O que acontece se eu colocar diesel num motor a gasolina?

Perguntado por: oramires . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
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Se um carro movido a etanol ou gasolina recebe diesel, pode ocorrer contaminação interna do sistema, que atinge velas e cárter. O diesel não queima, pois só funciona em outro sistema de compressão. O pistão sofre contragolpes, pode haver quebra de biela e até mesmo um comprometimento geral do sistema.

Também evite esse produto: é um composto químico altamente agressivo para a parte externa do motor.

Uma das recomendações frequentes em relação ao carro flex é misturar gasolina e etanol na proporção 50/50. Ou seja, abastecer com os dois combustíveis, metade para cada um.

A lei que proibiu a circulação de carros de passeio a diesel no Brasil é de 1976. Ela foi votada no contexto da crise internacional de petróleo e foi uma forma de o governo incentivar a produção de carros a álcool, protegendo o mercado interno e diminuindo a dependência da importação do diesel.

Alguns fabricantes têm óleos específicos para estes casos, como o Prolonga, da Bardahl, e o Smoke Treatment, da STP, que tornam a lubrificação mais eficiente, reduzem o atrito e o desgaste, além de restaurar a potência do motor.

Jamais misture ou coloque óleo de carro em sua motocicleta, ele pode causar um desgaste prematuro no motor, além de prejudicar o desempenho da sua embreagem. Use sempre os produtos com as especificações solicitadas no manual do veículo.

A gasolina é mais cara que o diesel, tem maior consumo, menor durabilidade do motor e entrega menos torque. Portanto, em um veículo mais pesado, a gasolina não é o combustível mais indicado. A gasolina é um combustível eficiente em arrancadas e gera mais potência nas pistas.

A rigor, o sistema flex não está preparado para identificar e fazer os ajustes necessários a uma mistura que inclua querosene e, com isso, o motor perde desempenho. Não é recomendável adotar essa prática em qualquer porcentagem.

Além do peso do motor, existem outros problemas apresentados por motos à diesel: o superaquecimento do motor e a forte vibração. O aquecimento talvez seja um dos principais problemas, pois a proximidade do motor com o corpo do piloto podem causar acidentes durante o percurso.

Até pode-se utilizar solventes como querosene e óleo diesel, mas deve-se dilui-los bastante com água e aplicar com um pincel macio nos locais requeridos. Há produtos em spray para utilizar em áreas que ficam mais oleosas e que não agridem a pintura.

A resposta também é não! Quando se faz isso, o diesel não passará pela combustão completa e é provável que uma fumaça estranha sairá pelo escapamento. Além disso, as velas de ignição podem se sujar e causar a parada total do motor.

A indicação do uso de querosene para limpar os bicos injetores.

Aumente as entradas de ar
O motor à combustão interna funciona por meio da queima de combustível. Para que a queima ocorra, é preciso que o combustível se misture ao ar que vem de fora do motor. Portanto, quanto mais ar, melhor será a queima e mais potência o veículo terá.

Quando ocorre o contrário e a quantidade de ar é excessiva, temos a chamada mistura pobre, em que há muito ar e pouco combustível. Nesse caso o combustível não será suficiente, e isso faz o motor “engasgar” (o que pode ser especialmente perigoso em situações de trânsito intenso), além de causar perda de potência.

Quem pode usar diesel? Até o momento, os únicos que podem receber motorizações a diesel são os ônibus, caminhões e picapes com capacidade de carga superior a 1 tonelada. Além desses, apenas os utilitários com tração 4×4 ou com a primeira marcha muito curta.

Mas, afinal, porque o diesel é mais barato que a gasolina? Basicamente, porque a demanda de consumo é menor e sobre ele incide uma porcentagem menor de impostos e tributos.

A diferença, dizem analistas, está associada a uma combinação de fatores. A gasolina sentiu mais o recente corte de ICMS (imposto estadual), enquanto o diesel é afetado por um descompasso entre oferta e demanda no mercado internacional.

Perda de potência, ruídos e fumaça podem ser indícios que o caminhão está com o motor “cansado”. “Um dos principais sinais de desgaste é a perda de potência.