O que a unção produz em nós?

Perguntado por: adantas9 . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

No sentido religioso a unção é praticada como parte de um ritual com o intuito de exercer influência espiritual, por vezes com a finalidade de abençoar ou mesmo curar. Segundo a crença religiosa, um ser ungido está sob proteção divina e a unção pode curar alguma enfermidade física ou espiritual.

O que é Ungido:
Segundo a crença religiosa, um ser ungido está sob a proteção divina e a unção pode curar ou confortar alguma enfermidade física ou perdoar os seus pecados. Na Igreja católica, o ritual de unção é chamado de "Santa Unção" ou "Último Sacramento" e "Extrema-unção".

A Unção com Óleo e a unção que quebra o jugo. A unção era comum no antigo Oriente Médio; envolvia a aplicação de azeite a uma pessoa (ou, ocasionalmente, a um objeto). Havia três tipos de unção no A.T.: a comum, a medicinal e a sagrada.

Ao celebrar este sacramento, a Igreja, na comunhão dos santos, intercede pelo bem do doente. E o doente, por seu lado, pela graça deste sacramento, contribui para a santificação da Igreja e para o bem de todos os homens, pelos quais a Igreja sofre e se oferece, por Cristo, a Deus Pai.

Na Igreja Católica, o sacramento da unção deve ser administrado por um sacerdote que pronuncia palavras de conforto, enquanto unge o enfermo com o óleo abençoado. Nas religiões protestantes, a Unção dos enfermos também é praticada conforme as palavras do Apóstolo São Tiago.

Em Marcos 6:13, por exemplo, lemos que os Apóstolos “ungiam muitos enfermos com óleo, e os curavam”. E em Tiago 5:14 lemos: “Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor”. Ungir significa aplicar óleo ou unguento na cabeça ou no corpo da pessoa.

O que é Ungir:
O ritual de “Unção dos Enfermos” ou a “Santa Unção” ou o “Último Sacramento”, administrado por um sacerdote tem o objetivo de confortar o doente e perdoar seus pecados no momento que antecede sua morte.

Consagrar: é utilizado para a cerimônia onde um sacerdote e consagrado a ser um Bispo da Igreja. Ungir: Podemos utilizar este termo em vários sentidos. Mas mais utilizado é na cerimonio do Batismo ungir a cabeça do Batizando.

Quem afronta o ungido de Deus, Ta brincando com fogo e quer morrer. Nunca tente tocar no ungido, Ele tem o Deus vivo pra lhe defender.

Que ou quem foi seleccionado numa escolha (ex.: jogador escolhido; muitos são os chamados, mas poucos os escolhidos).

1. Acção ou efeito de ungir ou untar, com uma substância oleosa, qualquer parte do corpo. 2. [Figurado] Sentimento piedoso.

No sentido religioso a unção é praticada como parte de um ritual com o intuito de exercer influência espiritual, por vezes com a finalidade de abençoar ou mesmo curar. Segundo a crença religiosa, um ser ungido está sob proteção divina e a unção pode curar alguma enfermidade física ou espiritual.

Nicolaevsky explicou que Davi foi ungido três vezes: a primeira pelo profeta Samuel, em Belém, e as outras duas em Hebrom.

Lucas 4:18-19 NVI
“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas-novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor”.

Qualquer pessoa enferma, mesmo que não corra risco de morte, ou com mais de 60 anos pode receber este sacramento. Em algumas paróquias, inclusive, ele é celebrado até uma ou duas vezes ao ano, durante uma eucaristia especial para idosos e enfermos, na qual eles recebem a Unção.

O 7 Unção é uma mistura dos óleos bíblicos: Mirra, Nardo, Bálsamo, Alóes, Rosa, Acácia e Canela. Significa o derramar do Espírito Santo em nossas vidas e o agir de Deus a nosso favor, através da comunhão, da oração e da obediência.

1516), segundo a qual só os sacerdotes (Bispos e presbíteros) são Ministros do Sacramento da Unção dos Enfermos. Esta doutrina é definitive tenenda. Por isso, nem diáconos nem leigos podem exercer tal ministério nem qualquer acção neste sentido constitui simulação do sacramento.

E a unção veio desfazer o jugo. Como está escrito no Salmo 92.10: "Derramas sobre mim o óleo fresco." Há uma unção nova a cada dia. O óleo derramado é fresco; ele é novo, não é amanhecido.

Consagração do óleo

  1. Segura o recipiente aberto contendo azeite de oliva.
  2. Invoca o Pai Celestial.
  3. Declara estar agindo pela autoridade do Sacerdócio de Melquisedeque.
  4. Consagra o óleo (não o recipiente), indicando que ele se destina à unção e bênção dos enfermos e aflitos.
  5. Encerra em nome de Jesus Cristo.