O que acontece se misturar areia com terra?

Perguntado por: earaujo . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.8 / 5 9 votos

Se você misturar areia na terra, por exemplo, quanto maior o grão de areia, mais drenagem ele vai fornecer para o seu solo”.

Afinal, não é comum encontrarmos plantas nascendo nesse tipo de terreno. Entretanto, a areia é fundamental para o desenvolvimento de algumas espécies! Esse é um ótimo tipo de substrato para suculentas e cactos, pois essas plantinhas precisam de um substrato muito permeável, que acumule pouca água.

Use um ancinho ou uma enxada (dependendo do tamanho do seu espaço) para afofar a terra. Cuide para que o afofamento seja feito apenas na camada mais superficial do solo, cerca de 10 cm de profundidade, e que seja realizada a uma distância razoável do caule da planta.

Misture a areia e os 2 tipos de terra, na proporção 1:1:1; Plante as mudas ou as sementes, conforme as instruções do fornecedor; Acrescente a parte restante do solo; deixando a camada fofa; Regue e coloque a forragem (folhas secas, serragem de madeira, podas de grama);

"Simplesmente misturamos argila natural na água que colocamos sobre a areia e criamos uma capa de meio metro no solo que converte a areia em terra fértil", explica Ole Morten Olesen, filho de Kristian e diretor de operações da empresa Desert Control, fundada por seu pai para vender a tecnologia.

Para garantir uma limpeza ainda mais profunda, pode-se colocar a areia em uma mistura de 50% de água mais 50% de cloro ativo, por 24 horas. Após, lavar muito bem com água corrente e colocar algum anti-cloro de boa qualidade em uma medida três vezes maior que o recomendado.

As plantas que estão sendo bastante empregadas em solos arenosos são as gramíneas milheto, brachiaria e panicum, por conta do grande aporte de palhada e por terem um sistema radicular bem agressivo.

Ambas são fragmentos de rochas geradas pela erosão, porém, a terra tem bem mais matéria orgânica, além de ter características físicas e químicas diferentes da areia, como a possibilidade de diluição na água, a grande quantidade matéria orgânica, e a composição diferente.

Terra preta ou marrom
É um solo rico em matéria orgânica, pois animais morrem em florestas e troncos e folhas caem das árvores. Esses materiais se decompõem na terra, sendo considerado o melhor tipo de terra por esse motivo além de ter boa retenção de ar e umidade.

Seu uso é indicado, principalmente, para plantas que precisam receber água, mas em pouca quantidade e que, de nenhuma forma, podem ficar encharcadas. A fim de evitar a morte da espécie e reduzir os danos provocados por fungos que podem proliferar, o uso da areia também pode auxiliar nesse sentido.

A areia para paisagismo, também é necessária para a preparação dos vasos, fazendo uma mistura com terra adubada, também funcionando como drenagem e acabamento final após a introdução das plantas. Aí vem o acabamento do seu jardim.

Perlita – Entre os benefícios do uso da perlita está o fato de não deixar compactar o solo. A perlita também ajuda a reter minerais, água e nutrientes na zona das raízes, contribuindo para que tenham o aporte necessário de água e oxigênio.

Quando as partículas do solo ficam muito próximas, ocorre a chamada compactação. Nesse caso, ele fica duro e seco — e, por consequência, as plantas perdem a cor e a água acumula.

De forma orgânica, é possível fazer o processo através de ingredientes caseiros, como casca de ovos triturada, borra de café sem açúcar, casca de banana e outras derivações de alimentos limpos. Isso nada mais é do que uma boa adubação, que repõe os nutrientes da terra e deixa ela pronta para um plantio saudável.