O que acontece se misturar detergente com vinagre?

Perguntado por: ulancastre7 . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

O que podemos dizer é que ele realmente pode ser um aliado no momento da faxina, mas que as pessoas têm que ter muito cuidado para misturá-lo, já que algumas substâncias, quando combinadas, causam reações alérgicas e, na pior das hipóteses, podem queimar a pele.

Além da utilidade de remover as manchas em geral, o vinagre de álcool pode ser aplicado de forma especial para eliminar as temidas marcas de suor nas roupas. A dica é a seguinte: antes da lavagem, aplique sobre a área manchada uma solução de 250 ml de água morna e 1 colher de sopa de vinagre de álcool.

Misturar detergente e desinfetante aumenta o poder de limpeza das superfícies com maior aromatização.

O bicarbonato de sódio, junto com sabão em barra ralado, vinagre e água morna, deixa o pano como se fosse novo. Com essa mesma fórmula, você consegue limpar e eliminar a gordura do ralo do banheiro. Não se esqueça que a mistura de vinagre e bicarbonato libera gases que podem causar acidentes domésticos.

Além da limpeza básica, a combinação de bicarbonato e vinagre serve para desentupir ralo, remover manchas e até tirar cecê das roupas. Conheça outras aplicações da mistura desses dois ingredientes.

O que acontece
Quando o bicarbonato de sódio entra em contato com o vinagre, o ácido acético reage com o bicarbonato de sódio. Um dos produtos da reação é um gás muito conhecido, chamado dióxido de carbono, o CO2. É por isso que se observou efervescência.

Uso do vinagre de álcool para combater maus odores
Em vez de usar um odorizador de ambientes para mascarar odores desagradáveis, o vinagre serve também para eliminar o cheiro ruim do ar. De utensílios ao ambiente, você pode aplicá-lo em tarefas do dia a dia como limpar piso e eletrodomésticos.

Misture 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio com 200 ml de vinagre branco, 1 colher de sopa de álcool, 250 ml de água morna e 1 colher de sopa de sabão em pó. Com uma esponja macia, aplique a mistura e deixe agir por 5 minutos, o tempo de retirar as manchas.

“Ele auxilia na desinfecção da roupa e da máquina, amacia e elimina odores, além de manter as cores dos tecidos. Nem é preciso usar amaciante”, afirma o biomédico, que garante que as roupas não ficam com cheiro de vinagre. Se quiser um cheirinho a mais, use água perfumada na hora de passar a ferro.

Detergente + Vinagre
O vinagre pode facilitar muito na hora de tirar gordura das louças e superfícies, o que também pode ajudar a economizar quando aliado ao detergente. A mistura consiste em 250 ml de detergente + 100 ml de vinagre de álcool. Depois, é só ir mexendo bem até alcançar homogeneidade!

Vinagre de álcool possui sabor mais forte, sendo também usado para substituir produtos de limpeza. Feito a partir da cana-de-açúcar e com grande quantidade de álcool - como o nome já indica -, esse tipo de vinagre tem duas diferenças marcantes em relação aos demais: o sabor mais forte e o preço mais baixo.

O vinagre é uma mistura de água com 4-5% de ácido acético. Essas substâncias químicas, quando combinadas, reagem. A mistura do vinagre com o bicarbonato de sódio gera um produto chamado ácido carbônico. Esse ácido imediatamente se decompõe em dióxido de carbono.

Por ser uma substância alcalina, o bicarbonato tem pH alto, e tal característica ajuda a neutralizar odores, gorduras e sujeiras difíceis. É por isso que misturar bicarbonato com sabão em pó ou detergente, por exemplo, pode potencializar ainda mais a ação desses produtos.

Resposta verificada por especialistas. Podemos afirmar que a água o óleo e o detergente não se misturam pelo simples fato de que são incompatíveis. Como sabemos, a água é uma substância polar, ao passo que o óleo é uma substância apolar.

Em um balde, prepare uma solução de 1 litro de água com 350 ml de água sanitária. Misture suavemente e, então, despeje nos azulejos. Deixe o produto atuar no piso por pelo menos 20 minutos e, em seguida, esfregue com uma vassoura ou escova. Depois, basta passar um pano para secar e prontinho!

Vinagre branco e bicarbonato de sódio

  • Misture ½ xícara de bicarbonato de sódio e ½ xícara de vinagre branco;
  • Transfira a mistura para um borrifador;
  • Borrife sobre o local;
  • Espere 10 minutos;
  • Limpe com água e esponja.

Vinagre e limão
Portanto, para limpar azulejos e rejuntes encardidos, não é diferente. Sendo assim, misture vinagre de álcool e limão (a mesma quantidade de cada um), esfregue sobre os azulejos e rejuntes, com a ajuda de uma esponja macia ou um pano. Deixe agir por 10 ou 15 minutos e enxágue.

Água sanitária com vinagre
Ao unir água sanitária com ácidos, como o vinagre, você pode produzir vapores tóxicos, como o gás cloro. "Este gás é bastante irritante e tóxico", lembra Molin. Com isso, seus pulmões e olhos correm o risco de sofrerem queimaduras e terem outros problemas sérios.

Outra mistura que deve ser evitada é a água sanitária com detergente, pois pode causar problemas para a saúde. O ideal é usar a água sanitária primeiro, enxaguar com água e só depois usar o detergente. Assim como os desinfetantes, os detergentes também podem conter aminas.