O que acontece se colocar muito cimento no concreto?

Perguntado por: opacheco . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

O especialista defende ainda, que, se o consumo de cimento em uma dosagem for muito elevado, no sentido de garantir maior resistência na fundação, o potencial das fissuras de origem térmica pode chegar até a seccionar uma peça estrutural, em função do alto calor de hidratação gerado pela matriz cimentícia.

CAUSAS DAS FISSURAS NO CONCRETO
Durante a fase de concretagem podem ocorrer fissuras por retração, fenômeno que se caracteriza por aberturas lineares com direções variadas e que ocorre por conta da redução de volume causada pela diminuição de umidade do concreto.

Medida para fazer Concreto
Em geral, utiliza-se um traço composto por 1:2:3. 1 parte de cimento. 2 partes de areia. 3 partes de brita.

O endurecimento do concreto é resultado de um processo de hidratação, que é, exatamente, a reação química entre o cimento e a água.

"A adição de uma pequena quantidade de açúcar à massa impedirá a total hidratação ou formação de cristais de cimento. A argamassa resultante terá melhor módulo de deformação e maior capacidade de absorver deformações de origens térmicas, como no caso das churrasqueiras, lareiras e fornos", diz.

De acordo com a expressão anterior, existem duas maneiras de aumentar a relação água-cimento e, portanto, diminuir a resistência do concreto: aumentando a quantidade de água na mistura ou diminuindo a quantidade de cimento.

Chuvas fortes, exposição solar, terremotos e outros fenômenos naturais podem contribuir para o desgaste do concreto.

Fissuras e trincas não representam alertas graves. Isso porque, não são sinais de comprometimento na estrutura do imóvel. Entretanto, se evoluírem com o tempo, aí sim, se tornam preocupantes. Já as rachaduras na parede são, em geral, perigosas quando se manifestam de forma diagonal.

Primeiramente, é bom entendermos que o concreto é formado por uma pasta aglomerante (composta por cimento e água) e agregados (areia e brita). Essa pasta dá origem aos silicatos de cálcio hidratado (CSH), que são responsáveis pela resistência do concreto.

Se não há água o suficiente, o concreto apresentará fissuras e falhas na sua superfície depois de pronto. O que acontece em muitos casos é que o calor do sol e o vento fazem com que a água evapore após os primeiros dias de endurecimento do concreto, quando ele ainda está no processo de adquirir resistência.

Normalmente, podem ocorrer fissuras por conta das variações de temperatura que geram o aquecimento daquela manta por baixo do contrapiso.

Aderência de concreto sobro junto a antigo
Ao se fazer uma nova concretagem, deve-se aplicar um produto específico para promover a aderência desse concreto novo sobre o antigo, uma vez que o concreto por si só não tem capacidade de aderência ao concreto já curado.

Neste caso, o traço do concreto que mostramos a você (1 saco de Cimento Mauá de 50kg, 8 ½ latas de areia, 11 ½ latas de pedra, 2 latas de água) é suficiente para cobrir 0,25m³, ou 14 latas de 18 litros cada.

Para tanto utilize a seguinte fórmula: 1 porção de cimento, 2 porções de cal e 7 porções de areia fina, para assentar tijolos e também porcelanato. Para assentar blocos de concreto adicione 1 porção de cimento e 1 porção de areia a mais.