O que acontece se estourar a veia do coração?

Perguntado por: nvasconcelos . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.1 / 5 5 votos

Caso aconteça de um aneurisma estourar, é uma situação de emergência médica que necessita de cirurgia com urgência, uma vez que causa um grande sangramento interno, podendo ser fatal. Já sabendo o que é aneurisma no coração você entenderá que o fator tempo é primordial no atendimento.

Então vamos à lista de sinais para saber se a veia do coração está entupida: Dor no peito (Angina) : Esse é um sinal clássico de um ataque cardíaco. É a redução do fluxo sanguíneo para o coração. Pode surgir como um entumescimento, uma tensão, uma sensação de peso ou ardor.

Os principais sintomas da veia estourada são:

  1. Vermelhidão na pele sobre o lugar afetado;
  2. Dor ao toque na região afetada;
  3. Coceira no local;
  4. Hematoma ou mancha roxa no local;
  5. Sangramento da veia estourada.

As causas do hemorrágico podem ser a pressão alta constante, situação que a veia não aguenta e estoura, ou devido ao quadro de aneurisma, onde a parede do vaso está mais fragilizada, ficando fácil de se romper e estourar.

Normalmente, isso ocorre relacionado a situações como exercícios físicos, ansiedade ou outras emoções, como alegrias. Mas esse sintoma também pode estar associado a uma doença cardiovascular conhecida como arritmia, que eleva a frequência cardíaca por causa de anomalias no ritmo cardíaco.

veia cava superior

As maiores veias são a veia cava superior e a veia cava inferior, e ambas drenam diretamente para o átrio direito do coração.

1- Artérias pulmonares (1) levam aos pulmões o sangue vindo do corpo. 2- Veias pulmonares (2) trazem para o coração o sangue oxigenado nos pulmões. 3- Artéria aorta (3) leva o sangue oxigenado a todas as partes do corpo.

O consumo excessivo de gordura de origem animal, frituras, alimentos industrializados feitos com gorduras trans e de carboidratos refinados podem favorecer o acúmulo de placas de gordura nas artérias, dificultando a passagem do sangue e aumentando, assim, o riscos de infartos e AVC.

Percebendo os sintomas, deve-se tentar colocar a pessoa em repouso, soltar a pressão de roupas e sapatos e, se possível, ficar em um local arejado. Para quem quer se prevenir, a dica mais eficaz é andar sempre com uma aspirina,quando perceber os sintomas, a vítima deve tomar metade de uma aspirina.

Quando o aneurisma se rompe, pode acontecer um sangramento importante ou trombose, fazendo a uma isquemia; ocasionando assim a falha na irrigação de sangue em algum membro do corpo.

As veias acometidas por varizes ficam inchadas e tortuosas e, quanto mais evoluídas, mais suas paredes vão se afinando. Dessa forma, o seu rompimento pode ser provocado facilmente por qualquer tipo de trauma sofrido na região que elas estão localizadas, como, por exemplo, ao bater a perna com força em algum móvel.

A detecção de obstruções ou de entupimentos em artérias cardíacas pode ser feita por meio de exames não invasivos, como teste ergométrico, cintilografia do miocárdio, ecocardiografia de estresse ou mesmo ressonância cardíaca.

Em regra, a veia estourada não é grave e causa apenas um sangramento que passa rápido (varicorragia) ou uma mancha roxa que na maioria das vezes melhora em algumas semanas. Porém, quando existem sintomas como inchaço e vermelhidão intensos, a veia estourada pode ser um sintoma de problemas mais graves.

Alguns cuidados, como a prática de exercícios físicos regularmente, elevar as pernas, sempre que possível e se indicado por um médico especialista, fazer o uso de meias de compressão, podem ajudar a aliviar a dor das varizes e impedir complicações.

Ocorre quando as camadas internas da artéria, vaso do pescoço que ascende até o crânio, apresentam alguma lesão, e assim ocorre uma laceração interna, o desvio anormal do sangue internamente neste vaso, e sua circulação para o espaço “errado” dentro do vaso.

Continuar lendo Como não estourar veia?