O que acontece se não lavar as partes íntimas?

Perguntado por: ameireles . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

A falta de higiene íntima pode causar dois tipos de infecções vaginais, a candidíase –muito comum nas mulheres, tem como sinal a irritação vaginal, coceira intensa e corrimento branco, e a vaginose bacteriana – tem como sintomas o corrimento branco-acinzentado que pode ou não ter cheiro e a coceira vaginal.

Sim. Ter odor na vagina é completamente normal e, inclusive, é saudável. Na região vaginal estão presentes lactobacilos que ajudam a proteger o corpo de infecções e que, durante os seus processos de renovação celular, liberam secreções e odores — o chamado cheiro normal da vagina.

Existem algumas opções de tratamento caseiro para diminuir os incômodos causados pelo corrimento com mau cheiro, como:

  1. Banho de assento com folhas de goiabeira. ...
  2. Ingestão ou uso local de alho. ...
  3. Banho de assento com cascas de barbatimão. ...
  4. Banho de assento com aroeira. ...
  5. Banho de assento com pimenta rosa.

Utilize sabonetes neutros: O mais indicado para lavar a região íntima é utilizar sabonetes neutros, que contêm menos agentes químicos, como corantes.

É normal ter corrimento branco? Sim, qualquer mulher pode ter uma secreção vaginal diária e isso é normal.

É difícil determinar exatamente o cheiro de uma vagina saudável, porque cada mulher tem um cheiro diferente, diz a médica. Mas algumas mulheres usam palavras como terroso, maduro, ou mesmo pungente ou ligeiramente azedo para descrever seu odor vaginal normal.

Tanto que seu odor típico, levemente adocicado, lembra o cheiro de ácido láctico de que é feito esse produto. A secreção vaginal normal é composta de substâncias semelhantes às do soro sanguíneo.

Esse sintoma comum tem por característica um cheiro semelhante ao de peixe.

As três principais causas de corrimento vaginal e que representam 95% dos casos são: vaginose bacteriana, candidíase vulvovaginal e a tricomoníase.

  • Vaginose Bacteriana. ...
  • Candidíase Vulvovaginal. ...
  • Tricomoníase.

Após fazer xixi, a forma correta de secar a vagina é passar o papel com movimentos leves, partindo da região vaginal para o ânus. Isso evita que as bactérias da flora anal entrem em contato com a vagina e causem infecções.

A falta de higiene íntima pode causar dois tipos de infecções vaginais, a candidíase –muito comum nas mulheres, tem como sinal a irritação vaginal, coceira intensa e corrimento branco, e a vaginose bacteriana – tem como sintomas o corrimento branco-acinzentado que pode ou não ter cheiro e a coceira vaginal.

Medicamento para corrimento branco

  • Clotrimazol 2%: o creme deve ser aplicado de modo intravaginal durante 7 a 14 noites;
  • Nistatina: creme de aplicação intravaginal deve ser administrado por 14 noites;
  • Fluconazol 150 mg: uso oral em uma única dose.

Este mau cheiro ocorre devido à produção de suor pelas glândulas sudoríparas apócrinas, presentes nessas regiões. Esse suor contém água e sais minerais, além de outras substâncias como restos celulares que são decompostos por bactérias presentes na pele.

Usar antitranspirante da forma errada
Às vezes, o que causa mau cheiro nas axilas é o uso impróprio do desodorante ou antitranspirante. Um erro muito comum é passar desodorante com as axilas ainda molhadas do banho, o que atrapalha a absorção pela pele e o produto não age de forma eficaz.

Cheiro do corrimento vaginal
O corrimento típico pode ser inodoro ou ter algum cheiro, mas normalmente esse cheiro é suave e não incômodo. Ele pode se misturar à urina ou ao sangue durante a menstruação e isso pode influenciar o cheiro sentido na roupa íntima.

Odor forte ou cor alterada é sinal de secreção perigosa
O corrimento vaginal não fisiológico, conhecido como leucorreia, é justamente o contrário: ele tem coloração amarelo-esverdeada ou cinza, mau cheiro, traz coceira ou vermelhidão na vulva e dor durante o ato sexual, e até dor pélvica ou abdominal.

Gino-Canesten® Balance é produto para saúde e um tratamento clinicamente comprovado que trata os sintomas da Vaginose bacteriana, como o cheirinho desagradável, já nos 1ºs dias.

Quando você percebe que seu corrimento é branco e espesso e tem outros sintomas (coceira vaginal, vermelhidão e ardência na região), é possível que você esteja com candidíase.

Apesar de serem dermatologicamente testados e não apresentarem contra indicação, não é recomendado que os lencinhos sejam usados com muita frequencia, pois seu uso excessivo pode levar a irritação ou alergias na região íntima.

Fazer xixi depois da relação sexual funciona como uma lavagem no canal da uretra, removendo os resíduos e evitando possíveis infecções urinárias causadas pelas bactérias que permanecem no local.