O que acontece se eu tomar uma colher de vinagre de maçã todos os dias em jejum?

Perguntado por: lmoreira . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 20 votos

Murilo Pereira, nutricionista especialista em modulação intestinal, explica que, quando o ácido acético (principal constituinte do vinagre) é ingerido em jejum, ele vai automaticamente para o intestino delgado, estimulando a secreção de enzimas digestivas pelo pâncreas. Isso, porém, não reflete em perda de peso.

Muitas pessoas acreditam que, por ser ácido, o vinagre de maçã piora os sintomas de gastrite. Mas não é bem assim. Ao ingerir duas colheres de chá de vinagre de maçã diariamente é possível aliviar os incômodos do refluxo gástrico.

Para ajudar a emagrecer, deve-se diluir 2 colheres de sopa de vinagre de maçã em 100 a 200 ml de água ou suco, e beber antes de dormir, durante o café da manhã, almoço ou jantar. Outras formas de ingerir o vinagre de maçã, é usar como tempero, adicionando em saladas, legumes, carne, frango ou peixes.

O uso diário de 2 colheres do vinagre, diluído em água antes do almoço e jantar, teve resultados na redução média de 2kg em 1 mês nos participantes de uma pesquisa.

O vinagre de maçã possui um nível de pH de 4,2.
Isto significa que se encontra mais perto do extremo mais ácido da escala de pH, que vai de 0 a 14, sendo 0 o mais ácido. Os alimentos ácidos podem causar indigestão e refluxo ácido em algumas pessoas, sobretudo quando são tomados antes de se deitar.

Por ser extremamente ácido, ele pode irritar a garganta se bebido em grandes quantidades ou com certa frequência e, ainda, pode alterar os níveis de insulina, desse modo pessoas com diabetes devem ficar atentas com dietas ricas em vinagre.

Se consumido de forma exagerada, o vinagre de maçã pode causar danos no esmalte, manchas e sensibilidade aumentadas nos dentes. “Além disso, pode causar desconforto gastrointestinal, pirose, gastrite, refluxo, arrotos e flatulência.

Sendo assim é importante pontuar alguns riscos associados a este excesso:

  • Corrosão do esmalte dos dentes. ...
  • Desconforto gastrointestinal. ...
  • Perda da densidade óssea e muscular. ...
  • Cuidado para pessoas com diabetes. ...
  • Comente,
  • QUE VOCÊ TENHA UMA ÓTIMA SEGUNDA-FEIRA!

Recomenda-se o consumo de 2 ou 3 colheres de chá de Vinagre de Maçã diluído em água, morna ou fria, bebido em jejum e a qualquer hora, como se fosse um chá ou refresco. Pode-se acrescentar 1 ou 2 colheres de chá de mel de abelhas. NÃO CONTÉM GLÚTEN.

Os riscos do vinagre de maçã para a saúde
E se você está tratando uma úlcera gástrica, por exemplo, não é bom que fique por muito tempo o alimento no seu estômago, pois pode piorar a úlcera, o vinagre de maçã, se você tem uma úlcera ativa, não é interessante como tratamento, podendo até piorar a lesão gástrica.

O vinagre de maçã pode ser incluído na alimentação diária, no almoço e jantar. Ele aumenta a sensação de saciedade e faz com que se coma menos, logo, reduz a ingestão de calorias. É importante lembrar que duas colheradas diárias de vinagre de maçã na alimentação não será a fórmula mágica para a perda de peso.

Quem faz uso do vinagre de maçã com mel para emagrecer geralmente toma a bebida em jejum, logo ao acordar. Teoricamente, ela serviria para diminuir a glicose no sangue (assim como reduzir o índice glicêmico da refeição que virá em seguida) e acelerar o metabolismo, promovendo a queima da gordura corporal.

Os benefícios depois de uma semana
Após uma semana bebendo vinagre de maçã diluído com água, Rachel observou pela primeira vez uma barriga menos inchada, mais energia do que o seu habitual, bem como um menor apetite, o que lhe permitiu, por exemplo, não mais comer merenda de tarde.

Ajuda a emagrecer: Um estudo da Universidade do Arizona e publicado na revista Diabetes Care observou que após ingerirem duas colheres de sopa de vinagre de maçã diluídos em água antes do almoço e do jantar, os participantes perderam em média dois quilos em um mês.

Como perder barriga rápido

  1. Fique em déficit calórico. Ou seja, na dieta, procure consumir menos calorias do que o seu organismo gasta. ...
  2. Faça aeróbicos. ...
  3. Treine abdômen. ...
  4. Não esqueça da lombar. ...
  5. Pare de pensar em gordura localizada.