O que acontece se não colocar aditivo no radiador?

Perguntado por: ucavalcante . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.8 / 5 19 votos

Se o radiador não está funcionando da maneira adequada, há grandes chances de o motor do carro ferver, além de apresentar um excessivo consumo de combustível e um maior índice de emissão de poluentes. Tudo isso pode ser evitado com o uso do aditivo para radiador.

Mas, em geral, veículos nessas condições já apresentam uma situação crítica de corrosão no sistema de arrefecimento e simplesmente colocar aditivo no radiador pode piorar tudo. Além de alterar o ponto de ebulição da água, outra propriedade importante dos aditivos é a anticorrosiva.

Somente água desmineralizada pode ser adicionada ao radiador. Para fazer a reposição do líquido de arrefecimento, é imprescindível respeitar os métodos corretos: sempre com o motor a frio, nunca misturando aditivos diferentes e utilizando o aditivo indicado pelo fabricante.

Caso não haja água destilada por perto para completar o nível, coloque água filtrada, pois terá impurezas reduzidas e não contaminará o sistema de arrefecimento.

Quando trocar o aditivo? Geralmente, a recomendação das montadoras é para que o fluido aditivo seja trocado em intervalos de 30 mil quilômetros ou a cada 12 meses. A razão da escolha entre a quilometragem rodada e o tempo acontece porque, como grande parte dos produtos químicos, o aditivo tem prazo de validade.

Dessa forma, o uso de água de origem tradicional a longo prazo danifica o rolamento da bomba d'água, o radiador, a válvula termostática e o motor. Por isso, o ideal é que se utilize água dessalinizada (não contém sais minerais, nem cloro e flúor).

Ao utilizar aditivos você garante que a água se mantenha no estado líquido (não evapore ou congele) e evita a oxidação do motor. E, ao completar o líquido de arrefecimento com água 'pura' você vai diminuindo a proporção do aditivo até que chegue a zero, deixando o sistema vulnerável.

a prevenir problemas ele vai a causar problema então ele concentrado você não pode colocar ele aqui no reservatório tá você tem que fazer uma diluição antes.

1 litro

O radiador deve ter pelo menos 1 litro de aditivo e o restante deve ser completada com água pura, dessa forma o aditivo deve ser misturada a água do radiador, os fabricantes devem indicar o melhor para o seu veículo. Evite marcas desconhecidas, já que as porcentagens das substâncias podem ser diferentes.

Na maioria das vezes, os fluidos orgânicos costumam ter a cor amarela, rosa ou vermelha, enquanto os inorgânicos são verdes ou azuis. Porém, isso não é uma regra e as cores podem variar de marca para marca.

De acordo com Caldas, ao abrir a tampa do radiador logo após parar, corre-se o risco de espirrar água quente, o que machucará quem estiver em volta. E colocar água gelada imediatamente, como algumas pessoas acham que poderia ajudar a reduzir a temperatura, poderia causar um choque térmico.

O ar pode entrar no arrefecimento pela troca de peças, de água ou de fluidos e, com isso, criar bolhas. Logo, o motor vai trabalhar com menos água e pode superaquecer.

Responsável pelo resfriamento do líquido de arrefecimento, o radiador também pode ser a causa da vazão de água no veículo, isso graças a diversos fatores. Entre eles, podemos destacar um furo na estrutura do equipamento, um defeito na tampa ou até mesmo algum vazamento nas próprias colmeias.

Sim, é normal, pois mesmo que essa “água do radiador” não chegue a ferver, o motor trabalha com temperaturas mais elevadas e, por isso, ela se aquece e tem uma evaporação normal. Existe perto do motor um reservatório de expansão transparente para se verificar se o nível desse líquido está correto.

Pode misturar água da torneira com o aditivo no radiador? Não é recomendado, pois a água da torneira possui cloro e sais minerais que podem causar danos ao sistema de arrefecimento do motor.

Uma maneira de verificar se a água está circulando adequadamente pelo sistema é observar o fluxo de líquido de arrefecimento através do radiador. Com o motor frio, remova a tampa do radiador com cuidado e ligue o carro.