Qual lado da perna que passa a veia do coração?

Perguntado por: edamasio2 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

Em cada perna, temos 2 veias safenas: uma maior que vai da virilha até o pé, chamada veia safena interna ou magna, e uma menor, que vai do joelho até o pé, correndo na face posterior da perna, a veia safena externa ou parva.

As chamadas veias safenas compõem o sistema vascular superficial e se localizam em ambas as penas. A veia safena magna se inicia no peito dos pés e percorre todo o comprimento interno das pernas terminando na região da virilha, onde se junta à veia femoral.

A veia transporta o sangue pobre em oxigênio até o coração pelo átrio direito, uma pequena cavidade localizada ao lado do ventrículo direito, para então ser enviado ao processo pulmonar. Este é chamado de sangue venoso. As artérias transportam, através dos ventrículos, o sangue do coração para o resto do corpo humano.

O lado esquerdo do coração:
O lado esquerdo recebe o sangue depois que ele volta dos pulmões, já tendo recebido oxigênio. O sangue rico em oxigênio chega ao coração por veias que vêm dos pulmões (chamadas de veias pulmonares). O sangue chega aos pulmões no átrio esquerdo, a primeira câmara no lado esquerdo.

O coração acaba funcionando como uma estrutura dupla: do lado direito impulsiona o sangue que chega do corpo (rico em gás carbônico e conhecido como sangue venoso) e vai para os pulmões e do lado esquerdo impulsiona o sangue que chega dos pulmões (rico em oxigênio e conhecido como sangue arterial) e vai para o corpo.

A artéria femoral e os seus ramos irrigam a maior parte da coxa, assim como toda a perna e pé.

A artéria poplítea é a artéria que passa atrás do joelho. É a continuação da artéria femoral superficial da coxa e é responsável por gerar as artérias que levam sangue ao pé. Assim como qualquer outra artéria, esta também pode se dilatar.

A femural é uma veia de grande calibre, por onde passa todo o fluxo de sangue que vem da perna em direção à veia cava.

É um desconforto ou dor no quadril, glúteos, coxas, panturrilha ou pés que limita a distância para caminhar e geralmente é aliviada com o repouso por 2 a 3 minutos. Entre os pacientes com DAOP mais grave há incidência de 60% de doença coronariana.

Inchaço em apenas uma das pernas

  1. Palidez nas pernas;
  2. Cãibras frequentes;
  3. Sensação de fraqueza e cansaço muscular;
  4. Ferimentos na pele de difícil cicatrização;
  5. Dedos com pontas escurecidas;
  6. Dormência nas pernas;

Antes de falar da sensação de veia entupida, vamos saber o que provoca esse entupimento. A trombose venosa é a principal causa de obstrução do sistema venoso. É quando um coágulo, ou pedaço de sangue, se desprende e segue a corrente sanguínea, bloqueando a passagem.

As veias dos membros inferiores são o arco venoso dorsal do pé, a tibial anterior, a tibial posterior, a fibular / peroneal, a poplítea, a femoral, a safena magna, a safena parva, a ilíaca externa e as veias ilíacas comuns.

A veia cava superior é formada pela união das duas veias inominadas, direita e esquerda, e localiza-se no mediastino médio, à direita da artéria aorta e anteriormente à traquéia.

O principal sinal do infarto é a dor aguda no peito, que perdura por mais de 20 minutos e se irradia para o braço ou ombro esquerdo.

Pré-infarto é o estado do organismo que antecede a ocorrência da doença, em que o corpo começa a dar sinais de que o problema pode acontecer, como fadiga e sonolência, falta de ar, fraqueza, tontura, suor frio, entre outros.

Além de dor no peito e formigamento no braço esquerdo e pescoço, náusea e até vômitos podem indicar um infarto, além de dores nas costas, suor frio e, em casos extremos, o desmaio.

Podemos afirmar que o lado esquerdo do coração é maior se comparado ao lado direito. Esse ocorrido se deve ao fato de que o coração esquerdo bombeia sangue para todos os órgãos, enquanto o coração direito bombeia apenas para o pulmão , para que o sangue seja oxigenado.

Os grandes vasos do coração são: a aorta, a artéria pulmonar, as veias pulmonares e as veias cavas superior e inferior.

Dor nos pés e pernas podem ser sinais de infarto
Então, dores localizadas podem sim ser um sinal de alerta. “Quando essa dor acontece, ela pode ser derivada de uma isquemia do miocárdio. A isquemia consiste na a falta de sangue em qualquer local do corpo”, afirma a médica cardiologista Dra.

A dor na perna de causa vascular pode ter basicamente duas razões: circulação arterial deficiente ou um problema no retorno do sangue venoso. As artérias são responsáveis por transportar o sangue para fora do coração e distribuí-lo pelo corpo até a ponta dos dedos dos pés.

A parte mais importante do transporte de retorno nas pernas é realizada pelas veias profundas da perna que atravessam os músculos. O resto do sangue retorna através de veias superficiais da perna, que passam do calcanhar até a parte oca do joelho ou da virilha, onde se conectam com as veias profundas da perna.