Porque o nimesulida faz mal para os rins?

Perguntado por: lbittencourt . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.7 / 5 19 votos

A nimesulida é um antiinflamatório, que se utilizado em altas doses ou por muito tempo pode levar a perda de função renal, e, em ultimo caso, até perda completa do orgão.

Os anti-inflamatórios como ibuprofeno, naproxeno ou diclofenaco, por exemplo, ajudam a aliviar a dor nos rins de leve a moderada pois reduzem a produção de prostaglandinas e citocinas, que são substâncias produzidas pelo corpo quando existe alguma inflamação, como pedra nos rins ou pielonefrite, por exemplo.

Os principais AINEs desta categoria são o Ibuprofeno e Naproxeno, sendo considerado os agentes mais seguros.

Ibuprofeno 600 mg e nimesulida de 100 mg têm efeitos muito parecidos. Só a duração do efeito é menor no ibuprofeno, que deve ser administrado 3 ou 4 vezes ao dia, já a nimesulida são duas vezes.

Não. É um anti-inflamatório não esteroidal, cujo princípio ativo é a nimesulida.

Entre os principais medicamentos nefrotóxicos, estão os anti-inflamatórios não esteroides, como a aspirina; os antibióticos, como a penicilina; e os analgésicos de paracetamol, quando ingeridos com frequência e de forma prolongada (meses ou anos).

Essas medicações tem sua excreção pela via urinária, mas em comum apresentam o metabólito pigmentado, ou seja, a dessa medicação a ser eliminada tem cor, no caso do Cimelide amarelado, no caso da Anitta esverdeado! Por isso, é muito importante aumentar a ingestão de água para auxiliar na eliminação desses componentes.

A nimesulida é um medicamento da classe dos anti-inflamatórios não esteroides (AINE), que possui ações anti-térmicas (contra febre), analgésicas (contra dor) e anti-inflamatórias.

A dor da cólica renal é uma dor intensa, aguda e localizada, que atinge a parte inferior e lateral das costas (na altura dos rins), mas também pode ser sentida na parte inferior do abdômen (na altura da bexiga).

Para eliminar as pequenas pedras nos rins e evitar que se forme outras é importante beber pelo menos 2,5L de água por dia e ter cuidados com a alimentação, como evitar o consumo exagerado de carnes e reduzir o consumo de sal.

Entre os anti-inflamatórios não-esteroides, o naproxeno se mostrou o menos prejudicial. O estudo afirmou também que os AINEs estão entre os medicamentos mais utilizados no mundo.

O anti-inflamatório ibuprofeno, que também possui atividade analgésica e antitérmica, não tem efeito colateral previsível.

Ibuprofeno é um derivado do ácido propiônico com propriedades anti-inflamatória, analgésica e antitérmica. Causa menos efeitos adversos que outros anti-inflamatórios não-esteroides, mas sua atividade anti-inflamatória é mais fraca1, 7.

Nimesulida 100mg é receitado para tratar condições como dores inflamatórias, inflamação aguda não-infecciosa do trato respiratório superior, congestão da mucosa, febre e dor de garganta.

Entre os anti-inflamatórios, a nimesulida é mais potente que o ácido acetilsalicílico (AAS). Por outro lado, não tem grande vantagem em relação ao diclofenaco e o ibuprofeno. “Sua atividade contra a febre possui a mesma eficácia que a dipirona sódica e o diclofenaco.

Estudos revelam que o medicamento pode causar insuficiência hepática e, em alguns casos, levar à morte. A nimesulida, um dos anti-inflamatórios mais consumidos no Brasil, é tóxica para o fígado e já teve sua venda proibida em vários países.

A meia vida da nimesulida é cerca de 3 a 6h. Pode sim treinar no dia seguinte!

Nimesulida é anti-inflamatório. Predsin e Prednisona são a mesma medicação (corticóide). Porém fique atento a dosagem e tempo de uso da medicação pois ambos podem causar úlcera e/ou gastrite como efeito colateral.

Veja como:

  1. Diminua o consumo de sal nos alimentos. O máximo permitido é de cinco a seis gramas por dia.
  2. Beba bastante água, mantenha uma alimentação saudável e pratique exercícios físicos com regularidade.
  3. Não fume e mantenha um peso adequado.
  4. Meça a sua pressão arterial.
  5. Cuidado na hora de utilizar algum medicamento.

Sódio – presente em alimentos ultraprocessados, como embutidos, enlatados, refrigerantes, salgadinhos, biscoitos recheados e outras guloseimas. Estes, aliás, são os alimentos que prejudicam os rins de forma mais severa. Prefira produtos frescos e habitue-se a cozinhar sem ou usando muito pouco sal.