O que a nimesulida faz no fígado?

Perguntado por: ealbuquerque . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

A nimesulida é bastante agravante em problemas hepáticos, diante de estudos realizados nos quais mostram que o seu uso pode causar colestase intra-hepática e até mesmo necrose hepática, mas uma série de estudos está em andamento e ainda não há uma certeza absoluta sobre seu grau de hepatotoxidade.

Be, qualquer anti-inflamatório (ibuprofeno, naproxeno) pode causar lesão hepática, embora seja muito raro. Mas o diclofenaco é o anti-inflamatório com maior risco. E o dano no fígado pode acontecer semanas a meses depois de começar a tomá-lo.

Lesão hepática
Uma característica no perfil de segurança da nimesulida que a distingue dos outros anti-inflamatórios não esteroides é o maior risco de grave lesão do fígado. A toxicidade hepática está associada ao uso prolongado e com doses elevadas.

Evite o uso prolongado do medicamento, especialmente se você tem gastrite ou úlcera. O tempo máximo de consumo é de, no máximo, 3 a 7 dias. A exceção é a indicação médica de uso por 15 dias.

A nimesulida é um remédio anti-inflamatório, analgésico e antipirético, que age inibindo uma enzima responsável por produzir substâncias inflamatórias no corpo, e por isso é indicado para aliviar vários tipos de dor, inflamação ou febre, como dor de garganta, dor de cabeça ou cólicas menstruais.

Segundo os autores do trabalho, encabeçado pelo Hospital Universitário Gentofte, de Copenhague, o naproxeno é o AINE mais seguro, e seria possível tomar até 500 miligramas por dia.

A hepatite medicamentosa é caracterizada por uma agressão às células do fígado provocada de forma direta ou indireta por alguns remédios. Ela pode acontecer mesmo em dosagens adequadas e com medicamentos comuns, como antibióticos e anti-inflamatórios.

3 – Com o uso contínuo por longo período o ibuprofeno apresenta um risco maior de provocar danos no estomago e cardiovasculares, já o paracetamol pode provocar danos ao fígado. 4 – O paracetamol apresenta menos riscos que o ibuprofeno durante a gravidez e enquanto a mãe amamenta.

Ibuprofeno 600 mg e nimesulida de 100 mg têm efeitos muito parecidos. Só a duração do efeito é menor no ibuprofeno, que deve ser administrado 3 ou 4 vezes ao dia, já a nimesulida são duas vezes.

A dose mais recomendada corresponde a 50 - 100 mg, ou seja, meio a um comprimido que deve ser ingerido via oral junto a meio copo de água duas vezes ao dia. Nos casos excepcionais, pode-se alcançar até 200 mg duas vezes ao dia, que devem ser tomados pelo tempo mais breve possível.

O que é nimesulida? Nimesulida é um tipo de anti-inflamatório desenvolvido para ter uma ação analgésica no organismo, diminuindo a sensação de dor e auxiliando também no controle da febre em certos casos. O principal ativo deste medicamento é a nimesulida. Em sua composição, não há nenhum tipo de corticoide.

Paracetamol: o remédio que virou principal causa de falência do fígado. Saúde. G1.

O paracetamol pode ser empregado em pacientes com doenças hepáticas, desde que acompanhado por um médico ou profissional da saúde. Estudos de segurança em adultos com hepatopatias (doenças no fígado) demonstraram que as doses recomendadas em bula de paracetamol são bem toleradas.

A hepatite é a inflamação do fígado e pode ter origem viral. As hepatites A, D e E se manifestam em quadro agudo. As do tipo B e C são crônicas, mas o tratamento atualmente já conta com medicações eficazes. Assim como os vírus, o abuso de álcool e drogas também pode causar o problema.

Para obter esses benefícios é preciso consumir com regularidade a laranja, ao menos 1 laranja crua por dia ou 150ml do suco natural. Outras frutas muito boas para a saúde do fígado são a tangerina, kiwi, acerola, abacaxi e limão.

Como os outros anti-inflamatórios não esteroidais, a nimesulida deve ser usada com cuidado caso você tenha insuficiência cardíaca congestiva (mau funcionamento do coração), hipertensão (pressão alta), prejuízo da função renal, pois desta forma, pode acontecer uma redução no fluxo de sangue nos rins.

Como tomar a nimesulida? A dose recomendada do remédio é de 1 comprimido de 100 mg, duas vezes ao dia, durante um período de até 5 dias. O medicamento deve ser tomado com um copo de água, de preferência após as refeições.

Veja abaixo detalhes dos efeitos adversos dos anti-inflamatórios. AINEs: Problemas de estômago, como úlceras e sangramento gástrico. Problemas renais, como insuficiência renal aguda ou crônica.

Ibuprofeno é um derivado do ácido propiônico com propriedades anti-inflamatória, analgésica e antitérmica. Causa menos efeitos adversos que outros anti-inflamatórios não-esteroides, mas sua atividade anti-inflamatória é mais fraca1, 7.