O que a ONU diz sobre o Talibã?

Perguntado por: malegria . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Conselho de Segurança condena proibição do Talibã contra mulheres no Afeganistão. Os 15 Estados-membros do órgão votaram a favor de resolução que pede “reversão urgente” de políticas restringindo direitos; proibição às mulheres que trabalham para as Nações Unidas não tem precedentes e prejudica resposta humanitária.

O país possui taxas elevadas de crescimento vegetativo; porém, o índice de mortalidade infantil também é elevado, enquanto a expectativa de vida é considerada muito baixa. Ademais, o Afeganistão é um dos principais centros de repulsão de população, em razão de questões políticas e econômicas.

Organização das Nações Unidas, tem como objetivo manter a segurança e a paz mundial, promover os direitos humanos, auxiliar no desenvolvimento econômico e no progresso social. O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo.

Ao lidar com crises, o Conselho de Segurança, guiado pela Carta da ONU, pode tomar várias medidas. Atuando de acordo com o Capítulo VI da Carta, o órgão pode convocar as partes em uma controvérsia a resolvê-la por meios pacíficos e recomendar métodos de ajuste ou termos de solução.

De conflitos de longa duração, como na Síria, Iêmen, Palestina e Israel, à eclosão de novos desafios e focos de violência em Mianmar, Afeganistão, Etiópia e Sudão, e muitos outros, a ONU, agentes de paz e de ajuda humanitária, trabalharam arduamente em todos os pontos de conflito do globo para reestabelecer a paz no ...

Há exatamente um ano, no dia 15 de agosto de 2021, o grupo ultraconservador Talibã retomou o controle político do Afeganistão. Essa volta ao poder só foi possível depois da retirada brusca dos militares dos Estados Unidos do país e da fuga do ex-presidente Ashraf Ghani para os Emirados Árabes Unidos.

As duas línguas oficiais do Afeganistão são o pachto e o dali, chamado também de persa afegão, os quais são falados por quase 80% da população. O islã é a religião oficial do país e conta hoje com mais de 99% de adeptos, a maioria deles sunita.

As atividades de construção da paz das Nações Unidas destinam-se a ajudar os países que emergem de conflitos, reduzindo o risco de recaída e lançando as bases para a paz e o desenvolvimento sustentáveis.

Comitê da ONU pede retratação de Portugal por escravidão
Comissão avalia países sobre políticas para a eliminação da discriminação racial; conclusões incluem a formulação de leis para lidar com consequências do legado do colonialismo; avaliação sobre a Rússia destaca discurso de ódio contra ucranianos.

O Brasil é um dos 51 membros fundadores das Nações Unidas, criada em 1945. A Missão Permanente do Brasil junto à ONU em Nova York representa o país nas principais áreas de atuação da Organização: paz e segurança, desenvolvimento sustentável e direitos humanos.

Em 24 de outubro de 1945, há 52 anos, foi criada a Organização das Nações Unidas (ONU) que tem quatro objetivos principais: manter a paz e a segurança internacionais, fomentar a amizade e as boas relações entre as nações, defender a cooperação como solução para os problemas internacionais e o desenvolvimento dos ...

Isso acontece, principalmente, por causa da sua estrutura, na qual os membros permanentes do Conselho de Segurança (Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França e China) têm poder de veto nas decisões e usam isso para se proteger de possíveis consequências de suas políticas externas.

Quando a ONU é acionada para realizar algum tipo de trabalho, um grupo é enviado para o local de conflito, são as “forças de paz”, essas forças têm como função primordial a execução de acordos firmados entre os adversários, além disso, se comprometem a proteger a população civil, que em geral são as mais afetadas, as ...

Com sede em Nova Iorque, a ONU compreende 5 órgãos principais:

  • Conselho de Segurança;
  • Assembleia Geral;
  • Secretariado;
  • Conselho Econômico e Social;
  • Corte Internacional de Justiça.

Desde a sua criação, a ONU tem sido frequentemente chamada à arena internacional para promover a cooperação internacional e evitar guerras, para ajudar a restaurar a paz no desencadear de conflitos armados e para dar apoio a países que emergiram recentemente da guerra.

A Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou nesta quarta-feira (12) uma resolução que condena os “referendos ilegais” da Rússia e a “tentativa de anexação” de territórios ucranianos. Se posicionaram a favor da medida 143 países; 5 votaram contra; e 35 se abstiveram.

Em 15 de agosto de 2021, o Talibã conquistou Cabul, marcando o retorno desse grupo ao poder do Afeganistão. O retorno do Talibã ao poder do Afeganistão foi resultado da retirada das tropas norte-americanas desse país.

O Talibã retomou o poder do Afeganistão 20 anos depois que eles foram derrubados pelas tropas norte-americanas que invadiram o país em 2021. A retomada do poder pelo Talibã se iniciou com o anúncio do governo norte-americano de que as tropas dos Estados Unidos abandonariam o país.

As consequências são uma crise humanitária e a restrição de direitos humanos, principalmente, no que se refere às mulheres e crianças. - Por que há um interesse mundial pelo Afeganistão? Em primeiro lugar, a localização geográfica estratégica para dominação dos Estados Unidos e da Rússia.

Sem saída para o oceano e caracterizado por regiões montanhosas, o Afeganistão é um país historicamente importante nas rotas comerciais e disputas políticas da Ásia. Vizinho de países com poderio nuclear como o Paquistão e a China, a importância da geopolítica do Afeganistão é fácil de ser avaliada.