O que acontece se andar com a luz do óleo acesa?

Perguntado por: mramos . Última atualização: 7 de fevereiro de 2023
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A partir do momento em que ela se aproxima de um nível crítico, a luz pisca para alertar o motorista. Isso indica falta de pressão ou vazão no sistema de lubrificação. Uma solução comum nesses casos é substituir o óleo atual, ou completar o índice.

Neste caso, a luz está alertando para que o carro seja levado imediatamente à oficina pois tem um problema grave que pode fundir o motor. Se a luz de alerta da pressão de óleo do motor não pisca mas acende direto, é melhor nem levá-lo rodando, mas desligar o carro e chamar um reboque.

Quando acende a luz do óleo no painel quer dizer que está faltando lubrificação. Pode ser o nível baixo, você completa e resolve. Mas pode ter também o problema de lubrificação. Está faltando pressão de óleo no motor.

É perigoso andar com a luz da injeção acesa? Sim. Quando a luz da injeção eletrônica não apaga significa que há um problema no componente da injeção eletrônica. Portanto, você deve levar o automóvel à uma oficina mecânica mais próxima, porque o carro pode correr o risco de uma pane elétrica.

Deve ser coisa de 1 segundo.

Companheiro luz de óleo é coisa séria, pode ser somente mau contato ou não sei a qualidade do óleo que você usa, mas pode ser tambem o óleo que está ruim e quando o motor esquenta muito ele fica ralo, pode ser a bomba ou folga no eixo, leva em um mecânico ou você mesmo e meça apressão com manômetro.

Com o motor quente, é muito arriscado, pois existe o choque térmico entre o óleo quente e o óleo frio, podendo até trincar o motor.

– Excessiva periodicidade de troca do óleo lubrificante. – Elevação da viscosidade devido à contaminação do óleo por fuligem (soot) e por resíduos da oxidação; – Aumento do desgaste dos componentes móveis do motor. – Reduzir a periodicidade de troca do óleo, adotando a recomendação do fabricante do motor.

Nível de óleo no cárter – caso nível de óleo no cárter esteja muito baixo, a pressão do óleo também cairá e a luz no painel acenderá indicando problema. O óleo trabalha circulando no sistema se há pouco óleo, tanto pelo volume, como por viscosidade devido o aquecimento, ele pode provocar problemas de pressão.

A falha no sistema de lubrificação pode ser notada por ruídos estranhos, superaquecimento, falhas na partida, perda de potência e aumento do consumo de combustível.

Geralmente causado pela presença de borra de óleo, o entupimento da linha faz com que a vazão de óleo diminua ou até mesmo seja nula, causando a falta de lubrificação dos componentes mecânicos.

Em motores novos, pouco rodados, baixar um litro a cada 5 mil quilômetros é absolutamente normal. Pois, uma parte do óleo se queima junto com a combustão do motor.

Você está dirigindo o seu automóvel e percebe acender no painel uma luz de alerta que é o desenho de um motor (luz da injeção). Esse alerta indica algum problema no catalisador ou nos gases que saem queimados do motor. Nesse caso, o carro deveria ser levado para a oficina para verificar o problema.

Uma das luzes de alerta do painel, quando se acende, ilumina a imagem de um pequeno motor e significa problema na injeção de combustível. Ela é amarela, o que significa que não há urgência, mas o carro tem que ser levado à oficina para verificação.

Permitir a presença de óleo vencido no motor gera desgaste prematuro dos seus componentes. Além disso, os problemas tornam-se maiores na medida em que a troca é adiada. Ao ignorar a manutenção preventiva, uma das consequências pode ser a fundição do motor. Aí, a dor de cabeça será das grandes.

Normalmente o intervalo indicado é a cada 5 mil km ou 10 mil km. Utilizar o óleo além do período recomendado leva à formação de borra e compromete a capacidade de lubrificação das peças internas do motor, já que aumenta o atrito e o desgaste precoce.