O que acontece quando o motor está fora de ponto?

Perguntado por: ateixeira . Última atualização: 17 de maio de 2023
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8. Ponto de ignição. Pois é, você já ouviu o termo “o motor está fora do ponto”? É o ponto de ignição que, se estiver “atrasado” ou “avançado” , vai fazer com que o carro não desenvolva corretamente e fique com aquela sensação já descrita de que está se arrastando e demorando a pegar embalo.

O ponto de ignição de um motor é o momento em que se inicia o processo de inflamação da mistura ar-combustível na câmara de combustão do motor. Um erro bastante comum é acreditar que adiantar o ponto sempre produzirá mais potência.

Quando o motor de um carro falha, ou "engasga", geralmente é devido a um problema com o sistema de ignição (velas, cabos de velas ou bobina) ou então combustível ruim.

O ponto motor é aquele que melhor responde à eletroestimulação. Para identificá-lo com precisão basta estimular as zonas circunstantes, nas proximidades do ventre muscular, com uma intensidade pré estabelecida.

Os ruídos leves são os primeiros sinais de motor fundido. Eles indicam que pequenos atritos entre as peças já estão comprometendo os componentes do motor. Se não for resolvido logo, o barulho se irá se intensificar na mesma medida que os danos em seu veículo.

Se você escuta um barulho contínuo que vem do motor do automóvel, pode ser sinal de perda de tensão na correia dentada. Esse problema merece uma atenção especial e pode ser sinal de danos ao cabeçote do motor e de outras peças cujo conserto não é barato.

O sinal mais comum de que a correia dentada está desgastada é a presença de um ruído alto e repetitivo, normalmente vindo da parte frontal do carro. Outro fator importante é o superaquecimento do motor, pois a transferência de energia para o resfriamento do motor pode ser prejudicado pelo desgaste em questão.

O sincronismo do motor trata-se da movimentação ao mesmo tempo de virabrequim e comando de válvulas para que o funcionamento seja realizado dentro do exato tempo determinado.

As explosões geralmente ocorrem porque resíduos da gasolina ou do álcool utilizado como combustível acabam saindo no escapamento do carro, resultado do processo de combustão. Assim, o resultado é claro: uma série de pequenas explosões bastante ruidosas, que podem e devem preocupar o proprietário do veículo.

Ponto de Ignição ou Autoignição
É a temperatura mínima em que ocorre uma combustão sem uma fonte externa de ignição, somente pela alta temperatura aplicada, quando o simples contato dos vapores com o oxigênio do ar já é suficiente para estabelecer a combustão.

O funcionamento do motor de combustão interna ocorre em quatro tempos: admissão, compressão, explosão ou combustão e escape.

Entre as principais razões que deixam o carro sem força encontramos as velas de ignição. Essas são as peças responsáveis por aquecer a mistura ar-combustível no interior do veículo. Porém, quando há depósito de carbono nelas, sua função pode ser prejudicada, impedindo que a correta potência do motor seja atingida.

A Eletroestimulação Neuromuscular (EENM) é uma técnica utilizada para promover fortalecimento muscular e melhora do desempenho físico. O objetivo deste estudo é analisar os efeitos da EENM na atividade elétrica e força do músculo bíceps braquial antes e após um protocolo de correntes de média frequência.

O Aparelho Eletroestimulador Neuromuscular é indicado para os seguintes procedimentos: Fortalecimento, hipertrofia e tonificação muscular. Aumento da drenagem linfática e vascular. Alívio sintomático da dor aguda pós-operatória.

A Corrente Russa é uma forma de estimulação de ondas elétricas de alta frequência. É realizada através de um equipamento que se utiliza de estímulos elétricos de baixa e média frequência que provocam uma contração muscular, em planos profundos, no local em que ele é aplicado.

O valor de retífica depende da marca do carro, do desenho do motor e das tecnologias empregadas. Um serviço normal custa, em média, de R$ 3,5 mil a R$ 5,5 mil. Agora se estiver bem avariado, pode chegar a R$ 7 mil ou R$ 8 mil. Em motores importados ou turbos, o custo sobe mais ainda.

Na maioria das vezes é possível consertar o motor fundido, porém, esse concerto não vale a pena. Para baratear o serviço é possível levar um automóvel a uma retifica e fazer a troca de peças, mas esse é um gasto constante, já que a retífica completa dura no máximo durante dois ou três anos, sendo preciso refazê-la.

Custo médio para retificar o motor
Uma projeção ampla sobre o custo médio, que pode ser feita pesquisando na internet, retorna uma faixa de R$ 2 mil a R$ 7 mil reais.

Quando houver um problema com o tensor, ele afetará a maneira como a correia aciona a polia, afetando assim o desempenho e a função do veículo. Geralmente, danos ou falhas no tensionador produzem alguns sintomas, para que o motorista esteja ciente dos problemas que talvez precisem ser reparados.

Para abafar o barulho excessivo do motor, uma dica é comprar em lojas de acessórios feltro anti-ruído para ser instalado sob o capô do carro. Ao preço médio de R$ 20, o feltro é auto-adesivo e vem na medida exata da peça.