O que acontece quando o cisto se rompe?

Perguntado por: lresende . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

“Cistos como o hemorrágico roto podem provocar perda acentuada de sangue e queda da pressão arterial, além de dor abdominal aguda e intensa”, explica a Dra. Ana Maria Morato Gagliardi, ginecologista da Scope.

Se você tiver cistos no ovário, isso não é motivo para ficar em pânico. O perigo só existe quando eles são maiores do que 10 centímetros e possuem áreas sólidas e líquidas, o que só pode ser verificado com os exames adequados indicados pelo seu médico. Nesse caso, a cirurgia é o tratamento indicado.

O principal sintoma é a dor na pelve, geralmente de um lado só. Mas a mulher também pode sentir desconforto abdominal, inchaço, vontade de urinar frequentemente e dor durante a relação sexual. O cisto também pode romper um vaso sanguíneo e causar sangramento acompanhado de dor.

Devido à desregulação hormonal gerada, a presença de cisto no ovário favorece a acne, a menstruação irregular e até a obesidade e a infertilidade. Além disso, a região em que ele fica apresenta sintomas como dor, ruptura e sangramento, como será detalhado adiante.

Os cistos podem desaparecer espontaneamente
Tudo depende do tamanho, das características do cisto e da idade da paciente. Porém, em alguns casos, é necessário tratamento cirúrgico ou medicamentoso.

Na grande maioria das vezes, não é necessária intervenção, já que também costumam regredir espontaneamente. Além disso, podem causar uma dor discreta no baixo ventre, do lado afetado. Igualmente, quando maiores que 6 cm, podem vir a se romper, derramando líquido na cavidade abdominal, o que pode causar dor intensa.

Cistos no ovário podem ocasionar dores na região pélvica e lombar. Em geral, são dores leves, mas contínuas, as quais podem estar relacionadas a outras doenças também. Por isso, é fundamental fazer a consulta médica para descobrir a origem desses sintomas.

Cisto no ovário pode virar câncer? Boa notícia: não. Cistos benignos não são lesões pré-câncer e só é recomendada a retirada caso traga desconforto para a paciente. Além disso, contrariando os boatos, quem tem cisto no ovário não desenvolve tendência a ganhar peso.

Ruptura do cisto
As rupturas geralmente ocorrem durante um esforço físico ou relação sexual. Raramente, a ruptura do cisto pode provocar hemorragias graves. Sangramento vaginal pode até ocorrer, mas não é um sintoma comum do cisto de ovário rompido.

A menstruação geralmente não altera com o cisto de ovário, mesmo que seja de endometriose. Por outro lado, quando o cisto aparece por persistência de um folículo (cisto fisiológico, natural) que não ovulou, pode relacionar-se com o mecanismo normal do ciclo menstrual, acarretando irregularidade menstrual.

Alimentos processados, ultra processados e industrializados devem ser evitados ao máximo, bem como os adoçantes, que ativam a insulina e podem provocar maior compulsão por doces. Evite todas as formas de açúcar e alimentos que o contenham.

Possuem conteúdo espesso, denso e cor achocolatada. Isto porque o sangramento menstrual fica preso dentro do ovário e com o tempo, ele envelhece, ganhando a cor achocolatada.

Elas podem ser acompanhadas de náuseas, vômitos e sudorese excessiva. Outros sintomas que também podem ocorrer são desconforto ou dor ao urinar, febre alta, mal-estar generalizado, desconforto na hora da relação sexual e secreção ou sangramento pela vagina.

Normalmente quando isso ocorre (e o cisto é pequeno) a mulher sente uma queimação na região abdominal. O sangue que sai é absorvido pelo organismo e não prejudica a mulher. O grande problema do cisto hemorrágico são as dores e o tamanho que ele pode chegar.

O cisto tem cura em grande parte dos casos. Essas pequenas bolsa geralmente não evoluem para tumores, são patologias benignas. O tratamento é simples e, em muitos casos, desaparece sozinho com algumas orientações médicas. Outros casos mais graves pode ser necessário uma cirurgia simples para retirada do cisto.

Segundo o sistema público de saúde do Reino Unido, o NHS, a presença de cisto no ovário é comum e não costuma apresentar sintomas. Mas quando eles aparecem, pode haver vontade de urinar o tempo todo, dor durante relação sexual, dor pélvica, barriga inchada, constipação, sensação de inchaço mesmo comendo pouco.

De acordo com o Dr. Márcio Alcântara a resposta é sim, quem tem cisto pode engravidar! O médico explica que ao contrário do que muita gente pensa, o cisto no ovário não é impedimento para engravidar, mas ele pode dificultar o processo devido às alterações hormonais produzidas pela situação.

Também é possível realizar a remoção do cisto através da aplicação de laser ou drenagem, para casos onde o cisto se rompe sob a pele e a secreção precisa ser retirada. Antibióticos também podem ser administrados em alguns casos.