O que acontece com um aparelho se for ligado a uma tensão maior?

Perguntado por: lalves . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.2 / 5 16 votos

Caso um aparelho eletrônico seja submetido à uma força de elétrons maior do que a suportada, o aparelho pode parar de funcionar, pois seus elementos podem queimar.

Então resumidamente, ligar equipamento 220 em tomada 110, deixa seu equipamento com baixa potencia, rendimento, não é recomendável.

Ligando aparelhos 220V em tomadas 110V
Neste caso, quando se liga um aparelho de 220V em uma tomada de 110V o estrago pode não ser tão grande. Em um primeiro momento, o que acontece é que o equipamento não funcionará com toda a sua capacidade, mas ele não vai queimar no exato momento em que for ligado.

Quando ocorre a queima de aparelho elétrico o consumidor pode entrar em contato com a concessionária de energia elétrica. De acordo com a resolução 1000 da ANEEL é possível utilizar os canais de atendimento presencial, por telefone ou via internet para pedir o ressarcimento de danos elétricos.

Se você precisa transformar a voltagem de um aparelho doméstico de 220v para 110v ou vice-versa, o autotransformador é o mais indicado. Uma dica: se você se mudou recentemente de casa e não tem indicação das potências nas tomadas, não passe apuro.

Note que, de forma geral, quanto maior a tensão aplicada, mais impulsionados serão os elétrons a se mover no condutor e, portanto, maior será a intensidade da corrente elétrica.

Sim, desde que a amperagem seja maior que a da sua fonte original.

Embora seja muito comum falar 110V, no Brasil tem apenas dois tipos de tensão: a tensão 127 volts e a 220 volts. Essa confusão acontece porque existia a tensão 110 volts no país, que tá sendo extinta e dando lugar à de 127 volts, que representa uma média de tensão mais realista e eficaz do que a de 110 volts.

Ou seja, eles funcionam tanto em 110V quanto em 220V. Para verificar se seu equipamento é bivolt, basta olhar as etiquetas de identificação. Ele deve estar com a voltagem que ele aguenta, por exemplo: 100V ~ 240V.

Nos dias atuais, boa parte dos carregadores são bivolt, ou seja, funcionam tanto em tomadas 110V como em tomadas 220V sem nenhum problema ou risco.

Outra maneira de reconhecer um equipamento bivolt é olhando se ele possui a chave seletora de tensão, com as marcações de 110V (ou 127V) e 220V. Ela pode estar tanto no produto em si quanto na fonte do aparelho. Se a seleção de tensão for automática, essa informação estará escrita nesses mesmos locais.

Esse tipo de acidente pode causar danos em outros equipamentos conectados à instalação ou até mesmo incêndios. Por outro lado, se um equipamento 220V for ligado em uma rede 110V, o risco não é tão grande. O que pode acontecer é o aparelho não funcionar ou com um menor desempenho.

Os aparelhos de 110V ao serem ligados em 220V, recebem o dobro de tensão. E os de 220V ao serem ligados no 110V a falta de tensão faz com que o aparelho esquente e consequentemente será afetado o seu funcionamento.

Uma fonte de tensão fornece energia quando os electrões circulam (pelo exterior) do terminal negativo para o terminal positivo, isto é, quando a corrente flui do terminal positivo para o terminal negativo. A potência fornecida ao circuito é positiva quando a corrente abandona a fonte pelo terminal positivo (Figura 1.8.

As situações mais comuns que danificam os aparelhos são: quando o equipamento está na tomada (na voltagem correta) e o raio ou uma oscilação de energia aumenta a tensão, ou quando tem uma queda de energia, no momento em que a eletricidade retorna, ela vem com muita potência, aumentando bruscamente a tensão.

Produtos precisam ir três vezes para assistência técnica antes de ser efetuada a troca. Os produtos eletrônicos estão no mercado para proporcionar lazer, entretenimento, conforto e facilitar o nosso dia a dia.

Dano em eletrodoméstico por oscilação na energia
São vários os fatores que podem levar à queima ou danificação de um aparelho eletrodoméstico.... Percebemos que uma grande quantidade de consumidores tem problemas relacionados à queda ou oscilação de energia e também queda de raios na rede elétrica....

Uma rede 220 é composta por 3 elementos, sendo duas fases e um Terra. Para o 127 ou 110 como preferir, é necessário 3 elementos tambem, sendo uma Fase , um Neutro , e um Terra no caso de tomada. Então pra transformar uma rede 220 em uma rede 110, é só substituir uma dos elementos fase do 220 , para o elemento neutro.

Sim é possível transformar qualquer eletro domestico de 220V para 110V ou vice versa no caso de sua geladeira alem do compressor ira precisar trocar o motor da ventilação do evaporador, a placa eletrônica de controle e a lampada só que o custo deste processo inviabiliza a transformação.

Nas informações técnicas dos produtos estava correta que a tensão de operação era 127 V. Desta forma o produto que compraste está absolutamente adequado à rede elétrica que tens disponível. E se viajares para algum lugar onde de fato a tensão é 110 V, ainda assim o podes usar.