O que acontece se ligar o fio positivo no positivo?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4 / 5 13 votos

Resposta verificada por especialistas. Se for rede CC: Se os dois fios positivos tiverem a mesma tensão, não acontecerá nada. Se um deles tiver tensão maior, haverá uma corrente elétrica fluindo do fio de maior tensão para o de menor tensão, cujo efeito dependerá de como são os circuitos em que eles estão ligados.

Se um fio encostar em outro (fase e neutro, por exemplo), não havendo um aparelho para entregar a energia, mas sim um percurso de muito baixa resistência, a corrente torna-se intensa a ponto de colocar em perigo a instalação.

Inverter a polaridade em um circuito pode arruinar a fonte de energia ou até mesmo causar uma explosão. Conectar os fios errados, como usar um fio positivo em vez do negativo, também pode arruinar os próprios fios.

Um curto-circuito é ocasionado por um fluxo mais intenso da corrente elétrica em fios ou outra forma de circuito elétrico.

O que acontece se eu ligar os fios do chuveiro errado? Ao fazer a ligação errada da fiação de chuveiro elétrico, corre-se o risco de levar choque. Quando o fio terra é colocado no ponto referente ao neutro no disjuntor, por exemplo, ele fica energizado, podendo causar choque elétrico.

Se ambos tiverem a mesma tensão e mesma fase não acontecerá nada. Se houver diferença de tensão e/ou fase sempre haverá um fluxo de corrente do ponto de maior tensão instantânea para o ponto de menor tensão instantânea.

Se houver carga no circuito,haverá corrente circulando,portanto o neutro estará energizado. Agora se o circuito da sua casa está desligado,e mesmo assim há corrente no neutro.

O derretimento dos cabos condutores que são ocasionados por uma emenda entre fio acontece pelo fato de ter sido executada uma emenda de forma errônea e com isso vai acontecer um aquecimento além do suportado e causar danos a sua instalação.

A emenda em derivação é usada para derivar diversos condutores de outro único condutor sem cortá-lo, apenas desencapando uma parte no centro de onde deseja fazer esta derivação, a partir daí será feito a emenda dos condutores.

Cor do fio positivo e negativo
Os fabricantes de bateria unificaram essa identificação para que pudessem evitar acidentes. Preste bastante atenção na cor do fio positivo e negativo: o cabo vermelho é o da corrente positiva e o preto, da negativa.

O fio Fase é justamente o fio energizado e que vai provocar o choque elétrico e, o outro, é o fio que vai receber a energia depois de ter feito o seu eletrodoméstico produzir trabalho, e vai conduzi-la em ultima análise a terra.

3. Invertendo a polaridade da pilha, o que acontece? R. Ao inverter o pólo da pilha, inverte-se o sentido da corrente elétrica no fio, por isso, a orientação da agulha também se inverte: gira sentido horário, mantendo-se também perpendicular ao fio.

Segundo a NBR-14136, olhando a tomada de frente, notamos o pino central um pouco acima dos outros dois pinos. Este é o TERRA. O cabo de NEUTRO deve estar no pino da ESQUERDA. A FASE está no pino à DIREITA, no caso de uma instalação monofásica.

Para que serve o neutro? O neutro é fundamental para o equilíbrio da instalação porque ele é o ponto de referência para a fase de um circuito elétrico. O neutro também pode ser usado para se fechar um circuito, permitindo a circulação de corrente elétrica.

Existem certos sinais que indicam que sua tomada pode estar em risco de um curto-circuito:

  1. A tomada possui marcas ou cheiro de queimado;
  2. Som de zumbido vindo da tomada;
  3. Faíscas emitidas pela tomada, quando um aparelho é conectado nela.
  4. Uma simples verificação pode evitar um grave acidente.

Confira os sinais de que um curto-circuito pode acontecer

  1. disjuntores que desarmam com frequência;
  2. lâmpadas que queimam rápido demais;
  3. tomadas manchadas na cor preta;
  4. queda constante de energia;
  5. cheiro forte de queimado;
  6. aumento da conta de luz.

Curto-circuito – O que é isso? Tecnicamente um curto é o menor caminho percorrido por uma corrente em um circuito elétrico qualquer. Por isso também é chamado de “curto-circuito”. Quanto mais perto um do outro, maior a chance de curto entre o positivo e o negativo que alimentam um determinado circuito.