O que acontece com os cachorros que são pegos pela carrocinha?

Perguntado por: lporto . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 14 votos

Quando os cães são capturados pela carrocinha, eles são levados para o centro de controle de zoonoses. Se estiverem com a plaquinha, os técnicos do órgão entram em contato com o dono e avisam que o bichinho está por lá.

Como o centro de zoonoses também auxilia no bem-estar dos pets, eles trabalham retirando cães e gatos que estão em situações de vulnerabilidade, como maus-tratos, através de denúncias. Ademais, até o bichinho estar bem e apto para encontrar uma nova família, ele pode ficar por lá.

Os animais não podem permanecer sozinhos na via pública sem cuidados por parte de um guia. É consenso no Direito brasileiro que o dono ou detentor do animal responderá pelos danos causados por este, pois é sua obrigação cuidar do animal de modo que ele não possa causar nenhum tipo de problema a terceiros.

Funcionam como verdadeiras armas, autorizando a legítima defesa. Exemplo: 'A' determina ao seu cão bravio o ataque contra 'B'. Esse último poderá matar o animal, acobertado pela legítima defesa.

Cães, gatos e outros animais:
Os animais mortos de interesse em saúde serão recebidos ou, em casos excepcionais, recolhidos pelo CCZ para realização de diagnóstico de raiva ou de outras zoonoses de importância.

Eles também se envolvem, se voluntariam e fazem doações para o trabalho de instituições de caridade que cuidam de animais de rua e, às vezes, não medem esforços para adotar um animal que fora abandonado. A pandemia impediu essas formas de apoio, deixando muitas organizações locais na busca por fundos.

Era composto por veículos com caçambas, geralmente vans ou pequenos caminhões baús, que capturavam animais “vira-latas” e os aplicava o trágico destino da eutanásia em centros de controle de zoonoses.

Antes de tudo, é preciso entender que cães são territorialistas. Os bichos entendem que precisam proteger o local em que vivem, e, caso alguém tente invadir seu espaço, sua reação natural é atacar.

Os animais são removidos cuidadosamente por agentes especializados e encaminhados para castração, identificação por microchip, controle de parasitas (tratamento e prevenção – verminoses, sarna e outros), cuidados clínicos, coleta de material para vigilância de zoonoses (Febre Maculosa Brasileira e Leishmaniose) e ...

Ong de adoção - O maltrato aos animais ainda é uma realidade, muitos sofrem abandono e ficam em uma situação vulnerável nas ruas, muitas das vezes passam fome e ficam doentes. Existem Ong's (Organização não governamental) que resgatam esses animais para garantir sua proteção e cuidados.

Quem não tem condições de arcar com o custo de uma cremação ou enterro particular, podem recorrer as prefeituras do ABC que prestam o serviço gratuitamente. Em algumas cidades, as solicitações de recolhimento do mascote morto podem ser feitas pelo telefone ou no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) do município.

Desde 1º de outubro de 2018, o serviço de Disque Denúncia Animal (0800-600-6428) está em funcionamento nos 39 municípios da Grande São Paulo.

Em todo o país, os casos podem ser relatados ao “Disque-Denúncia“, pelo telefone 181, que realiza atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana. Com essa atitude você poderá contribuir para mudar a realidade e a qualidade de vida de muitos animais que estão em situação de risco ou abandono por aí.

Caso alguém necessite, basta entrar em contato com o órgão da sua cidade e levar a documentação exigida. Ainda há diversos animais aguardando por adoção. A eutanásia é feita somente com autorização do médico veterinário e de forma ética, indicada pelo CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária).

25 da Lei 9.605/98 que os animais apreendidos em autos de infração ambiental serão “prioritariamente libertados em seu habitat”.