O que acontece se não colocar areia no cimento?

Perguntado por: asales . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

A areia é peça fundamental nas construções. Ela é misturada com o cimento para a fabricação de concretos e argamassas e influencia diretamente na qualidade da obra. Por não reagir quimicamente com água e cimento, ela ajuda a evitar a perda de umidade, que muitas vezes pode causar rachaduras e trincas na construção.

você pode usar. areia fina areia média pra fazer o concreto certo o que você não pode fazer. é deixar de usá a a quantidade a medida correta para cada trás.

A areia grossa é a única opção utilizada exclusivamente para concreto e contrapiso. Ela pode ser utilizada para fazer concretagem de diversos itens, como pilares e vigas. Embora a areia média possa também ser usada para alguns tipos de contrapiso e concreto, o contrário não é recomendado.

A areia é peça fundamental nas construções. Ela é misturada com o cimento para a fabricação de concretos e argamassas e influencia diretamente na qualidade da obra. Por não reagir quimicamente com água e cimento, ela ajuda a evitar a perda de umidade, que muitas vezes pode causar rachaduras e trincas na construção.

Misturar terra, água e um pouco de cimento ou cal, nas proporção de dez ou vinte de terra ( dependendo do caso) para uma parte de cimento, teremos um excelente material construtivo que podemos construir no próprio local da obra, utilizando material do mesmo local.

A proporção tecnicamente correta de cimento com areia é uma parte de cimento, três partes de areia e três partes de água. No entanto, você pode personalizar essa proporção conforme o necessário. Para a maioria dos projetos, não é necessário adicionar uma quantidade de areia três vezes maior que de cimento.

Como fazer Argamassa
Para tanto utilize a seguinte fórmula: 1 porção de cimento, 2 porções de cal e 7 porções de areia fina, para assentar tijolos e também porcelanato. Para assentar blocos de concreto adicione 1 porção de cimento e 1 porção de areia a mais.

VEDALIT é um aditivo concentrado que proporciona ótima liga e trabalhabilidade a argamassas e rebocos. Por ser líquido, VEDALIT facilita o trabalho, proporcionando economia de material, rapidez na execução e excelente acabamento do serviço.

O endurecimento do concreto é resultado de um processo de hidratação, que é, exatamente, a reação química entre o cimento e a água.

O concreto possui água na sua composição não só porque precisa ser viscoso para a aplicação, mas também porque reações químicas acontecem entre água e o cimento, o que o torna firme e resistente. Se não há água o suficiente, o concreto apresentará fissuras e falhas na sua superfície depois de pronto.

Se o concreto não for curado, ficará sujeito à fissuras em sua superfície. Um concreto não curado, ou mal curado, pode ter resistência até 30% mais baixa, além de ser muito vulnerável aos agentes agressivos, devido à grande quantidade de fissuras que se formam, às vezes imperceptíveis a olho nu.

“Conhecer exatamente o montante de cimento a ser adicionado na mistura é importante porque a resistência dependerá da relação água/cimento, ou seja, quanto menos água e mais cimento, mais resistente será o concreto”, explica o engenheiro Luiz de Brito Prado Vieira, consultor técnico de P&D e Qualidade da Votorantim ...

Cálculo para cimento
Segundo a Atex, uma média de referência é uma medida de cimento para três de areia peneirada. Ou seja, se em um metro quadrado utilizamos 30 litros de areia, por exemplo, usa-se 10 litros de cimento por metro quadrado.

É utilizada nas obras de engenharia civil, aterros, execução de argamassas, concretos e também na fabricação de vidros. O tamanho de seus grãos tem importância nas características dos materiais que a utilizam como componente.

Mas o que fazer se o cimento empedrar?! Confira uma dica básica caso isso aconteça com você: Coloque o cimento em uma peneira e, usado equipamento de proteção, como óculos e luvas, vá peneirando todo o material, o que ficar retido deve ser descartado, aperte bem para aproveitar o máximo possível do material.

Por causa de sua alta resistência, ele é a cola dos materiais que sustentam o edifício”.

O resfriamento do concreto com gelo é uma técnica que previne fissuras geradas pelo excesso de calor. Essas fissuras de origem térmica são mais comuns em concretagem de grandes dimensões, como em barragens, blocos de fundação ou lajes espessas.