Quanto tempo dura a gasolina no posto de gasolina?

Perguntado por: osilva . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

Pois é, apesar de desconhecida pela maior parte dos motoristas, a validade da gasolina existe. De acordo com especialistas, o prazo médio para utilização da gasolina que está no tanque de combustível do carro é de três meses. — Dentro desse período, a gasolina mantém suas propriedades e não se degrada no tanque.

Se a validade da gasolina passar, o combustível começa a perder suas propriedades, o que pode causar perda de rendimento ou até a formação de borra. Especialistas técnicos afirmam que se perdem algumas características do combustível, que podem acarretar em maior consumo e perda de potência.

Gosma e Envelhecimento do Combustível
De forma usual os danos do gênero acontecem nas profundezas do reservatório e quando se mistura com a nova gasolina que entra no tanque pode trazer danos sérios ao meio ambiente.

Se a gasolina estiver ficando mais escura, significa que algum tipo de reação ou degradação está ocorrendo. Nesse caso, o mais seguro é trocar o combustível”.

O que degrada o combustível é o calor e a ação direta de raios solares e isso acontece mais quando o carro fica exposto ao sol. Mas mesmo assim um ou dois meses é muito pouco pra surtir algum efeito”, explica Rafael Serralvo, engenheiro mecânico especialista em motores a combustão.

— A gasolina aditivada contém detergentes e dispersantes que apenas limpam o motor, enquanto que na DuraMais+ o princípio ativo do produto é outro. O catalisador reorganiza as moléculas do combustível de modo a propiciar a queima perfeita dele, o que acaba gerando mais rendimento e menos gases poluentes — detalha.

O etanol tem o maior prazo de validade
O etanol, no entanto, quando armazenado de maneira adequada, dura cerca de um ano. Isso o torna o combustível que mais dura no tanque apesar de ser o menos eficiente da nossa tríade.

É permitido estocar combustível em casa? Não. “Por restrição legal e elevado risco à vida, ao patrimônio e ao meio ambiente, o consumidor não pode e não deve armazenar e manusear combustível em casa”, diz a ANP.

Essa necessidade é provocada pela baixa capacidade de processamento das refinarias instaladas no país. A quantidade refinada permanece estagnada ao redor de 2,3 milhões de barris desde 2015, em meio à queda de investimentos no setor.

Porque a gasolina tem prazo de validade, ela se deteriora depois de três ou quatro meses. E o que se recomenda é deixar um mínimo de gasolina no tanque, para que um mínimo de volume possível sofra esse processo de envelhecimento.

Preço do barril de petróleo
Em 2020, quando os países entraram em confinamento, o preço do petróleo caiu devido à falta de compradores. Já em 2021, conforme as restrições impostas pela pandemia foram diminuindo, a demanda por petróleo voltou a subir e os preços também.

Abastecer só com gasolina aditivada é uma boa ideia? A gasolina aditivada é benéfica para o conjunto motriz dos carros. Portanto, um motorista pode escolher abastecer apenas com o composto.

Portanto, gasolina aditivada não prejudica o motor, pelo contrário. Se abastecer com etanol, prefira o aditivado, encontrado (nem sempre) nos postos Shell e Petrobrás. Além das gasolina aditivadas Shell V-Power e Ipiranga DTClean há também a Petrobrás Grid. Qualquer das três pode ser usada, indistintamente.

Aprovada pela comunidade. Ela se transforma em combustão com a queima que acontece dentro do motor do carro e por consequência disso a energia liberada pela queima movimenta os pistões do motor para o movimento do carro, e após isso o residuo da queima é liberado para atmosfera em forma de fumaça ou CO2.

3 – Bicos - A aditivada mantém limpos os bicos da injeção eletrônica. Se você sempre usar a gasolina aditivada e a manutenção do carro estiver em dia, possivelmente nunca precisará fazer a limpeza dos bicos.