O que a oração faz conosco?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

A oração convida o Espírito Santo a estar presente em sua vida. Ao orar diariamente, você convida o Espírito Santo para estar com você, consolá-lo e orientá-lo. O Espírito Santo pode lhe dar respostas, ajudá-lo a sentir o amor de Deus e trazer um sentimento de paz e alegria ao coração.

Renovo e fortalecimento da fé
Da mesma forma, uma vida de oração é essencial para buscar renovo espiritual em momentos de crise e dúvida. Essas fases são comuns na caminhada dos cristãos, mas o ato de dialogar com Deus e contar os anseios a Ele reforçam a nossa fé.

Lógico que devemos apresentar a Deus nossas aflições, angústias e pedidos, mas devemos fazer isso de forma consciente, ao cair em vãs repetições a oração se torna automática, deixamos de refletir sobre o que falamos e com isso se perde o sentido real do que é conversar com Deus.

“Quando oramos acontece uma mudança no cérebro”, a mudança de comportamento e de concentração traz uma sensação zen de tranquilidade de acalanto no coração, uma cascata de neurotransmissores é liberada no cérebro incluindo a dopamina (que regula o centro do prazer), serotonina ( que reduz o estresse) e norepinefrina ( ...

Qual é a diferença entre oração e o clamor? Oração é aquela de 4 a 5 minutos quando vamos deitar, vamos trabalhar, etc. O clamor é insistir, clamar é acreditar nas promessas maravilhosas que Deus fez, clamar é orar sem controlar o tempo, clamar é entrar em profundidade.

Como nós podemos observar, a oração é um constante estar na presença de Deus, quer seja com palavras ou mesmo com atitudes que revelem ao mundo a presença e o amor redentor de Deus. Essa visão de uma vida que se torna uma constante oração nos é apresentada, de forma muito bonita, por São Bento em sua regra monástica.

O período de 21 dias de sacrifício está relacionado ao jejum do profeta Daniel. Segundo a Bíblia, Daniel deixou de comer a comida sofisticada do rei da Babilônia e se alimentou somente de vegetais e bebeu apenas água durante esse período.

Fazer orações diariamente é de grande importância em nossas vidas, mas também precisamos sempre agir conforme a vontade do Senhor. Deus espera de nós tanto a oração, quanto a ação. Por isso, fazemos a Oração para a ação, que nos dá a força e coragem que precisamos para agir.

O próprio Apostolo Paulo nos alertou em 1Tessalonicenses: 5:17, quanto o viver no espirito de oração, quando ele diz nesse versículo: Orai sem cessar. Ou seja, estarmos orando constantemente, diariamente vivendo no espirito de oração.

Depois de sua oração, você pode ouvir os sentimentos e as intenções que lhe vêm ao coração. Um deles pode ser a resposta para sua oração. Quando oramos com um coração sincero e com real intenção, nosso Pai Celestial responde de acordo com a fé que temos Nele. Ele não responde apenas para satisfazer nossa curiosidade.

4 dicas para desenvolver o hábito de orar e crescer...

  1. Planeje-se. O dia a dia de todos nós está bastante corrido e não é raro ouvirmos as pessoas reclamando sobre a falta de tempo. ...
  2. Reserve um lugar para suas orações. ...
  3. Fuja da procrastinação. ...
  4. Utilize materiais que auxiliem.

Segundo o sacerdote, o sono está relacionado ao sentimento de paz que a oração proporciona. “A oração, por si só, deve ser uma prática que nos acalma. Acalma porque nos mostra a presença confortadora de Deus, que nos acolhe em nossas necessidades.

Segundo os preceitos religiosos, o ato de bocejar ao realizar uma oração significa que as energias estão sendo calibradas conforme se entra em relacionamento com a entidade solicitada. Bocejar é muitas vezes associado ao sono ou cansaço, e muitas vezes caracteriza tais estados nos indivíduos.

Ouvir de Deus
Não só podemos experimentar a presença de Deus quando oramos, mas também podemos nos comunicar com Ele. Muitas orações envolvem falar com Deus – pedir-Lhe coisas ou dar graças. Às vezes podemos esquecer de simplesmente ouvir.

O próprio Senhor diz para clamarmos a Ele; assim, nos responderá e ainda nos anunciará coisas grandes e ocultas. Você precisa crer na resposta de Deus para o seu clamor. Clamar não quer dizer só que você precisa gritar para Deus ouvi-lo.

A oração move o coração de Deus porque tudo que Deus faz é responder orações (Mateus 7.1-3).

Dicas

  1. Não se preocupe tanto; confie em Deus.
  2. Tenha fé em Deus.
  3. Esse processo é pessoal e único. ...
  4. Saiba que o Senhor receberá suas preces e você receberá tudo o que precisa.
  5. Acredite no seu milagre.
  6. Não se sinta desmotivado caso o seu pedido não seja atendido imediatamente ou da forma como você gostaria.