O que acontece quando um avião é atingido por um raio?

Perguntado por: emonteiro . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 2 votos

Os danos causados no avião, ao ser atingido por um raio, ficam na fuselagem e partes externas. Mas nem sempre foi assim. A verdade é que, no ano de 1963, o Boeing 707 foi atingido por um raio nos Estados Unidos, provocando a explosão do tanque de combustível e a morte de 81 pessoas.

As cargas elétricas se encontram na ponta do para-raios, gerando um campo elétrico mais forte que no restante da haste.

De acordo com pesquisas, o celular é uma fonte emissora e receptora de ondas eletromagnéticas que podem provocar alguma interferência nos instrumentos do avião, já que podem causar um campo magnético falso. Esse é o porquê de não poder usar celular no avião.

Durante o voo, a pressão dentro do avião sofre inúmeras mudanças e quase todas elas extremamente bruscas. Se essas mudanças de pressão atingem passageiros que não possuem problema algum no aparelho auditivo, imagine o que pode causar em alguém que embarcou com dor de ouvido.

Espelho atrai raios? Não. A crença surgiu na época em que os espelhos tinham grandes molduras metálicas – elas, sim, um grande atrativo para os raios. Não há necessidade de cobrir espelhos durante uma tempestade.

Ao atingir uma pessoa, o raio pode causar sérias queimaduras e outros danos ao coração, pulmões, sistema nervoso central e outras partes do corpo, através do aquecimento e de uma variedade de reações eletroquímicas. A chance de sobreviver é de apenas 2%.

Charada. O que pode ser pior do que cair um raio na nossa cabeça? Resposta: Cair um diâmetro.

Não, você não precisa ficar longe do seu aparelho, simplesmente porque o celular não atrai raio. Apesar do medo de muitas pessoas, trata-se de um grande mito. A chance de você ser atingido por um raio com um celular na mão é a mesma de ser atingido se estivesse sem o equipamento.

Raios são descargas elétricas de grande intensidade que conectam o solo e as nuvens de tempestade na atmosfera. A intensidade típica de um raio é de 30 mil Ampères, cerca de mil vezes a intensidade de um chuveiro elétrico. A descarga percorre distâncias da ordem de 5 km.

Não. Ainda não existe um equipamento capaz de captar e armazenar a energia de raios. Mesmo que tal equipamento fosse possível, porém, ele teria um custo-benefício péssimo. A energia fornecida por um raio equivale a, em média, 300 KWh.

Durante a viagem, é permitido usar o celular no avião para inúmeras funções, como ouvir música, ver vídeos, editar documentos, usar aplicativos de comunicação, etc. Tudo isso, desde que ele esteja conectado apenas à rede wi-fi da aeronave.

É uma dúvida comum entre os passageiros de avião: posso usar o WhatsApp ou outros serviços de troca de mensagens durante o voo? A resposta é : sim. O g1confirmou que três companhias nacionais já oferecem os serviços de troca de mensagens durante os voos: Gol, Latam e Azul.

Atualmente, apenas quatro companhias aéreas oferecem o wi-fi gratuitamente durante o voo. As companhias são Norwegian, SAS, Air France, Turkish Airlines, Qantas - e apenas aos passageiros de primeira classe.

Um dos meios de transporte mais seguros
O avião é um dos meios de transportes mais seguros do mundo, pois a chance de um acidente com mortes de avião é de 1 em 8 milhões. Porém, mesmo com essa estatística muitas pessoas ainda sim ficam com medo.