O que acontece com um coração apaixonado?

Perguntado por: lbelchior8 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

É quando acontece a ativação da glândula hipófise, conhecida como ""centro do prazer"". São liberadas substâncias vasoativas (hormônios e neurotransmissores): dopamina, adrenalina e norepinefrina, que trazem a sensação de bem-estar e estimulam o ânimo e a euforia.

Envolve gostos, cheiros, memórias e sensações particulares. Mas os sinais típicos desse sentimento, como palpitação, frio na barriga, suor, brilho nos olhos, leveza e perda de fome e sono, também têm uma base hormonal. Glândulas e neurotransmissores são responsáveis pelas mudanças do corpo e da mente nessa fase.

Apaixonar-se pela primeira vez traz uma explosão de hormônios. Coração acelerado, desejos sexuais, grande atração e euforia, tudo isso é desencadeado quando nos apaixonamos pela primeira vez por alguém , o motivo são os hormônios liberados em nosso corpo, dentre eles: adrenalina, oxitocina e dopamina.

O processo de se apaixonar leva um quinto de um segundo. De acordo com a professora de neurologia, a paixão é uma via de mão dupla entre o coração e o cérebro. Ela diz que a ativação de algumas partes do cérebro gera estímulos no coração e "frio na barriga".

É no cérebro, nossa central de emoções, que começa o “caminho do cortejo”. “A substância mais importante é a dopamina, que estimula o centro de recompensa do cérebro. A pessoa experimenta uma enxurrada de dopamina ao ter contato com a pessoa amada.

Segundo um estudo da University College, de Londres, a paixão dura entre 18 e 30 meses. Ou seja, ficamos apaixonados de um ano e meio a três anos e meio, sendo que o auge da felicidade a dois costuma ser alcançada por volta dos três anos de relação.

O amor envolve viver o agora, entender e absorver o que passou e ter planos ao futuro. Em relação ao gostar é aproveitar o presente sem se preocupar com o futuro e esquecer do passado quase sempre.

Ele se sente visto e apreciado por quem ele é.
Ele fica mais carinhoso, mais envolvido, começa a fazer mais por você. Apreciação é o que atinge um homem no nível mais profundo. Não se trata apenas de dizer “obrigado” toda vez que ele faz algo de bom. É mais profundo que isso.

Paixão pode virar amor? Sim, e se acontecer, é a consequência mais bacana de ter se apaixonado! Mas ela também pode se tornar ódio, inveja e até amizade. “É um processo sutil e particular, pois depende de muitos fatores presentes em um relacionamento amoroso”, afirma Livia.

Um dos elementos mais reveladores na linguagem corporal de um homem apaixonado é o olhar fixo. Aquele que te segue por onde quer que você vá. Aquele que te procura quando você se afasta e se perde na multidão. Um olhar que não se dirige a nenhum outro lugar enquanto você está presente.

Segundo a especialista, pessoas apaixonadas costumam ficar impulsivas, desatentas e até "cegas", ou seja, sem enxergar os defeitos alheios. Se apaixonar por alguém pode ser, de certa forma, incrível e desesperador simultaneamente.

Vários estudos apontaram para aquilo que teoricamente faz duas pessoas atraírem-se e para os factores que explicam o clique com uma pessoa e não com outra: ter o mesmo background e nível de educação, ter os mesmos valores sociais ou religiosos, o mesmo nível de inteligência e de capacidade de atracção física, as duas ...

Por que as pessoas se apaixonam? De acordo com uma tese sobre a paixão, as pessoas se apaixonam para exercerem, inconscientemente, um processo chamado de auto-expansão, que nada mais é do que, basicamente, um meio para nosso rápido crescimento pessoal.

A verdadeira origem do amor é o coração, não esse órgão físico, pulsante, mas o centro dos sentimentos humanos. E esse sentimento precisa ser cultivado dia a dia, cuidado, alimentado e praticado. Muitos esperam que ele venha de fora, mas esquecem de, antes, produzi-lo internamente.

O que faz um homem se apaixonar? 1. Pode parecer antigo e banal, mas o conselho de manter sempre o contato visual com o pretendente é essencial para que ele se sinta atraído. Durante as conversas, mostre real interesse no assunto e não fique constrangido em fazer o encontro de olho no olho.