O que a síndrome de West pode causar?

Perguntado por: acavalcante . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Os principais sintomas da doença são os espasmos infantis, atraso ou interrupção dos marcos do desenvolvimento e eletroencefalograma com hipsarritmia. Espasmos rápidos (2 a 10 segundos): ocorrem geralmente ao despertar e no início do sono.

A média de idade do início dos espasmos foi 5,3 meses, variando de 2 dias de vida a 22 meses (Fig 1).

A síndrome de West ainda não tem cura, a exemplo de outras condições epiléticas. Seu tratamento consiste em acompanhamento contínuo e multidisciplinar, ou seja, com a integração de diversas especialidades profissionais para o seu manejo a partir do seu médico de base, o neurologista.

A vigabatrina é eficaz para tratamento da síndrome de West (espasmos epilépticos, EEG com hipsarritmia e retardo do desenvolvimento neuropsicomotor).

Não há cura para a síndrome de West, então, o objetivo do tratamento é reduzir os sintomas. O tratamento visa proporcionar uma melhor qualidade de vida, controlando a ocorrência de convulsões e os efeitos colaterais dos medicamentos.

Sim, pessoas com síndrome de West podem ter direito a benefícios, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC-LOAS) e a isenção de impostos na compra de veículos adaptados.

Utilizando a bola coloca-se a criança em DV apoiado com cotovelo em cima da bola, e chama-se a atenção da mesma com um objeto a sua frente. Deitado no chão, também com um brinquedo à frente. É importante saber que o tratamento da síndrome de west é igual ao tratamento proposto a criança portadora de paralisia cerebral.

O processo de divisão celular fica mais deficiente conforme a idade avança, por uma causa natural, por isso, a idade da mãe é determinante. Segundo Rosa, para mães de 18 anos, a chance de se ter um bebê com a síndrome é de um para mil; enquanto aos 40 anos, a probabilidade passa para um a cada 70 nascimentos.

A Síndrome de West consiste numa tríade de sinais clínicos e eletroencefalográficos, sendo atraso no desenvolvimento, espasmos infantis e traçado eletroencefalográfico com padrão de hipsarritmia.

Uma convulsão é uma descarga elétrica anômala e desregulada que ocorre no cérebro e interrompe temporariamente a função normal do cérebro. Os espasmos infantis duram apenas alguns segundos, mas normalmente, ocorrem um após o outro em uma série que dura vários minutos.

Normalmente, os espasmos infantis ocorrem em crianças com distúrbios cerebrais graves e alterações de desenvolvimento que muitas vezes já foram reconhecidos; complexo de esclerose tuberosa é uma causa comum. Fazer eletroencefalografia para confirmar o diagnóstico e outros exames (p.

Identificação de espasmos do sono em recém-nascidos
São fáceis de identificar: são movimentos involuntários de curta duração (entre 15 e 20 segundos) que ocorrem esporadicamente, geralmente durante o sono. As áreas mais frequentemente afectadas são a cabeça, os braços e os ombros.

"O portador da síndrome de Williams nasce geralmente com baixo peso, tem dificuldade para se alimentar, costuma chorar muito e mostrar-se irritado. Desde o nascimento, o bebê já pode apresentar problemas cardíacos, mas os neurológicos muitas vezes são percebidos somente quando a criança é maior.

Epilepsia em Crianças – Os Sintomas
Movimentos descontrolados nas mãos e nas pernas; Abalos musculares; Olhar vago; Dentre outros.

Os de séries iniciais, por exemplo, podem ser estimulados a fazer leituras em voz alta; e os de séries mais adiantadas, apresentar trabalhos criando paródias, ou mesmo música. Utilizar em aula músicas cujas letras tenham relação com o conteúdo estudado também é uma boa estratégia.