O que acontece com quem tem o nome no SPC?

Perguntado por: lcorte . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

A principal efeito de ficar com o nome sujo é aumentar a dificuldade em ter o crédito aprovado. Isso inclui aquele crediário na loja, e o cartão de crédito que você pediu e é sempre negado. Mas também prejudica a aprovação de financiamentos empréstimos.

Verdade! Dívidas com os bancos e cartões de crédito, caduca após 5 anos, então seu nome fica na Serasa apenas por esse período. Não se engane, você continua devendo para a empresa credora.

Há duas consequências para quem tem o nome negativado: diminuição do Score e dificuldade de obter crédito. A pontuação de crédito é um dos critérios que bancos e instituições financeiras utilizam para a aprovação de cartões, financiamentos, empréstimos e crédito no geral.

O SPC é um banco de dados do sistema CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas), reunindo informações do comércio de todo o país. Já a Serasa é uma empresa privada que reúne dados sobre de pessoas físicas ou jurídicas e forma como elas pagam e compram no mercado.

Quando um consumidor tem o nome sujo fica muito difícil ter acesso às linhas de crédito. Porém, ao quitar as dívidas, a expectativa é que essa situação seja solucionada. A verdade é que, após limpar o nome, em cinco dias úteis a informação fica disponível nos órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e Serasa.

O que acontece se eu atrasar a fatura do cartão Nubank? Em caso de atrasos na fatura do Nubank, você terá que pagar juros e multas referente ao tempo de atraso. Além disso, a qualquer momento o banco poderá negativar seu CPF e cancelar o cartão.

O que pode sujar o nome?

  1. Negativação. É o principal fator que traz restrição ao seu nome no mercado. ...
  2. Participação em falência. De modo geral, a falência de uma empresa pode ser decretada quando ela não consegue pagar suas dívidas em dia. ...
  3. Cheque sem fundo. ...
  4. Protesto. ...
  5. Ação Judicial.

Conforme estipulado pelo Código do Consumidor no artigo 43, o prazo máximo para a cobrança da dívida na justiça ou para inserir o nome do devedor no cadastro de órgãos de restrição (SPC e SERASA) é de 5 (cinco) anos a partir da data de seu vencimento.

Como funciona a negociação de 100 reais?

  1. Acesse o site do Serasa Limpa Nome ou abra o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store.
  2. Faça seu login e confira as ofertas disponíveis para você.
  3. Selecione a oferta para quitar dívida com 100 reais e a forma de pagamento que deseja.
  4. Pronto!

Acesse a plataforma Serasa Limpa Nome pelo site ou aplicativo da Serasa, disponível para download no Google Play e na App Store. Você não paga nada por isso. Informe seu CPF e senha para entrar no Limpa Nome. Se você ainda não tem um cadastro, pode fazer o seu na hora.

Para contornar essa situação, é necessário pagar a dívida ou renegociá-la direto com o credor. Ao pagar a dívida pendente, o seu CPF será excluído da lista do banco de dados de inadimplentes em até 5 dias úteis.

Não! Você não perde seus cartões caso fique com o nome sujo, para isso basta manter o pagamento dos cartões em dia. Isso porque caso você fique endividado com o banco por falta de pagamento do cartão você poderá ter o mesmo cancelado.

Publicado em 18 de outubro de 2022
Já damos a resposta agora: sim, é possível conseguir um cartão de crédito estando inadimplente. No entanto, é importante dizer que cada banco e instituição financeira têm regras próprias de aprovação.

Assim que completar cinco anos, a dívida caduca deve ser retirada dos órgãos de proteção ao crédito em até cinco dias úteis. Geralmente, isso acontece de maneira automática. Mas, caso o débito ainda conste no nome depois desse prazo, é só entrar em contato com o credor e solicitar a remoção.

A perda do direito de cobrar as dívidas na justiça (prescrição), assim como o prazo máximo de cadastro em órgãos de restrição ao crédito, como SPC, SERASA e SCPC é de 5 anos, a contar da data em que a dívida venceu (data em que deveria ter sido paga), e não da data em que foi feito o cadastro!

A consulta pode ser feita pessoalmente nas agências da Serasa Experian ou no site da empresa, de forma gratuita. O SPC oferece certificação digital, SPC Avisa e análise de crédito às empresas.