O que acontece se o ovo ficar muito tempo na geladeira?

Perguntado por: rbarbosa . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.1 / 5 18 votos

Ou seja, lugar de ovo é na geladeira! Contudo, o produto precisa ficar nas prateleiras, e não na porta do equipamento. Isso porque no segundo local, há uma variação constante de temperatura e maior chance de rachaduras, aumentando, assim, os riscos de contaminação.

Comer ovos estragados pode ser problemático e gerar mal-estar após o consumo. Essa bactéria causa intoxicação alimentar e tem como efeito diarreia, febre e outras adversidades que costumam demorar até 72 horas para passar.

A validade de um ovo é a de 28 dias após a sua postura (Regulamento (CE) nº 589/2008, de 23.06).

Conservando os ovos:
Se for necessário a utilização apena das gemas ou claras em uma receita, guarde da seguinte forma: Coloque a gema ou a clara em um vidro limpo e coberto com água filtrada, hermeticamente fechado, a gema dura até 4 dias na geladeira e a clara 7.

Como saber se o ovo está bom: teste da água
Pode ser um copo ou uma vasilha funda. Os ovos que estão frescos devem afundar horizontalmente na água; os que ainda estão bons, mas já não estão tão frescos, podem ficar inclinados no fundo do copo; já os ovos estragados e podres devem flutuar na água.

Eles devem ser expostos de forma que a casca não seja danificada e não devem permanecer próximos a outros alimentos que tenham um odor mais forte (por exemplo, alho e desinfetante). Devido à casca porosa, os ovos podem absorver odores e sabores estranhos do ambiente de armazenamento.

Dicas para conservar os ovos
Mantenha os ovos dentro da embalagem e sem lavá-los. Você só deverá higienizá-los antes de prepará-los para consumo. Para saber se o ovo está fresco, chacoalhe-o levemente. Ao realizar esse movimento, o conteúdo não deve se mover (caso se movimente, está velho).

No caso da geladeira, detalhes como a corrente elétrica da sua casa ser pouco estável pode influenciar em sua vida útil. Porém, uma média de uso para as geladeiras começarem a apresentar os sinais de que precisa ser trocada é por volta dos 6 ou 9 anos.

Se ele estiver bom, vai afundar de modo horizontal. Se não for fresco, mas ainda adequado ao consumo, irá ficar levemente inclinado. Se boiar, está velho e possivelmente estragado.

Como saber se o ovo está bom: teste da água
Pode ser um copo ou uma vasilha funda. Os ovos que estão frescos devem afundar horizontalmente na água; os que ainda estão bons, mas já não estão tão frescos, podem ficar inclinados no fundo do copo; já os ovos estragados e podres devem flutuar na água.

A clara deve estar firme e a gema redonda e flutuando para que o ovo esteja fresco; Quando a clara está transparente e firme, mas a gema está um pouco afundada e já não flutua tanto, é melhor consumir o ovo logo; Gema plana e clara que lembra água indicam que o ovo está podre, então, descarte imediatamente.

Sinais de que não podes consumir: Aspecto: coloca o ovo num copo com água - se flutuar, não é seguro consumir. (Se ficar em pé mas não flutuar, já não está fresco mas pode ser consumido.) Cheiro: se tiver um odor desagradável. Sabor: no caso de ovos cozidos, se tiver uma textura fibrosa.

A resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é clara. “Manter os ovos preferencialmente refrigerados”, diz o texto. Ou seja, lugar de ovo é na geladeira! Contudo, o produto precisa ficar nas prateleiras, e não na porta do equipamento.

No mais, se você tem o hábito de fazer compras em supermercados ou mesmo receber por delivery, é de grande importância limpar a superfície da embalagem com álcool, pois ela pode servir para transportar o vírus. Essa desinfecção é uma grande aliada no enfrentamento da doença.