O que acontece depois do envio de documento eletrônico?

Perguntado por: rrebelo . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Após o preenchimento do motivo o sistema retirará o documento da fila de assinatura, permitindo assim a alteração do texto no andamento em que foi confeccionado. O recebimento da resposta deste Ofício também será de forma automática e eletrônica para a Serventia.

O que é um documento eletrônico? Pode ser definido como documento eletrônico todo o registro que utiliza como meio físico um mecanismo eletrônico, como um computador. Outra característica desse formato é a possibilidade de armazenar novas informações que possam ser alteradas ou eliminadas com facilidade.

De modo que o início do prazo (processual) será contabilizado a partir do primeiro dia útil da efetiva consulta no portal próprio do painel do advogado, ou mesmo, após o transcurso do prazo procedimental de dez dias corridos, que é traduzido por uma intimação ficta e realizada pelo próprio Poder Judiciário.

Após a seleção da expedição do documento, serão habilitados os campos para indicação da parte objeto da decisão e a data limite de cumprimento (possível prescrição), se for prisão. Em caso de prisão temporária, há mais de um campo para indicação do prazo de prisão.

Expedição da certidão de remessa da intimação para o Portal Eletrônico significa que o juiz já avaliou o processo e tomou a sua decisão sobre o assunto. Dessa forma, as partes envolvidas precisam ser avisadas desse despacho, que ocorre por meio de publicação no Diário Oficial do Estado (DOE).

Com uma pesquisa realizada por número de CPF, é possível identificar a existência de ações onde você eventualmente conste como parte. É possível também solicitar certidão judicial, de forma gratuita e online, onde constará a existência ou não de ações judiciais nas quais o solicitante é parte.

O art. 226, III, do Código de Processo Civil estabelece o prazo de 30 (trinta) dias para proferir a sentença após instruído o feito (todas as provas já produzidas). O Juiz poderá prorrogar esse prazo por igual período, ou seja, poderá levar até 60 dias.

Após a juntada de uma petição, o processo é encaminhado para o juiz analisá-la, geralmente. Dessa forma, provavelmente, o próximo andamento processual será o da conclusão (clique no link para saber mais).

Conheça os 6 maiores benefícios da Gestão Eletrônica de...

  • Redução de custos. Um dos objetivos comuns de qualquer empresa é buscar estratégias que visem a redução de custos. ...
  • Otimização de tempo. ...
  • Economia de espaço. ...
  • Segurança da informação. ...
  • Centralização e acessibilidade. ...
  • Agilização de processos legais.

Conteúdo ocultar

  • NF-e: Nota Fiscal Eletrônica.
  • NFC-e: Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor.
  • CF-e SAT: Cupom Fiscal eletrônico.
  • NFS-e: Nota Fiscal de Serviços Eletrônica.
  • CT-e: Conhecimento de Transporte eletrônico.
  • MDF-e: Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais.
  • BP-e (Bilhete de Passagem eletrônico)

Como consultar minhas intimações
As informações do processo e intimações podem ser acessadas online nos diários digitais do Tribunal e outros órgãos e também nos próprios sistemas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Como é feita a contagem no processo eletrônico? O processo eletrônico possui algumas particularidades, sendo que o seu início será o dia útil seguinte à consulta do ato disponibilizado no sistema eletrônico ou ao término do prazo para leitura automática.

O prazo para o oficial de justiça cumprir os mandados é, em regra, de 20 (vinte) dias a partir do dia útil seguinte à distribuição. Entretanto, em situações excepcionais, este prazo pode ser reduzido, como nas hipóteses de audiências próximas, liminares, mandados que se refiram a réus presos ou mandados de plantão.

Quanto tempo o juiz pode levar para proferir o despacho? A regra geral prevista no Código de Processo Civil é a de que o juiz proferirá os despachos em 5, as decisões em 10 e a as sentenças em 30 dias. O Conselho Nacional de Justiça sugere, ainda, que o processo tenha andamento a cada 30 (trinta) dias.

Após a publicação da certidão de publicação expedida, os passos seguintes vão depender muito da natureza do processo. Ou seja, caberá às partes envolvidas, autor e/ou réu, sentarem e desenvolverem o andamento do processo junto a seus advogados.