O que acontece se eu não pagar a fatura do cartão de crédito?

Perguntado por: rantunes3 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

Se você não pagar sua dívida com o banco, o banco pode cobrar os pagamentos em atraso, aplicar taxas de juros sobre o saldo devido e, eventualmente, recorrer ao tribunal para obter uma decisão judicial de cobrança. Além disso, você ficará com o nome sujo.

O contrato feito para a geração do cartão determina que o cancelamento só possa ser feito após 90 dias de atraso do débito.

De forma geral, pagar o valor total da fatura atrasada provavelmente será melhor do que realizar o pagamento mínimo, já que isso não fará com que você recorra ao crédito rotativo e se comprometa em pagar novas parcelas da fatura nos próximos meses.

Não! Você não perde seus cartões caso fique com o nome sujo, para isso basta manter o pagamento dos cartões em dia. Isso porque caso você fique endividado com o banco por falta de pagamento do cartão você poderá ter o mesmo cancelado.

Procure fazer uma negociação
Ciente de como estão suas contas e quais são suas possibilidades, entre em contato com a operadora do cartão. Seja realista: não precisa ter receios ou vergonha de sua situação; tenha interesse em buscar uma negociação que esteja dentro de suas possibilidades.

É verdade que depois de 5 anos o nome está limpo? Sim. Depois de 5 anos a dívida caduca e seu nome é retirado dos órgãos de proteção ao crédito.

Portanto, se você não tem como pagar uma dívida judicial, terá de recorrer à negociação e parcelamento via justiça, após a negociação. Porém, a Serasa pode ajudar a evitar chegar a essa situação. A Serasa monitora as dívidas ativas por CPF para que o consumidor tenha consciência das dívidas e das ações judiciais.

A única maneira de debitar o valor de dívidas diretamente da conta de um cliente de um banco, seja por estar devendo o cheque especial, cartão de crédito ou empréstimo, é se a pessoa fizer uma autorização por escrito.

Posso reativar cartão de crédito cancelado? Não! O cancelamento do cartão tanto pela operado como por você é irreversível. Com o bloqueio da função crédito, o indivíduo poderá realizar um novo pedido no mesmo banco após 6 meses.

Além de ter juros menores, o parcelamento da fatura do cartão permite que a quantia em aberto possa ser paga em um prazo maior. É preciso pedir o parcelamento ao banco operador do seu cartão, antes que a fatura vença, para evitar os juros por atraso.

Parcelamento da fatura
Resumindo, o limite total só é restituído após o parcelamento ser quitado. É importante não atrasar as parcelas, pois esse crédito poderá ser cancelado.

Sim, é possível. A partir do pagamento mínimo, você pode escolher quanto vai pagar na fatura do mês. No entanto, lembre-se que serão cobrados juros e encargos em cima do valor devido.

Depois de quanto tempo o CPF negativa
Normalmente, você terá 10 dias para resolver a situação após receber a carta que avisa sobre a dívida. Mas esse período não é sempre o mesmo porque o nome pode sujar assim que alguém começa a dever. Na dúvida, procure negociar o atraso no pagamento o quanto antes.

A respeito do bloqueio do cartão de crédito devido ao nome sujo, o que acontece é que ter o CPF negativado em quaisquer órgãos de proteção ao crédito não bloqueia imediatamente o cartão de crédito, exceto em casos muito específicos, além das regras da instituição financeira serem outras.

O Código de Defesa do Consumidor não estabelece um prazo mínimo para que o credor esteja autorizado a fazer a inclusão nos órgãos de restrição ao crédito. Desta forma, basta que uma dívida esteja vencida há um dia para que o banco, por exemplo, possa inserir o nome do consumidor na lista de devedores do SPC ou SERASA.

Geralmente isso acontece quando há muitos parcelamentos de fatura e atrasos no pagamento, já que em ambos os casos são cobrados juros – e os juros comprometem o limite do cartão. Por isso, dependendo da sua situação, o seu saldo pode acabar ficando negativo.

A prescrição acontece em 3 anos nos casos de títulos de crédito. Assim como na “restituição dos lucros ou dividendos recebidos de má-fé”, pagamento de juros, dividendos ou prestações acessórias e pagamento de título de crédito, segundo o Código Civil.

Além disso, quando a dívida completa cinco anos, o credor é obrigado a retirar o nome do cadastro de inadimplentes e seu nome fica limpo. Isso é o que chamamos de caducar a dívida, e vamos te explicar mais sobre essa condição agora.

5 anos

O que significa “dívida caduca?" De acordo com o Código de Defesa do Consumidor e o Código Civil Brasileiro, após 5 anos, as dívidas caducam. Ou seja, o CPF e o nome do devedor são retirados obrigatoriamente de bancos de dados como Serasa e SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).

Trata-se do famoso crime do “171”, infração penal contra o patrimônio que pode ser praticado por qualquer pessoa que tenha a intenção de enganar alguém para lhe tirar vantagem...

O problema é que se a dívida do cartão de crédito não for paga em sua totalidade até a data do vencimento, o valor restante será repassado para o mês seguinte e você será penalizado com o pagamento de juros e impostos.