O que acontece se beber 1 litro de água de uma vez?

Perguntado por: aassis . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.1 / 5 5 votos

Beber muita água pode provocar o desequilíbrio na concentração de eletrólitos no sangue, principalmente o sódio. O problema é chamado de hiponatremia, que significa a queda do nível de sódio sanguíneo e pode levar, em situações muito graves, à intoxicação por água.

Nada de exageros
Também é possível fazer um cálculo simples: "um adulto saudável pode tomar cerca de 35 ml de água por quilo de peso. Por exemplo, um indivíduo de 70 kg deveria ingerir 2450 ml de água pura por dia", ensinou a nutróloga.

Beber água em jejum ajuda a aumentar a produção de novas células de músculos e do sangue. Assim, a água potável nutre as células e expulsa toxinas indesejadas do corpo. Outro elemento importante é que beber água antes da primeira refeição do dia vai auxiliar no equilíbrio do sistema linfático do corpo.

Em pessoas saudáveis, o rim filtra em média 800 a 1000 ml de água em uma hora.

O Ministério da Saúde recomenda 2,5 l de água ao dia, o que equivale a um copo de 200ml por hora. E, no caso de gastos calóricos maiores, como na prática esportiva, essa quantidade a ser ingerida, deve ser aumentada.

Beber água antes de dormir acelera o metabolismo, melhora o sono, repõe nutrientes e minerais e contribui para homeostase corpórea. Porém, não é aconselhável uma ingestão grande antes de dormir, pois pode gerar a necessidade acordar durante a noite para urinar.

Cerca de 45 minutos. Esse tempo varia de acordo com o tamanho da bexiga e o grau de hidratação do apertado em questão. O líquido que bebemos e ingerimos com os alimentos é absorvido pelo intestino e cai na corrente sanguínea. O trabalho dos rins é filtrar o sangue, produzindo a urina.

A ingestão de água, além de ajudar em uma noite tranquila de sono, é uma das melhores formas de recuperar nutrientes e minerais no corpo. Durante o sono, a água presente no corpo lubrifica os músculos e articulações, beneficiando os hormônios e aumentando seu nível de energia.

O grande problema, no entanto, seria determinar o que é “beber água em excesso”. De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, o rim é capaz de filtrar entre 800 ml e 1.000 ml de água a cada hora e ingerir quantidades muito acima disso pode causar problemas à saúde.

Como evitar beber água em excesso
Por isso, de modo geral, é recomendável não exceder a quantidade de líquido que os rins conseguem eliminar normalmente sem causar danos ao organismo. Mariana observa que esse limite pode variar de 700 mL a 1 L de água por hora.

Facilita a digestão
Quando o nível de hidratação está abaixo do que o seu corpo precisa, a digestão se torna mais lenta e acaba prejudicando o seu bem-estar. Importante pontuar que o consumo de água deve ocorrer até 30 minutos antes da sua refeição, ok?

Beber água com o estômago vazio pode ajudar a regular o trato digestivo. E quando você bebe muita água, sente vontade de esvaziar seus intestinos. Praticar isso diariamente pode ajudar nas evacuações regulares e também contribui para eliminar os resíduos do corpo (1). Dessa forma, você limpa e desintoxica seu corpo.

Se estiver fria, a água pode causar vasoconstrição e acúmulo de muco nas vias aéreas, facilitando quadros de inflamação. Se você sofre com falta de energia, intestino preso, problemas de pressão ou simplesmente quer ter uma vida mais saudável, experimente a primeira opção.

A mensagem é #FAKE, segundo especialistas ouvidos pelo G1. O texto afirma, entre outras coisas, que um copo d'água antes de dormir evita ataques cardíacos e derrames. Os especialistas discordam de quase todas as premissas apontadas no texto.