O que acontece em caso de no show?

Perguntado por: aoliveira6 . Última atualização: 27 de fevereiro de 2023
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Em todos os casos de no show, a passagem comprada na 123Milhas é cancelada pela companhia aérea. Mesmo no caso de bilhetes com trechos de ida e volta, se o passageiro não embarca a ida, ocasionando o no show do trecho, consequentemente a volta também é cancelada.

A justiça brasileira determina que a cobrança por no-show é legal, desde que ela não supere o valor da passagem. A cobrança de uma taxa que supera o valor pago pelo bilhete é considerada abusiva e pode ser passível de indenização.

O No-Show ocorre quando você não comparece em um dos trechos e a companhia aérea cancela automaticamente os demais bilhetes. Essa é uma prática abusiva e o passageiro, como consumidor, deve saber seus direitos e exigi-los.

Por outro lado, nos casos de no-show, o passageiro pode procurar a empresa e solicitar o reembolso das passagens aéreas que foram canceladas. Além disso, o passageiro lesado também tem o direito de ser reembolsado pelos gastos extras para remarcar ou comprar novas passagens.

Nova regra para no-show em voos Gol
Os clientes que não comparecerem ao voo serão cobrados em 80% ou 60%, respectivamente nas tarifas Light e Plus, mais a diferença de tarifa para o próximo voo.

O que geralmente ocorre pela não comparência no voo é a cobrança de taxas e como já referimos anteriormente, essas taxas podem chegar a valores exorbitantes.

A taxa a ser paga é de R$350,00 ou 100% da tarifa (o que for menor). O cliente será encaixado no próximo voo se houver um próximo no período de 6 horas após o acontecimento do No-show. Se não houver voo neste período, o passageiro estará sujeito a taxa de remarcação cobrada de acordo a tarifa adquirida.

Tarifa Promo: 100% da tarifa; Tarifa Light: 80% da tarifa; Tarifa Plus: 60% da tarifa; Tarifa Max: não há a cobrança de multa.

Funciona da seguinte forma: uma reserva de hotel, normalmente, prevê o check-in entre 14h e 18h. Após este horário, a reserva é cancelada, ou no jargão técnico, cai. Quando fazemos a reserva com garantia de no show, a reserva que cairia às 18h é mantida até às 12h do dia posterior.

Traduzindo livremente seria “não comparecimento”, ou seja, termo usado quando você não aparece numa viagem ou quando não aparece no hotel no qual tem reserva, é considerado “no show”.

Em caso de necessidade de remarcação, cancelamento ou não comparecimento no momento do embarque (no show), fique atento às regras e taxas cobradas em cada caso. As taxas de alteração, cancelamento, no show e reembolso são cobradas por cliente e por trecho.

A frota da Gol é composta basicamente por modelo do tipo 737-800, os melhores assentos da Gol são os das fileiras 1, 2, 11 e 12, serve também para a Azul. Já a Latam possui as melhores poltronas nas fileiras 1, 10, 12, 14, 20 e 23, para a maioria das aeronaves do tipo Airbus.

Caso haja atraso ou cancelamento de voo por parte da companhia, as condições são mais flexíveis. O cliente pode solicitar a remarcação, sem qualquer custo, bem como o reembolso integral da passagem e/ou realocação em outro voo para o mesmo destino. Nesse caso, ambas as partes podem negociar a melhor solução.

A Justiça Federal vai multar em R$ 100 mil as companhias aéreas que cobrarem mais de 10% do valor da passagem em casos de remarcação ou cancelamento de voo. Se o passageiro quiser mudar uma viagem com mais de 15 dias de antecedência, a cobrança só deve ser de 5%.