfato bem como depósito de energia intracelular.

Como a creatina armazena energia, seu aumento nas células musculares aumenta a potência muscular. Estes resultados parecem evidenciar um efeito rápido da suplementação de creatina, especificamente relacionado ao aumento de potência muscular.

Efeitos adversos
A creatina pode causar ganho de peso, possivelmente pelo aumento de massa muscular e aumentos espúrios nas concentrações de creatinina no sangue. Sintomas gastrintestinais leves, desidratação, desequilíbrio eletrolítico e cãibras musculares são relatados de forma anedótica.

Conhecida por causar retenção de água, a creatina recebeu por um tempo a fama de provocar inchaço corporal. Porém, a retenção de água que ela provoca é pequena e ocorre dentro das células Esse, inclusive, é um fator que favorece o aumento do crescimento das fibras musculares, em resposta ao treinamento de força.

A creatina é um suplemento com elevada relevância científica para o desempenho esportivo. No entanto, o atual corpo de evidências não indica que a suplementação de creatina aumenta a testosterona total, testosterona livre e di-hidrotestosterona DHT.

Creatina engorda se não malhar? A Creatina não foi desenvolvida especificamente para emagrecimento, ela é indicada para esportes de alta intensidade. Então, ao consumi-la sem malhar pode gerar inchaço. Por isso, não tome creatina sem malhar.

Há também a micronizada e a creatina citrato. Na hora de comprar, sempre recomendo que procure uma que tem o selo Creapure, pois essa tem 100% de pureza. Esse alto grau de pureza leva a uma melhor absorção, e isso aumenta os níveis de ATP [adenosina trifosfato] mais rapidamente", diz.

Creatina é um composto de aminoácidos responsável por trazer diversos benefícios para o corpo humano. Estudos mostram que a creatina pode aumentar a massa muscular, força e desempenho no exercício, além de efeitos positivos em doenças neurológicas e outras doenças crônicas.

Pesquisas recentes têm apontado para uma nova indicação do uso da creatina. Trata-se de sua importância no tratamento da ansiedade e depressão, principalmente em mulheres. Não se trata de uma única evidência científica.

O consumo contínuo de creatina - em dias de exercícios e treinos, bem como nos dias de descanso - favorece um rendimento maior e o fortalecimento dos músculos.

Este esquema consiste em tomar 0,3g de creatina para cada kg de peso corporal, dividindo-se a dose total em 4 vezes durante o dia, por um período de 5 a 7 dias.

O que se pode afirmar sobre efeitos colaterais da creatina é que, se não for consumida de forma moderada e com orientação profissional, assim como todos os demais suplementos, pode causar alguns danos para o organismo. No caso da creatina, mais especificamente nos rins e no fígado.

Contraindicação. "Estudos sugerem que a suplementação de creatina, quando bem indicada, não prejudica a função renal, hepática e cardiovascular. Porém, como todo suplemento ergogênico, é contraindicada para gestantes, lactantes, crianças e adolescentes que só devem consumi-los com acompanhamento médico", diz a Dra.

Ela pode ser consumida antes ou depois dos treinos. No entanto, se você for consumi-la após o exercício físico, ela se torna mais eficaz quando acompanhada de uma fonte de carboidrato. O suplemento também pode ser ingerido junto com a principal refeição do dia, auxiliando, assim, na absorção da substância.

A suplementação de Creatina pode sim facilitar o ganho de massa muscular, bem como proporcionar outros benefícios para quem treina pesado.

A creatina não engorda (acúmulo de gordura). Mas é comum praticantes de musculação citarem que os ganhos de peso com a creatina variam entre 2 e 5 kg.

– Verdade: A creatina não aumenta a necessidade de ingestão hídrica, o indivíduo deve continuar ingerindo a mesma quantidade de uma pessoa “normal”, sugere-se consumir 35 ml a 50 ml/kg de peso ao dia. Ex: pessoa de 100 kg = 3.500 ml a 5.000 ml de água.

Os resultados revelaram que a creatina usada pelos atletas levou a um aumento considerável do hormônio diidrotestosterona (DHT). O DHT é o principal responsável pelo processo de afinamento e perda de cabelos presentes na calvície em homens.

Quanto tempo leva para a creatina fazer efeito? É possível notar os efeitos desse nutriente após cerca de 3 semanas de utilização, ou 1 semana se realizado o processo de saturação.