O que acontece se eu sacar o FGTS extraordinário e for demitido?

Perguntado por: rmartins . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4 / 5 12 votos

Ou seja, você pode aderir ao Saque Extraordinário e, caso seja demitido sem justa causa, terá direito de sacar todo saldo disponível no FGTS e a multa rescisória de 40% do montante depositado.

Quem optou pelo saque-aniversário e foi demitido sem justa causa, pode receber o seguro-desemprego.

Quem tirou o FGTS perde o direito ao Seguro-desemprego? Não. Quem retirou o saldo do FGTS tem direito a todos os benefícios após uma demissão sem justa causa, exceto o saque integral do FGTS.

Valores ficam disponíveis até 15 de dezembro de 2022
Resposta: A adesão ao saque extraordinário não impede que o trabalhador realize outros saques. O único impedimento possível seria que o saque extraordinário deixasse a conta zerada. Nesse caso, não haveria o que resgatar no caso de ser mandado embora sem justa causa.

A resposta é simples: um bom destino para o Saque Extraordinário é amortizar ou mesmo quitar dívidas. Se você tem saldo no FGTS, a liberação do saque extraordinário pode ser uma excelente oportunidade para o acerto da vida financeira. Você pode optar por quitar ou ao menos diminuir seu endividamento.

Quem tem direito ao saque extraordinário.
O pagamento beneficia 43,7 milhões de pessoas, diz o banco. Quem fez movimentação de qualquer valor do saque extraordinário não terá o saldo remanescente retornado à conta do FGTS. O valor irá ficar disponível na conta Caixa Tem.

Quanto tempo o FGTS fica bloqueado? O prazo do bloqueio varia conforme o motivo que originou a medida. Exemplificando: se o bloqueio for pela adesão ao Saque-Aniversário, o prazo para voltar ao Saque-Rescisão e voltar a ter acesso total ao Fundo em caso de demissão sem justa causa é de 24 meses após a solicitação.

O dinheiro será transferido para a conta do Caixa Tem em até 15 dias corridos e poderá ser utilizado em transações eletrônicas como compras, pagamento de boletos e outras contas, por meio do aplicativo Caixa Tem.

Antecipação do saque-aniversário
Os trabalhadores que optarem pelo Saque-Aniversário do FGTS podem contratar empréstimo junto às instituições financeiras habilitadas, utilizando como garantia o valor a que fazem jus anualmente.

De acordo com o banco, quando o trabalhador contrata um empréstimo e utiliza como garantia o saque-aniversário, a lei determina que seja realizado o bloqueio do saldo da conta de FGTS desse trabalhador em valor suficiente para que, quando aplicada a alíquota (de 5% a 50%) sobre a soma de todos os saldos das contas do ...

Tem direito ao saque-aniversário todo contribuinte que tenha saldo no FGTS, seja em contas ativas ou inativas. Para ter direito ao saque aniversário basta que seja alterada a modalidade de saque pelo aplicativo do FGTS. Veja também: Quem recebe o LOAS tem direito ao FGTS?

Não estarão disponíveis para saque os valores que estiverem bloqueados na conta do FGTS, como garantia de operações de crédito de antecipação do saque-aniversário, por exemplo. Se o beneficiário não tiver uma conta no Caixa Tem, a Caixa Econômica Federal abriria uma conta em nome do trabalhador automaticamente.

Trata-se do saque-aniversário e do saque extraordinário, duas modalidades de retirada do saldo do FGTS disponibilizadas pela Caixa. Quem nasceu em julho e optou pelo saque-aniversário pode receber neste mês o benefício. E é possível ter acesso também ao saque extraordinário.

O saque extraordinário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) continua sendo pago pela Caixa Econômica Federal até o dia 15 de dezembro. De acordo com a Caixa, todos os mais de 40 milhões de trabalhadores que possuem contas do FGTS com saldo disponível têm direito ao saque de até R$ 1 mil.

Ter o saldo do FGTS bloqueado significa que não é possível movimentar o dinheiro do fundo de garantia que foi depositado em conta. Ou seja, não é possível sacar ou transferir o dinheiro, embora o valor esteja lá.

O saque extraordinário ocorre de acordo com a data de aniversário do contribuinte, podendo ser resgatado até 15 de dezembro de 2022. Os trabalhadores não são obrigados a movimentar o saldo, mas muita gente aguarda por esse dinheiro.