Pode tomar refrigerante na gravidez?

Perguntado por: ehipolito . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

Não existe contraindicação sobre o refrigerante na gravidez, mas devido aos seus componentes alguns desconfortos podem ser gerados, como no caso os abdominais pelo excesso de gás.

Refrigerantes à base decola e guaraná devem ser evitados durante a gravidez por causa da cafeína, que se for consumida em excesso pode diminuir o crescimento do feto e parece estar relacionada com partos prematuros e abortos.

Portanto, o recomendado por especialistas é que a mulher não consuma coca-cola durante a gestação, pois isso poderia causar uma série de problemas em decorrência do excesso de açúcar, cafeína e até mesmo por conta dos gases.

Bebidas gaseificadas
Se você não resiste a um refrigerante, evite os à base de cola (por causa da cafeína) e as versões light, que em geral têm diversas combinações de adoçantes.

Ovos e molhos à base de ovos crus, peixes crus e carnes malpassadas não devem ser consumidos por causa do risco de contaminação por salmonela (ovos) e bactéria listeria (carnes e peixes), o que favorece a ocorrência de aborto ou parto prematuro; o consumo de proteínas cruas ou malpassadas também está associado à ...

A principio não há contra indicação, porém cada caso é um caso, logo, pessoas aparentemente nas mesmas condições, tem necessidades diferentes.

Alimentos como batata, massas ou pão integral podem e devem ser consumidos. Mas em quantidades moderadas, claro. São fonte de energia. Você, principalmente, e seu filho precisam de muita energia nesta fase.

Outra classe de bebidas e alimentos que causa cólicas nos bebês é a que contém adoçantes industrializados, como refrigerantes e sucos. Como esse ingrediente pode passar para o leite materno, ele pode causar vômitos e náuseas nos pequenos, além de cólicas7.

Quando consumido com moderação, o açaí pode trazer benefícios para mãe e bebê. Rico em fibras, ele contribui para a digestão e ajuda a regular o intestino, além de ter antioxidantes, naturais que auxiliam o organismo a eliminar toxinas.

Café na gravidez faz mal? O consumo de pequenas quantidades de café não é prejudicial durante a gravidez e, por isso, a ingestão de até 340 ml de café coado por dia, o que equivale a 200mg de cafeína, é considerada segura pela Escola Americana de Obstetrícia e Ginecologia.

A grávida pode beber água com gás? Pode, ainda que este consumo ser feito de forma moderada e devendo também preferir águas minerais naturalmente gaseificadas. Contudo, existe a exceção das grávidas que apresentem síndrome do intestino irritável.

Embora o miojo seja bastante prático, ele não é exatamente saudável e seguro para uma gestação. Na verdade, o miojo faz mal à saúde de qualquer pessoa, não apenas as grávidas. O macarrão instantâneo não apresenta qualquer valor nutricional e não é capaz de satisfazer a fome por muito tempo.

Mesmo o suco de uva sendo integral, natural e saudável, ele deve ser evitado por conter grande quantidade de polifenóis, que são substâncias muito benéficas ao nosso organismo, mas que na gestação pode causar um grande transtorno ao constringir (“fechar”) o canal arterial, estrutura fetal muito importante, que é ...

“O centro de gravidade muda durante a gravidez. Elas perdem o equilíbrio com mais facilidade e o risco de queda é altíssimo. A força de uma gestante também é menor do que a de uma mulher não grávida. Então, evite andar de moto, patins, bicicleta, cavalo, (risos)”, afirma Alberto Sabbag, da Abramet.