O que acontece se eu não tomar o sulfato ferroso na gravidez?

Perguntado por: emagalhaes . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

Estar com déficit de sulfato ferroso na gravidez também afeta a criança, uma vez que é alimentada pelo sangue da mãe. Por isso, afeta o desenvolvimento da placenta, que limita o fornecimento de nutrientes e oxigênio.

O hidróxido polimaltose de ferro oral apresenta menos sintomas adversos do que o sulfato ferroso em gestantes (Grau de recomendação B)10.

Além desses cuidados, é recomendável durante a gestação e até o 3º mês após o parto o uso de sulfato ferroso, que é distribuído nas Unidades Básicas de Saúde.

Nela, a anemia hemolítica e outras complicações, como óbito materno pode ocorrer. No feto, aumenta-se o risco de aborto, parto prematuro, e baixo peso ao nascer.

Sulfato ferroso e ácido fólico engorda? O uso dos dois em conjunto não influenciam no peso.

A falta de ferro também pode influenciar no desenvolvimento cognitivo das crianças, o que prejudica a capacidade de aprendizagem e concentração. A gravidade da deficiência de ferro depende da intensidade, faixa etária e estágio de vida, podendo gerar problemas mais graves, como uma anemia.

Sintomas de anemia na gravidez

  • Pele, lábios e unhas pálidas.
  • Sentir-se cansada ou fraca.
  • Tontura.
  • Falta de ar.
  • Batimento cardíaco acelerado.
  • Dificuldade de concentração.

A suplementação com sulfato ferroso é uma estratégia muito empregada para prevenir anemia por deficiência de ferro, especialmente em grupos vulneráveis. Isso faz com que nos países de baixa e média renda esse suplemento seja amplamente utilizado durante a gestação 2.

Sulfato Ferroso causa sonolência? Em nossa prática clínica, não costumamos observar a sonolência como efeito adverso da terapia com sulfato ferroso. Ao contrário, a sonolência causada pela anemia tende a melhorar com o tempo quando suplementamos o ferro.

Olá, boa noite! O Sulfato Ferroso deve ser tomado 1h antes ou 2h após as refeições.

Posso usar sulfato ferroso junto com ácido fólico? Sim. Podem ser usados juntos, mas somente se o seu médico receitou dessa forma. O sulfato ferroso está indicado para tratamento de casos de anemia ferropriva, para prevenção de anemia na gestante e prevenção de malformação fetal no pré-natal.

Meu bebê corre risco? Se você não tomou o suplemento de ácido fólico no comecinho da gravidez, procure não se preocupar. Os problemas que o ácido fólico previne são relativamente raros, e você certamente ingeriu naturalmente algum ácido fólico na sua alimentação e na farinha de trigo enriquecida.

Reações Adversas do Sulfato Ferroso Comprimido – FURP
As reações mais comuns são digestivas e incluem náuseas, distensão abdominal, perda de apetite, sensação de queimação no estômago ou azia, vômito, diarreia ou prisão de ventre. Os sintomas podem ser muito sérios em crianças, com risco de morte.

Agrião, rúcula, espinafre, couve e brócolis também são ótimas fontes de ferro. Além disso, são ricos em vitamina A e contêm muitas substâncias antioxidantes. 100 gramas contêm cerca de 3,6 miligramas de ferro. A carne bovina magra é fonte importante de proteína e ferro.

O especialista diz que o suplemento deve ser tomado pela mulher durante toda a gravidez e até após o parto, ou seja, durante o puerpério. Sulfato Ferroso: tem a função de surpir a deficiência de ferro no sangue e prevenir a Anemia Ferropriva, que é a anemia mais comum durante a gestação.

O sulfato ferroso é usado para tratar anemia, uma condição que, entre outros sintomas, também causa a perda do apetite. Por isso, esse suplemento pode melhorar o apetite, favorecendo o ganho de peso em pessoas com anemia. No entanto, o sulfato ferroso não possui calorias, não contribuindo para o ganho de peso.

Orienta-se que a ingestão seja realizada uma hora antes das refeições (5). Assim a prescrição deve ser sulfato ferroso, 40 mg, 1 comprimido, via oral, 1 hora antes do almoço.