O que acontece se a pessoa ficar muito tempo sozinha?

Perguntado por: umarques . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

O sentimento de solidão, que é quando a pessoa está ou se sente só, traz consequências ruins à saúde, pois causa tristeza, interfere no bem-estar e facilita o desenvolvimento de doenças como estresse, ansiedade ou depressão.

Em 2012, uma pesquisa concluiu que morar sozinho corta, em média, 4 anos da vida das pessoas. E tem mais: entre jovens solitários, o risco de morte é 9% maior do que o de idosos que têm amigos.

Ficar sozinho pode ser saudável
O que a ciência anda descobrindo é que, na realidade, ter um tempo só pra você é tão importante quanto ter o apoio dos amigos e familiares. Fazer as coisas sozinho permite que você possa aproveitar aquilo que você quiser, quando quiser, no seu próprio ritmo.

"A solidão é perigosa e viciante. Quando você se dá conta da paz que existe nela, não quer mais lidar com as pessoas". Atribuída ao psiquiatra suíço Carl Jung, essa frase ganha um sentido todo especial em tempos de pandemia.

A solidão dói e com ela vem o sentimento de inadequação, baixa autoestima e desespero, sentimentos que acompanham a solidão e transbordam em formas de atitudes, palavras, posturas e queixumes. De fato, os seres humanos não nasceram para viverem sós.

O ato de isolar-se também acarreta em uma série de consequências negativas para a saúde mental, como depressão, e física, como problemas cardiovasculares.

O sentimento de estar completamente sozinho, sem ninguém que entende, mesmo em meio a uma multidão.

“Quando nos sentimos tristes e estressados, nosso corpo libera substâncias e hormônios como adrenalina e cortisol, causando aumento na pressão arterial, taquicardia, aumento nos níveis de glicose e mal colesterol.

Ter uma rotina consistente é importante tanto para quando você mora sozinho quanto para quando mora com outras pessoas. Saber o que fazer, quando fazer e por quanto tempo fazer favorece a organização pessoal, administração do tempo e, ainda, promove a sensação de controle sobre a própria vida.

Morar sozinho: isolamento social, depressão e ansiedade
Existe a crença de que um paciente com depressão precisa estar rodeado de pessoas para melhorar. Também existe o medo de que vá piorar se o indivíduo morar sozinho. Isso até pode acontecer, mas é importante não generalizar, pois não há uma regra.

1 – Morar sozinho proporciona autonomia e independência
Ao morar sozinho, essa realidade muda e você passa a ser o responsável por cada detalhe que envolve a sua rotina e a sua casa, como os dias e horários para receber os amigos, quando e como será feita a limpeza e em quais horários vai sair e voltar para casa.

A tristeza gera em nosso organismo uma diminuição muito notável de energia. Além disso, sentimos a necessidade de limitar nossas relações sociais, que nos incomodam, o barulho pode até nos perturbar, até mesmo o de nosso próprio ambiente se torna algo ruim, e preferimos de longe a solidão.

As pessoas que preferem ficar sozinhas podem ser introvertidas, mas as conotações negativas associadas ao introvertido estão longe da verdade. As pessoas que conseguem apreciar e desfrutar de estar sozinhas realmente possuem uma força, confiança e compreensão de si mesmas que os extrovertidos podem não possuir.

8 tipos de solidão: qual é a sua?

  • A solidão livre.
  • A solidão autoimposta.
  • A solidão da diferença.
  • A solidão entre os outros.
  • A solidão criativa.
  • A solidão do emigrante.
  • A solidão de geração.
  • A solidão nas Redes Sociais.

Solidão é um estado mental de isolamento, de quem está só, de sentir-se separado dos outros, essa faz com que as pessoas se sintam rejeitadas, com sentimentos inconscientes de culpa, hostilidade e insegurança que bloqueiam a comunicação com os outros.

Ficar sozinho por muito tempo aumenta a liberação do cortisol pelo cérebro, o chamado “hormônio do estresse”. E os efeitos são semelhantes ao de estar estressado: maior probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares, diminuição da imunidade e surgimento de sintomas de depressão e ansiedade.

Pesquisadores afirmam que ficar sozinho por longos períodos pode ser fatal. A solidão aumenta em 14% o risco de morte em idosos, principalmente os mais pobres, segundo estudo do psicólogo John Cacioppo, diretor do Centro de Neurociência Cognitiva e Social da Universidade de Chicago (EUA).

A sensação de vazio e abandono, junto à perda de energia e vontade de fazer atividades que até então eram prazerosas, são os principais sintomas. Além deles, são comuns: irritabilidade, falta de apetite ou apetite exagerado, distúrbios do sono, entre outros.

O que é a tristeza profunda? Quando a sua tristeza for profunda, você sentirá dor emocional, ficará angustiado, terá sensação de cansaço e culpa e se sentirá muita solidão. Nesse caso, é comum a pessoa se sentir incapaz de lidar com a sua vida, com a sua rotina saudável, sem contar que a autoestima é muito baixa.