O que a pessoa que está tomando anticoagulante não pode comer?

Perguntado por: iapolinario . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

A resposta é simples: os alimentos que contenham grande quantidade de vitamina K.

Não há nenhuma recomendação de restrição de ovos durante o tratamento com Varfarina. Como nenhum alimento deve ser recomendado ou proibido sem que seja feita uma análise individualizada do seu quadro completo, procure um nutricionista antes de fazer qualquer dieta ou restrição.

Pacientes que fazem uso de marevan, devem manter uma alimentação regular e constante de alimentos contendo vitamina K, sendo eles: folhas- principalmente as verde escuro. O feijão pode conter vitamina K, porém não é dos mais ricos no nutriente, sendo assim, não existe contra indicação para come-lo!

O abacaxi, por exemplo, é um bom alimento anticoagulante. Possui a enzima bromelaína, que lhe dá as propriedades anticoagulantes e de afinamento do sangue. Além disso, impede a formação de gotas e pedras nos rins.

É possível ter um infarto ou AVC mesmo tomando anticoagulante Xarelto? Sim, é possível. Apesar dessa medicação reduzir o risco destes eventos, ainda assim eles podem acontecer.

Ovo não está contra-indicado em quem tem trombose venosa profunda e está realizando tratamento com Xarelto.

Carnes e peixes
Alguns alimentos de carne muito gordurosa, provenientes de animais alimentados intensivamente, podem conter formas de vitamina K que podem impedir a ação de anticoagulantes.

Algumas frutas como kiwi, abacate, figo, uva e ameixa tem doses mais altas de vitamina k, o que altera a anticoagulação de quem usa marevan O ideal é conversar com seu medico, e manter uma frequências de consumo dos alimentos ricos em vitamina k.

Sim. Não há interações da Coca Cola com Xarelto. Não há descrito restrições alimentares com uso de Xarelto. Essa é inclusive uma vantagem dele em relação à Varfarina (Marevan ou Coumadin).

Sim. Os carboidratos não interferem com os anticoagulantes orais.

O consumo de alimentos contendo VitK, portanto, interfere no efeito anticoagulante da varfarina. Entretanto, é inadequado orientar os pacientes a diminuir o consumo de alimentos ricos em VitK, mas sim reforçar que o consumo desses alimentos deva ser regular (mesma frequência e quantidade).

Sucos cítricos costumam aumentar a ação da varfarina. Converse com o médico dele, ele poderá te ajudar.

Assim, apesar de haver relatos de leve efeito anticoagulante pelo limão, isso não interfere com a ação dos anticoagulantes, portanto a ingestão de suco de limão é liberada.

Embora raro, existem relatos de casos de tromboses mesmo em uso de anticoagulação. Determinante saber qual o seu tipo de trombofilia, se heterozigoto ou homozigoto, número de casos semelhantes na família para avaliar aproximadamente seu risco de ter outro evento.

Sugerimos a ingestão do medicamento por volta das 18 horas, o que favorece a coleta do sangue, quando necessário, as 10 horas do dia seguinte.

Olá, a ingestão de álcool durante o tratamento com anticoagulantes realmente não é recomendada. A alternativa de tomar cervejas sem álcool pode ser uma alternativa, com a devida moderação como o bom senso determina.

Couve, repolho, espinafre, vagem, soja, cebolinha, couve-de-Bruxelas, aspargo e pepinos são as melhores opções. A maioria das frutas não contém tanta vitamina K quando os vegetais verdes folhosos, mas muitas frutas escuras e bagas contêm um pouco. Alguns exemplos são mirtilo, amora, morango e ameixa.

A incidência de AVCh varia conforme características do paciente e da droga escolhida para anticoagulação. A varfarina, o anticoagulante oral mais antigo e estudado, aumento o risco de AVCh em 3 a 5 vezes quando em faixa terapêutica, e é responsável por 5% dos casos de AVCh nos EUA.

Sinais de melhora ou piora. Quando o tratamento é eficaz podem ser observados sinais de melhora da trombose, como diminuição da vermelhidão e da dor, que surgem alguns dias após o início do tratamento.