O que acontece após confirmada a intimação eletrônica?

Perguntado por: ucoutinho . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.2 / 5 17 votos

Na intimação eletrônica tem-se um prazo procedimental, que se destina à ciência do ato, que são de dez dias corridos, e um efetivo prazo processual, que se destina à manifestação do ato, o qual fluirá após o ato de ciência ou automaticamente se transcorrido o prazo procedimental.

A publicação, como visto, se dá no momento da inserção nos autos, enquanto a intimação se dará mediante a veiculação no Diário da Justiça. Assim, é a partir da intimação da sentença, e não da sua publicação, que o prazo para recurso é deflagrado.

Como consultar minhas intimações
As informações do processo e intimações podem ser acessadas online nos diários digitais do Tribunal e outros órgãos e também nos próprios sistemas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Por outro lado, a intimação eletrônica acaba funcionando de uma maneira diferente, já que nela, a informação é enviada diretamente ao advogado através de um meio eletrônico, e por isso, o advogado acaba tendo um prazo máximo de dez dias para consultar a informação.

Depois que a intimação é expedida, é necessário que o tribunal certifique que ela foi entregue ao destinatário. Essa certificação é feita através do sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe) e indica que a parte foi notificada sobre a decisão ou despacho que foi tomado.

Com uma pesquisa realizada por número de CPF, é possível identificar a existência de ações onde você eventualmente conste como parte. É possível também solicitar certidão judicial, de forma gratuita e online, onde constará a existência ou não de ações judiciais nas quais o solicitante é parte.

Isso pode levar alguns meses ou até mesmo anos, dependendo do caso. Uma vez que o trânsito em julgado seja declarado, o prazo para pagamento da sentença é de até 60 dias. Contudo, em virtude de eventuais dificuldades financeiras do devedor ou outros fatores, pode haver atrasos no pagamento.

Após o preenchimento do motivo o sistema retirará o documento da fila de assinatura, permitindo assim a alteração do texto no andamento em que foi confeccionado. O recebimento da resposta deste Ofício também será de forma automática e eletrônica para a Serventia.

As decisões do Judiciário só têm validade depois da publicação da ata do julgamento no Diário da Justiça Eletrônico.

A obrigação de comparecimento a juízo decorrente de uma intimação deverá ser feita após 48 horas. Se a intimação determinar a prática de algum ato diverso do comparecimento, o prazo será de 5 dias.

Como consultar uma intimação? É possível fazer a consulta de intimações na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) por meio de sistemas eletrônicos próprios. Também existe a possibilidade de consultar nos diários digitais dos Tribunais de Justiça e outros órgãos oficiais.

Depois de expedida, deverá ser encaminhada ao representante do ente público que perdeu a ação e que é o responsável pelo seu pagamento. De acordo com a lei 10.259 de 2001, as Requisições de Pequeno Valor devem ser pagas em até 60 dias corridos. E esse prazo, na maioria das vezes é respeitado.

Quando, por 2 (duas) vezes, o oficial de justiça houver procurado o citando em seu domicílio ou residência sem o encontrar, deverá, havendo suspeita de ocultação, intimar qualquer pessoa da família ou, em sua falta, qualquer vizinho de que, no dia útil imediato, voltará a fim de efetuar a citação, na hora que designar.

No Portal do Tribunal de Justiça, no menu "Consulta de Processos" localizado no canto superior direito da página se estiver com o número do processo. A pesquisa também pode ser feita pelo número do processo ou pelo nome das partes no segmento “Cidadão”, link "Consulta de Processos".

Significa que as partes de um processo serão comunicadas/citadas/intimadas sobre uma novidade, decisão/despacho que teve no processo. O sistema eletrônico da Vara/Tribunal informa que essa comunicação foi expedida para o controle dos procedimentos.

Consulta ao Diário de Justiça Eletrônico
Para consultar a intimação enviada, acesse a página do DJEN e selecione o quadro referente ao CNJ.

Há regra específica segundo a qual a publicação do ato judicial é considerada no dia seguinte ao da disponibilização, marcando o começo dos prazos processuais. Os prazos são contados com a exclusão do dia do começo e com a inclusão do dia do término.