O que acontece quando duas pessoas que se amam se separam?

Perguntado por: rcorte . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 12 votos

Uma das razões pelas quais um casal apaixonado se separa geralmente é a falta de valorização. Há ocasiões em que o tempo nos prejudica e o faz de uma maneira muito específica. É muito comum começar a tomar muitas coisas como certas: as ações do outro, os esforços, os detalhes, as vontades, as virtudes…

Os principais sinais que indicam que uma pessoa ainda gosta da outra são:

  • Sempre ligar e querer a opinião do ex parceiro;
  • Não se relacionar com outra pessoa;
  • Sempre ter uma desculpa para estar nos lugares que a outra frequenta;
  • A atual namorada se parecer com a ex;
  • Demonstração de ciúmes;
  • Falar da ex o tempo todo.

Cabe destacar que as causas mais frequentes de ruptura são os problemas de comunicação e a distância psicológica. Nestes casos, quando o casal rompe várias vezes, e logo volta, significa que não conseguiu se comunicar com sucesso e que cada um vive em uma realidade diferente que não compartilha com a outra pessoa.

Quando duas pessoas estão destinadas a ficar juntas, elas ficam. Certas pessoas parecem destinadas a encontrarem-se e amarem-se pra sempre.

Uma conexão entre duas pessoas ocorre quando elas estabelecem um vínculo muito forte e profundo. Aliás, esse processo é feito de maneira instantânea e natural, sem a necessidade de nenhum artifício ou manipulação por uma das partes. Muitas pessoas associam uma conexão entre pessoas como “alma gêmea”.

três meses

Quanto tempo dura o sofrimento de uma separação? Assim como no luto, o tempo de assimilação e aceitação do final de um relacionamento, independente do seu tempo de duração, oscila de pessoa para pessoa. Geralmente a média de tempo de cicatrização de um relacionamento leva em torno de três meses.

O que muitas mulheres já sabiam, os cientistas comprovam. O divórcio pode causar síndrome do pânico, estresse pós traumático (os mesmos sintomas de militares que estão na guerra), insônia, emagrecimento excessivo e até câncer de mama.

A opção está nas mãos do que deixou, que passa dias, semanas, meses, anos remoendo, enquanto o que foi deixado, por falta de opção, já superou. Definitivamente, quem deixa sofre mais.

Maicon orienta que é possível reconquistar um amor que acabou. Porém, é preciso ter persistência e muita determinação. Muitos casais podem estar vivendo um relacionamento onde sentem que o amor acabou. Na verdade, em muitos casos o relacionamento apenas esfriou, mas isso não significa que o amor acabou.

Tenha o hábito de dialogar
Quando algo te chatear, procure expor o que aconteceu com tranquilidade e respeito. Ao invés de culpar o outro, tente focar nos sentimentos que determinada situação despertou em você. Apontar o dedo para o parceiro ou para a parceira nunca é uma estratégia para resolver conflitos.

Reatar o casamento mesmo após o divórcio não é impossível, e exige do casal profunda reflexão. A reconstrução de um casamento, ainda que trabalhosa, é possível de ser realizada, como nos explicou anteriormente a psicóloga Mara Lúcia Veríssimo. E isso, mesmo após a separação, a mudança de casa e até mesmo o divórcio.

Para um relacionamento mais longo: ao menos 60 dias. Se o rompimento foi tumultuado: por volta de 90 dias. Para o término de uma relação tóxica: tempo indeterminado. Para tentar reatar o relacionamento: uma ou duas semanas.

Você precisa saber que mesmo que você não sinta arrependimento em nenhuma de suas decisões durante o fim do seu casamento, assim como seu subseqüente divórcio, você está justificado em seu sentimento, baseado em sua perspectiva. Você pode ser como muitos viver sem se arrepender de sua decisão de se divorciar.

5 formas de saber se uma pessoa está destinada a ficar em sua vida ou não

  1. Você não precisa esconder nenhuma parte de si mesma. ...
  2. Você se permite ser vulnerável. ...
  3. Você pode compartilhar seu lado mais sombrio e vice-versa. ...
  4. Ele ajuda você a ser uma pessoa melhor. ...
  5. Vocês tem uma conexão que vai além do superficial.

A conexão forte entre duas pessoas consiste em compartilhar uma linguagem comum não falada com seu outro significativo. Em outras palavras, significa ficar em sintonia com as necessidades e problemas do parceiro.

Uma conexão de alma é uma ligação espiritual entre parceiros românticos, familiares ou amigos. Nem todas as conexões de alma são românticas. Algumas podem ser platônicas ou familiares. Qualquer pessoa que tiver esta relação especial de alma com você também pode ser considerada sua “alma gêmea”.

O ideal quando se está dividido entre duas pessoas que você tem interesse, é analisar toda a situação e decidir qual das duas pessoas realmente faz seu coração bater mais forte, e então tomar uma decisão. O momento é de agir com a cabeça e não com o coração.

A descoberta mais difícil e árdua é em relação à nossa própria pessoa. Conhecer a si mesmo exige primeiramente disposição em auto aceitação. É nesta fase que você finalmente consegue colocar o ex no lugar que ele realmente tem que ficar: no passado.

Separações são dolorosas por causa do vínculo entre o casal. O que gera o vínculo é a consumação do amor. Quando duas pessoas resolvem ficar juntas, elas consumam o amor. Mas não é somente "ficar" junto, é ficar junto de coração para coração, mesmo que estejam separados fisicamente, ali começa o vínculo.

A separação é uma experiência bem dolorosa que pode desencadear um estresse emocional por um longo tempo. Embora a vivência a dois geralmente já esteja desgastada, a dor de se separar assemelha-se a um luto, pois representa uma perda concreta.