O que acontece se eu pagar a metade da fatura?

Perguntado por: omaldonado6 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

Caso você pague somente metade do valor, será cobrado o juros rotativo. Fazer isso consecutivamente, pode gerar o parcelamento automático da fatura. O limite é liberado conforme o pagamento da mesma.

O pagamento parcial da fatura pode liberar o limite do cartão se for paga antes do fechamento da fatura. Isso porque, nessa situação o indivíduo paga um valor antecipado para que a quantia total final seja mais baixa e então pode liberar mais limite para aquele mês.

De forma geral, pagar o valor total da fatura atrasada provavelmente será melhor do que realizar o pagamento mínimo, já que isso não fará com que você recorra ao crédito rotativo e se comprometa em pagar novas parcelas da fatura nos próximos meses.

E aí bate a dúvida para saber o que é menos pior: pagar o valor mínimo ou parcelar a dívida? Todos concordamos que o melhor é pagar o total da fatura. O rotativo do cartão de crédito, que acontece toda vez que você não paga a fatura, cobra juros de cerca de 350% ao ano, segundo o Banco Central.

Ligue para o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), e siga as instruções para falar com um atendente. Se possível vá à sua agência bancária, facilitando a comunicação do problema. É hora de negociar.

É verdade que depois de 5 anos o nome está limpo? Sim. Depois de 5 anos a dívida caduca e seu nome é retirado dos órgãos de proteção ao crédito.

Sim! O banco automaticamente irá oferecer o parcelamento da fatura, para que se quite o valor restante.

Você pode atrasar a fatura do cartão de crédito do Banco do Brasil por quantos dias quiser, entretanto, terá que arcar com os juros cobrados por dia de atraso. Além disso, após 45 dias, seu nome pode entrar nos órgãos de proteção a o crédito.

Quantas vezes posso pagar o mínimo do cartão de crédito? Atualmente, segundo o Banco Central, não é mais possível ficar só pagando o mínimo da fatura do cartão de crédito.

Fazer um pagamento avulso é fácil, basta acessar o internet banking do seu cartão e gerar um boleto parcial da fatura em aberto. Se preferir utilize o código de barras da fatura anterior, alterando apenas o valor do pagamento, já que a maioria das administradoras mantém o código de barra, alterando apenas o valor.

Um pagamento parcial corresponde a parte do valor total a ser quitado. Em algumas lojas, por exemplo, existem produtos que são vendidos sob duas formas de pagamento: parcial e à vista. O pagamento parcial, como dito, é feito em prestações que, por norma, são mensais.

O parcelamento do cartão de crédito é uma opção para quem não possui condições de pagar o valor total da fatura. Nesse caso, o valor do limite não é restaurado, já que o valor que o indivíduo deve ainda está em aberto. O cartão de crédito terá o seu limite novamente disponibilizado após o pagamento total da fatura.

Dessa forma, não importa se você atrasou o pagamento em um dia ou em 30 dias, a multa terá o mesmo valor. Além da multa por atraso existem ainda os juros de mora. A tarifa também tem teto fixado pelo CDC e a cobrança não pode ultrapassar 1% ao mês. No total, a multa por atraso e os juros de mora somam 3%.

Sim, vale, mas com muito cuidado e planejamento. O parcelamento é uma opção muito melhor do que o crédito rotativo, pois limita o tamanho do problema. Ele ficará controlado a uma quantidade de parcelas pré-determinada, com um valor específico, ou seja, é uma situação com data para acabar e sem aumentar com o tempo.

Ao parcelar sua fatura, você divide o saldo em parcelas fixas, acrescido de juros e IOF e ganha um pouco mais de tempo para se reorganizar. O seu cartão ainda fica disponível normalmente, conforme limite disponível.

Quando fazer o parcelamento do cartão Nubank? O ideal é sempre pagar o valor total – mas, caso isso não seja possível, o melhor é parcelar a sua fatura quando a mesma estiver fechada (em vermelho no app). Assim, a primeira parcela irá ser cobrada apenas na sua fatura seguinte.

Então, o pagamento mínimo da fatura pode ser bom? De forma resumida, o pagamento mínimo da fatura só é recomendado, conforme apontamos, se você souber que terá o valor para quitar a parcela do mês seguinte. Caso contrário, o parcelamento é a opção mais indicada, pois seus juros são menores.

O que acontece se atrasar a fatura do cartão de crédito? Quando você atrasa o pagamento da fatura do seu cartão de crédito, além de entrar automaticamente no rotativo do cartão – tipo de crédito oferecido ao cliente quando ele não faz o pagamento total da fatura até o vencimento – você também pagará juros.

Mapeie todas as suas dívidas
Quando se está endividado, o primeiro passo para sair do vermelho é ter consciência do tamanho do problema. Portanto, liste todas as suas dívidas — atrasadas ou não. Por exemplo, parcelas nos cartões de crédito, prestações de financiamentos e empréstimos, carnês de lojas e contas da casa.

A prescrição acontece em 3 anos nos casos de títulos de crédito. Assim como na “restituição dos lucros ou dividendos recebidos de má-fé”, pagamento de juros, dividendos ou prestações acessórias e pagamento de título de crédito, segundo o Código Civil.