O que acontece se tirar o aparelho antes de finalizar o tratamento?

Perguntado por: dsiqueira . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.3 / 5 13 votos

Se você tirar o aparelho antes de finalizar o tratamento, ocorrerão instabilidades nesse encaixe. Com isso, em médio ou longo prazo, você perceberá sintomas, como desgaste dos dentes e dores na face, em função da sobrecarga das estruturas bucais.

Para sermos mais precisos, o tempo mínimo é de 8 meses e o tempo máximo que uma pessoa fica com aparelho nos dentes é de 30 meses — em raros casos. A seguir, veremos as razões para essa diferença de duração do tratamento.

Sim, a remoção de aparelho exige muita destreza e brocas especiais, para que não haja dano a coroa dentária. Remoção de aparelho é um procedimento odontológico e normalmente é remunerado.

A retirada ou manutenção do aparelho fixo em casa e sem supervisão não é recomendada. Além de provocar danos à saúde bucal, deixar de visitar o dentista nesse momento também causará prejuízos financeiros, pois o tratamento não terá efeito duradouro.

Não é recomendado desistir do tratamento, mas, se você precisar fazer isso, é muito importante que vá ao dentista. Explique sua situação para o profissional e veja com ele quais são os próximos passos para pausar o tratamento com o máximo de segurança possível.

A interrupção do tratamento antes do prazo necessário para cada paciente pode ocasionar outros problemas, como instabilidade na mordida e desgastes dos dentes, retração de gengiva ou perda de osso.

Olá! Sim, a ortodontia pode mudar os tecidos moles (lábios, por exemplo), por ter alterado o suporte dessa estrutura. Naturalmente se os dentes estiverem mais para frente, o lábio também vai estar..

Afeta a higiene bucal
Mesmo que você faça a escovação correta e uso fio dental, ainda é possível existir restos de alimentos entre o aparelho e os dentes. Se esse tipo de sujeira for acumulando por muito tempo, é possível que surjam problemas como mau hálito, tártaro, cárie e até gengivite.

Tirar aparelho em casa pode danificar os dentes
Portanto, não tente fazer isso em casa! Além disso, mesmo que você não consiga a proeza de quebrar um dente com o aparelho junto, é muito possível que você frature o esmalte dos dentes, o que facilita a entrada de bactérias e a formação das cáries.

O principal motivo pela longa duração do tratamento ortodôntico é demora como se processa o movimento dentário através do osso com absorção e deposição ao longo do movimento, sendo necessário em média 30 dias para se obter 1mm de movimentação.

Há multa de cancelamento caso o contrato seja cancelado antes dos primeiros 12 meses. A multa é de 20% sobre as parcelas restantes para completar os 12 meses.

Contudo, desde já afirmamos que sim, é possível trocar de dentista mesmo durante o tratamento. Mas a dúvida que resta então é: posso tirar o aparelho com outro dentista? No entanto, se a dúvida for quanto ao encerramento do tratamento, a resposta é que isso não é o que acontece em todos os casos.

Os primeiros meses são considerados uma fase de adaptação dos dentes às novas posições, e o ortodontista pode indicar a colocação de contenções fixas ou removíveis para aumentar a estabilidade da arcada. As consultas podem ser mais espaçadas, mas são essenciais para o acompanhamento do caso.

Isso significa que, pensando apenas em um bráquete de aparelho, seu valor poderia variar entre, aproximadamente, R$1,50 a R$15,00 reais. A partir dessa simples informação você poderia pensar: então se trata de um valor baixo e acessível.

A colagem do aparelho ortodôntico não costuma ser indicada nos dentes sisos, pois eles apresentam anatomia diferenciada. No entanto, há casos em que o mau posicionamento deles pode influenciar na movimentação dos outros.

Além disso, a saúde bucal do paciente deve estar em dia, ou seja, zero tártaro, lesão cariosa, dentes indicados para extrações, tratamentos endodônticos(canal) tudo isso deve ser feito antes da instalação do aparelho.

O tratamento é indolor, sem cirurgia e ainda fecha o diastema em pouco tempo. Se a frenectomia for realizada durante o tratamento ortodôntico, o fechamento pode ser rápido, entre 2 e 4 meses, mas vai depender também do tamanho do diastema pré existente e da técnica a ser utilizada.

Como cada caso apresenta diferentes necessidades, e Daniele explica que não é incomum que alguns pacientes tenham que estender o tratamento por até cinco anos, por exemplo.