O que acontece quando choramos por uma pessoa que já morreu?

Perguntado por: osilveira . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.6 / 5 7 votos

Olá, sim é plenamente normal que tristeza, desanimo, choro frequente venham a fazer parte de quem está enfrentando fase de luto por perda de pessoa próxima ou ente querido.

A perspectiva de uma vida sem o ente querido pode ser assustadora, especialmente quando o laço entre vocês é forte. A morte de uma pessoa querida implica uma grande mudança para a vida de quem ficou. Ela passará a viver somente nas lembranças, aquecendo o coração com a sua lembrança e deixando saudades.

A pessoa que perde um ente querido pode passar a sentir dor no peito e palpitação. Isso pode acontecer em função de um problema chamado cardiopatia de Takotsubo. Conhecida também como síndrome do “coração partido”, essa patologia deixa o coração mais fraco e é muito observada em quem passa por uma fase de luto.

  1. Sentindo Odores. Uma das maneiras de um espírito indicar que está próximo é através da memória olfativa; sempre que sentimos o cheiro de alguém, lembramos dessa pessoa quase que de imediato. ...
  2. Decifrando Sonhos. ...
  3. Desaparecimento de Objetos. ...
  4. Entendendo os Pensamentos. ...
  5. Funerais.

Após um período de recuperação no plano espiritual, o espírito já harmonizado pode receber a autorização superior para visitar seus entes queridos na Terra. Essa visita nem sempre é percebida visualmente por aqueles que estão sendo visitados.

Os espíritos desencarnados não ficam nos túmulos presos aos despojos mortais. Eles continuam vivendo perto de nós ou nas Colônias Espirituais, como “Nosso Lar”, mostrada em filme. Podemos, portanto, orar pelos espíritos, onde estivermos. O lugar não importa, desde que a prece seja sincera.

Sim, podemos e devemos guardar objetos pessoais de que pessoas mortas. Joias, canetas, aneis, relógios, coleções etc devem ser mantidos e usados normalmente. Use o que puder. Tenha certeza de que será muito bom.

É muito comum frases como: “não chore”, “seja forte”, “vai passar” “fulano/a não gostaria de ver você chorando assim”. São frases que invalidam o sofrimento e a dor da pessoa que passa pelo processo de luto.

Irritação, dificuldade para dormir, aumento de cortisol (hormônio do estresse) e um mal-estar generalizado, claro que em menor intensidade. A saudade abarca um conjunto de sensações e emoções que remetem desde o passado até as sensações do presente.

7 dicas para amenizar a dor da perda de entes queridos

  1. Viva o luto. Se quem sofreu uma grande perda foi você, saiba que viver o luto é fundamental no processo de superação. ...
  2. Compartilhe a dor. ...
  3. Cuide da saúde. ...
  4. Busque ajuda psicológica. ...
  5. Foque nas boas memórias. ...
  6. Reorganize a sua vida. ...
  7. Não se culpe por superar o luto.

Pode ser um sinal de que as pessoas falecidas ainda estão com você. Se você se sente com pensamentos externos, preste atenção a eles, especialmente quando eles começarem a conversar com você.

A dor da alma tem como causas situações conhecidas ou desconhecidas do sujeito, que se concretizam em sentimentos e emoções penosas e, muitas vezes, sem descrição possível. O medo, a angústia, a tristeza, a insegurança e a desesperança são paralisantes e tornam-se companhia constante da pessoa.

SINAIS DE QUE NOSSOS ENTES QUERIDOS FALECIDOS ENVIAM PARA SE COMUNICAR CONOSCO

  • Visitas através dos sonhos. Esta é a forma mais comum usada por espíritos, tanto por entes queridos falecidos como por guias espirituais. ...
  • Sentir a sua presença. ...
  • Sentir o seu toque. ...
  • Sentir seu Cheiro. ...
  • Vozes. ...
  • Pensamentos incomuns.

A morte causa uma dor irreparável, é como se fosse uma ferida profunda que se abre no peito e leva um tempo para cicatrizar, e este tempo varia de pessoa para pessoa, das estratégias de enfrentamento, da resiliência, do modo como encara o fato, etc., a certeza que se tem diante desse ferimento é que ele cicatriza, e ...

Ele estará bem se for uma alma pura, e estará em sofrimento se for uma alma atormentada. A alma expressará exatamente aquilo que ela é e o que plantou em suas múltiplas existências terrenas. Após a morte, a alma não pode jamais sentir-se bem se não tem esse bem dentro de si.

Veja se os olhos estão parados e dilatados.
Gentilmente, abra um dos olhos do indivíduo (se não estiverem abertos). Se ele estiver morto, você não verá nenhum movimento nos olhos.

Nossos irmãos desencarnados, portanto recebem nossos pensamentos, sejam de desespero como de amor. Devemos então sempre que a saudade se fizer presente pensar em prece por eles, pedindo a Deus que eles estejam bem e que recebam nosso amor.

E é graças ao sono que o espírito se liberta do corpo e pode vivenciar outras experiências no plano espiritual, de acordo com a doutrina espírita. Segundo o decodificador do espiritismo Allan Kardec, no sono mais profundo ocorre o que se chama de 'emancipação da alma'.