Quantos litros de aditivo vai no reservatório?

Perguntado por: uleiria . Última atualização: 16 de maio de 2023
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O radiador deve ter pelo menos 1 litro de aditivo e o restante deve ser completada com água pura, dessa forma o aditivo deve ser misturada a água do radiador, os fabricantes devem indicar o melhor para o seu veículo. Evite marcas desconhecidas, já que as porcentagens das substâncias podem ser diferentes.

Dilui em quantos litros de agua? R: Deve ser diluído na proporção de 50% ou seja, para cada litro de aditivo você adiciona 1 litro de água desmineralizada.

a prevenir problemas ele vai a causar problema então ele concentrado você não pode colocar ele aqui no reservatório tá você tem que fazer uma diluição antes.

Para preparar a mistura de água e fluido aditivo de radiador, é preciso seguir a proporção recomendada pela empresa fabricante do veículo — em média, essa medida é de 60% de água e 40% de fluido. Nunca preencha o reservatório apenas com água, pois isso pode causar diversos problemas ao sistema de arrefecimento!

O ideal é usar água desmineralizada ou tratada e seguir a diluição recomendada pelo fabricante do veículo, que na maioria dos casos é de 40% de aditivo para 60% de água. Além disso, é importante ficar atento ao nível de água no reservatório.

Motor 1.0, usa aproximadamente de 3 litros de aditivo e 2,5 litros de água. Motor 1.4, usa aproximadamente de 3 litros de aditivo e 3 litros de água. Motor 1.6, usa aproximadamente de 3,3 litros de aditivo e 3,3 litros de água. Motor 1.8, usa aproximadamente de 3,5 litros de aditivo e 3,5 litros de água.

É importante que você sempre mantenha o líquido de arrefecimento no nível do reservatório, entre o mínimo e o máximo. Se ficar acima da marca máxima, haverá uma pressão no sistema de arrefecimento, e se você deixar abaixo do nível, elevará a temperatura do motor, o que pode fundir o mesmo.

Caso haja um volume excessivo, o líquido se torna corrosivo. “Nas revisões periódicas a limpeza do sistema de arrefecimento é realizada. Torna-se necessário ler o manual do veículo para saber o momento certo de fazer a manutenção”, diz Edson Maia.

O aditivo pronto para uso já vem diluído e pode ser colocado diretamente no reservatório do radiador. É uma boa forma de completar caso o líquido de arrefecimento esteja baixo no reservatório.

A diluição dos aditivos do tipo CONCENTRADO deve ser feita com água desmineralizada, destilada ou deionizada. O uso de água da rede, água de poço ou qualquer outra água que não possua alta pureza compromete o desempenho do aditivo e pode levar a falhas no sistema de arrefecimento.

Outra dica interessante é consultar o manual do proprietário para não errar na escolha, já que é possível encontrar veículos que sejam mais sensíveis à utilização desregrada de diferentes modelos. Também não é recomendado misturar aditivos que sejam de coloração diferente.

O aditivo para radiador não é utilizado puro, e sim misturado à água. A proporção entre um e outro líquido a ser utilizada também é definida pelo fabricante do veículo, assim como o prazo de troca. Além disso, a água deve ser desmineralizada, ou seja, sem minerais em sua composição.

Em suma, se você completar o reservatório do sistema de arrefecimento só com água da torneira terá um belíssimo superaquecimento. Por conseguinte, fatalmente terá uma gloriosa dor de cabeça. Além disso, o aditivo serve também para evitar processo corrosivo. Sem ele, componentes metálicos ficam sujeitos ao efeito.

Segundo o INMETRO, as cores são meramente comerciais e não influenciam nas propriedades ou no desempenho dos fluidos. Na maioria das vezes, os fluidos orgânicos costumam ter a cor amarela, rosa ou vermelha, enquanto os inorgânicos são verdes ou azuis.